- Cher (Reprodução)
Aniversário

Believe, de Cher, completa 25 anos; veja 5 versões [LISTA]

Entenda o impacto do maior sucesso da carreira da cantora

Pedro Figueiredo (@fedropigueiredo) Publicado em 19/10/2023, às 11h20

1998 é um ano para ser lembrado quando falamos da carreira de Cher. Se nessa época a cantora e atriz já era uma personalidade conhecida na mídia internacional e colecionava sucessos como “If I Could Turn back Time”, do álbum Heart os Stone (1989), ou ainda "I Got You Babe", da época da dupla Sonny & Cher. O álbum, inclusive, foi dedicado a Sonny Bono, ex-marido da cantora que faleceu no início daquele ano.

Capa do álbum Believe de Cher (Foto: Reprodução)

Tudo muda, no entanto, com o lançamento de Believe (1998), o 22º álbum de estúdio da artista, lançado pela Warner. O álbum anterior, It’s a Man’s World (1995), não havia sido um grande sucesso, mas o projeto lançado no final da década de 1998 deu uma guinada na carreira de Cher

+++LEIA MAIS: Cher teria contratado homens para sequestrar o próprio filho, diz ex-nora

Com pegada tecnológica — com elementos como o uso de Auto-Tune — o disco pode ser classificado com um trabalho de euro disco da mais alta qualidade. Apesar de dividir opiniões da crítica, o trabalho foi indicado ao Grammy de Melhor Álbum Vocal de Pop. O trabalho também se distancia muito de tudo que Cher havia feito até o momento.

Comercialmente, Believe foi um sucesso absoluto. Algumas das conquistas do trabalho foram a quarta posição nas paradas, certificado como platina quádrupla pela Recording Industry Association of America por conta das vendas nos Estados Unidos, que totalizaram quatro milhões de cópias.

+++LEIA MAIS: Cher lança a Cherlato, sua linha própria de sorvetes

O álbum ainda ficou em primeiro lugar em locais como Áustria, Canadá, Dinamarca, Alemanha, Grécia, Nova Zelândia, Portugal e Quebec, além de figurar entre os dez primeiros em outros, como França, Espanha, Reino Unido, Estados Unidos. O álbum ainda resultou na quarta turnê mundial da artista, batizada Do You Believe?.

Singles 

O álbum teve quatro singles, "All or Nothing" e "Dov'è l'amore", foram os últimos a serem lançados e, apesar de não terem a mesma expressão das outras músicas de trabalho do álbum, performaram bem. 

+++LEIA MAIS: O dia em que Cher disse ao vocalista do Cannibal Corpse: 'Eu era metal antes de você nascer'

Strong Enough”, o segundo single do álbum, foi comparado a “I Will Survive”, de Gloria Gaynor, como uma canção empoderadora e de superação. Com um ritmo dançante e flertando com a disco music, a canção é até hoje uma das mais ouvidas da carreira de Cher.

Não bastasse o sucesso da faixa que abre — e dá nome — ao álbum, “Believe" se tornou um dos singles mais vendidos de todos os tempos, com cerca de 11 milhões de cópias, liderando as paradas em 21 países. A canção foi escrita por Brian Higgins, Matthew Gray, Paul Barry, Steven Torch, Stuart McLennan e Timothy Powell, com produção de Brian Rawling e Mark Taylor. Nossos parceiros da Rolling Stone EUA chegaram a citar a canção entre as 500 melhores de todos os tempos.

+++LEIA MAIS: Cher e Chaz Bono vão produzir um novo filme de terror, 'Little Bites'

Versões

Como qualquer ícone com forte impacto cultural Cher influenciou diversos artistas com “Believe,” que foi um marco na carreira da própria cantora. Listamos aqui nossas versões favoritas da canção.

OKAY KAYA 
A cantora e compositora de Nova Jérsei deu ao hit uma roupagem mais tranquila, com a voz rouca que lhe é característica. Essa é uma das músicas de maior sucesso da artista.

+++LEIA MAIS: Como Tina Turner superou a falência com a ajuda de Cher e David Bowie

Geleia Maçã
Nada atesta o sucesso de uma canção internacional em solo brasileiro tão bem quanto ter uma versão em ritmo de forró. Foi o que a banda Geleia Maçã fez de maneira genial ao transformar o hit de Cher na versão batizada de “Existe Vida Após o Amor?”. 

Banda Domínio
Ainda na pegada do forró, outra banda que nos abrilhantou com a uma versão de “Believe” foi a Domínio, que no álbum Sou Mais Eu, de 2005, apresentou a faixa que levou o nome de “Tudo ou Nada”.

+++LEIA MAIS: Cher celebra 77 anos: 'Quando vou me sentir velha?'

Jade Baraldo 
A cantora e compositora brasileira Jade Baraldo também gravou uma versão da canção. Sua releitura integrou a trilha sonora da novela Quanto Mais Vida, Melhor! (2021). 

Adam Lambert
Os vocais potentes de Adam Lambert deram um toque especial à canção eternizada por Cher. Em uma versão que mistura doses de drama a uma batida eletrônica no refrão, vale a pena ouvir o que o artista fez com a faixa. 

+++LEIA MAIS: ‘Single Ladies (Put a Ring on It)’, de Beyoncé, completa 15 anos

 

aniversário álbum Cher Believe

Leia também

Childish Gambino cancela turnê na Oceania por recuperação de cirurgia que demora 'mais que o esperado'


Nova música do Mötley Crüe começou a ser criada no Brasil


Pete Townshend fala sobre depressão: “acordo com pensamentos suicidas”


O pior disco do R.E.M. na opinião de Mike Mills


Linkin Park: Popularidade da banda no Brasil aumenta após shows e "From Zero"


David Gilmour tenta vender mansão e descobre que imóvel é do Rei Charles