Elza Soares morreu nesta quinta, 20 de janeiro, aos 91 anos, e Caetano Veloso relembrou música com a cantora
Redação Publicado em 20/01/2022, às 19h40
A cantora brasileira Elza Soares morreu nesta quinta, 20 de janeiro, no Rio de Janeiro (RJ), aos 91 anos. Com mais de 70 anos de carreira e 30 discos lançados, acumulou amigos e admiradores com os quais colaborou em canções. Um deles foi Caetano Veloso, que publicou uma longa homenagem à artista nas redes sociais.
Elza Soares foi uma concentração extraordinária de energia e talento no organismo da cultura brasileira. pic.twitter.com/XlxGxROiAJ
— Caetano Veloso (@caetanoveloso) January 20, 2022
Elza e Caetano se apresentaram no programa do Chacrinha em 1985 e o autor de "Alegria, Alegria" descreveu a amiga como uma concentração extraordinária de energia e talento no organismo da cultura brasileira." Depois, relembrou a música que cantaram naquela ocasião, o samba-rap "Língua," lançada no disco Velô (1984) e como a convidou para cantar a parte melódica.
Compus o samba-rap "Língua" e a convidei para cantar a parte melódica. Assim ela voltou a cantar e a receber atenção. Voltou à televisão e, depois, figuras tão díspares quanto Lobão e Zé Miguel Wisnik fizeram questão de trabalhar com ela.
— Caetano Veloso (@caetanoveloso) January 20, 2022
No texto, Caetano descreveu como era fã da voz e musicalidade de Elza desde a adolescência e "tive a honra de ser procurado por ela quando de sua iminente decisão de abandonar a carreira e/ou o Brasil. Fui capaz de convencê-la a ficar porque entendi que aquilo era uma espécie de pedido de socorro." Após a parceria entre os dois, "Língua" foi indicada como Melhor Musica Brasileira no Grammy Latino daquele ano, ela voltou a cantar e a receber atenção. Voltou à televisão e, depois, figuras tão díspares quanto Lobão e Zé Miguel Wisnik fizeram questão de trabalhar com ela."
Tendo sido fã de sua voz e musicalidade desde os meus anos de ginásio, tive a honra de ser procurado por ela quando de sua iminente decisão de abandonar a carreira e/ou o Brasil. Fui capaz de convencê-la a ficar porque entendi que aquilo era uma espécie de pedido de socorro.
— Caetano Veloso (@caetanoveloso) January 20, 2022
De acordo com informações da assessoria da artista, Elza Soares faleceu de causas naturais. Com voz marcante, mais de 30 discos e letras sobre racismo, feminismo e amor, tem uma contribuição inestimável para o repertório nacional. O comunicado oficial da equipe da cantora diz: "É com muita tristeza e pesar que informamos o falecimento da cantora e compositora Elza Soares, aos 91 anos, às 15 horas e 45 minutos em sua casa, no Rio de Janeiro, por causas naturais."
"Ícone da música brasileira, considerada uma das maiores artistas do mundo, a cantora eleita como a Voz do Milênio teve uma vida apoteótica, intensa, que emocionou o mundo com sua voz, sua força e sua determinação. A amada e eterna Elza descansou, mas estará para sempre na história da música e em nossos corações e dos milhares fãs por todo mundo. Feita a vontade de Elza Soares, ela cantou até o fim."
Lenny Kravitz: Frejat se pronuncia sobre show de abertura interrompido: 'Indignado com o desrespeito'
Sean Ono Lennon diz que começou a fazer música para 'preencher o vazio' após morte do pai, John Lennon
Adele encerra turnê em Las Vegas: 'Não sei quando vou fazer show de novo'
Zayn Malik homenageia Liam Payne em primeiro show após morte do cantor: 'Te amo, bro'
Alanis Morissette: “me envergonhava do fato de que ganho vida à noite”
A crítica que Noel Gallagher recebeu do filho sobre tocar guitarra