Segundo fundador Kevin Abstract, integrantes do Brockhampton sempre souberam que grupo tinha 'data de validade'
Tomás Mier | Rolling Stone EUA. Tradução: Marina Sakai (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 14/01/2022, às 15h48
É o “fim de uma era.” Após 12 anos como um grupo, o conjunto de hip-hop Brockhampton anunciou nesta sexta, 14 de janeiro, que entrará em um "hiato indefinido" começando em abril de 2022 após as apresentações no festival norte-americano Coachella. A banda também cancelou a turnê de 2022.
“As próximas apresentações do Brockhampton na O2 Academy Brixton em Londres e no Coachella serão as últimas como grupo,” diz comunicado oficial dos músicos, acrescentando que “todas as outras datas da turnê estão canceladas.” A declaração terminou: “Após esses shows restantes, Brockhampton fará um hiato indefinido como grupo. Eles convidam seus fãs para celebrar o fim de uma era com eles nessas apresentações finais.”
O grupo compartilhou uma declaração semelhante para os fãs no Twitter, escrevendo: “Do fundo de nossos corações, obrigado por estarem nesta jornada conosco. Não teríamos chegado aqui sem nossos fãs. Esperamos ter conseguido inspirá-los tanto quanto vocês nos inspiraram nos últimos oito anos.” Eles terminaram a nota com: “Estamos ligados e gratos a vocês por toda a vida.”
— BROCKHAMPTON (@brckhmptn) January 14, 2022
Brockhampton está programado para se apresentar na O2 Academy Brixton em Londres (Inglaterra) nos dias 7 e 8 de fevereiro. Eles também se apresentarão no Coachella nos dias 16 e 23 de abril. Fundado por Kevin Abstract, o grupo lançou um total de seis discos de estúdio, incluindo a trilogia Saturation, todos lançados em 2017, e Ginger (2019) — também lançaram a mixtape All-American Trash em 2016.
+++LEIA MAIS: Boyband de rap, Brockhampton anuncia novo disco e lança música; ouça 'Boy Bye'
Brockhampton — que lançou hits como "Bleach," "Face" e o sucesso de Platina dupla "Sugar" — foi sincero sobre o grupo ter uma data de validade. Em 2019, Abstract disse à Rolling Stone EUA: "Falamos sobre isso desde antes mesmo de lançar Saturation 1. Sempre soubemos que não queríamos fazer isso para sempre como um grupo".
Acrescentou: “Então é tipo, vamos aproveitar ao máximo esta oportunidade e este momento. Ver quanto impacto podemos deixar antes de chegarmos ao último álbum.” Esse último disco acabou sendo Roadrunner: New Light, New Machine, lançado em abril de 2021. O LP apresentava faixas de destaque “Bankroll” com A$AP Rocky e A$AP Ferg, “Buzzcut” com Danny Brown e “Don't Shoot Up the Party.”
+++LEIA MAIS: Brockhampton lança clipe simplista e emocional de “San Marcos”; assista
O grupo mais recente era composto por Abstract, Matt Champion, Dom McLennon, Merlyn Wood, Joba, Bearface, Romil Hemnani, Jabari Manwa, Kiko Merley, Robert Ontenient, Henock “HK” Sileshi, Ashlan Grey e Jon Nunes. Merlyn Wood se tornou o segundo integrante, depois do Abstract, a lançar um projeto solo fora de Brockhampton, com o single “S.Y.K.” O grupo de "Summer" estava originalmente agendado para uma turnê em fevereiro com paradas em diversas cidades dos Estados Unidos.
Ouça a única gravação de Axl Rose em 2024
Childish Gambino cancela turnê na Oceania por recuperação de cirurgia que demora 'mais que o esperado'
Nova música do Mötley Crüe começou a ser criada no Brasil
Pete Townshend fala sobre depressão: “acordo com pensamentos suicidas”
O pior disco do R.E.M. na opinião de Mike Mills
Linkin Park: Popularidade da banda no Brasil aumenta após shows e "From Zero"