Cantor também opinou como o grupo consegue ‘quebrar barreiras no ocidente’ com o YouTube
Redação Publicado em 02/05/2022, às 18h51
Para o cantor sul-coreano Psy, o grupo de K-pop BTS atingiu “sonhos não realizados” do hit “Gangnam Style,” um dos maiores hits de 2012, segundo informações do NME.
O ícone do K-pop se tornou o artista pop coreano de maior sucesso na Billboard Hot 100, com a faixa icônica atingindo a segunda posição do chart na época. Desde então, apenas o BTS conseguiu superar o recorde, alcançando o número um seis vezes desde 2020.
+++ LEIA MAIS: BTS quebra próprio recorde do Guinness com vitória no Kids' Choice Awards; entenda
Durante coletiva de imprensa para o novo disco PSY 9th, o qual inclui o single “That That,” com participação e produção de Suga do BTS, o cantor refletiu sobre o sucesso de “Gangnam Style” há cerca de uma década. “Foi tão exaustivo na época [porque] a música ficou popular, então não foi um ‘hit saudável,’” explicou.
“Havia até pessoas que pensavam que meu nome era ‘Gangnam Style,’” afirmou sobre o status de meme da faixa no Ocidente. “Algumas pessoas no exterior diriam ‘Oi, Gangnam Style.’”
+++ LEIA MAIS: BTS: Integrantes prestarão serviço militar de 18 meses, diz embaixador
Psy também discutiu o sucesso que outros artistas coreanos experimentaram nos 10 anos desde o lançamento de “Gangnam Style.” Para o astro, grupos como BTS e Blackpink alcançaram o “oposto” de sua fama viral porque ganharam “permanência e persistência.”
“Há casos nos quais a música aumenta em popularidade e casos nos quais o [artista] aumenta em popularidade, e a longevidade é muito maior neste último,” continuou. Porém, o cantor opinou sobre BTS e Blackpink enfrentarem barreiras no ocidente: “O muro do rádio estadunidense é muito alto porque as músicas são em língua estrangeira. Nossa maior arma é o YouTube.”
+++ LEIA MAIS: BTS: Rolling Stone EUA elege 100 melhores músicas do grupo de k-pop
Por fim, Psy elogiou a carreira do BTS. “Se eles continuarem assim, embora não estejam fazendo música para aumentar o prestígio nacional, estão dando à Coreia muitos momentos de orgulho. Sinto-me muito orgulhoso por ter tido o papel de ser esse gatilho. BTS me agradeceu por essa parte várias vezes, então estou orgulhoso.
Lady Gaga no Brasil: Subsecretário do Rio de Janeiro confirma show da cantora em 2025
Como o Slipknot foi alvo de ódio de outras bandas em sua 1ª grande turnê
SZA promete mais músicas novas logo após lançar o álbum deluxe "Lana"
Beyoncé, Kendrick Lamar e mais: Confira as músicas favoritas de Barack Obama em 2024
Teimosia: MK e Edgar buscam resgatar a essência do rap clássico em EP
Toninho Geraes se emociona durante audiência sobre plágio contra Adele; gravadora encerra reunião sem proposta de acordo