Dinho Ouro Preto detalhou o processo de regravação das faixas para Capital Inicial 4.0 ao lado de grandes artistas da música brasileira
Mariana Rodrigues Publicado em 24/07/2022, às 10h00
Símbolo do rock brasileiro, Capital Inicial está celebrando quatro décadas de uma carreira repleta de histórias, turnês, discos e muita, mas muita música. Para comemorar, o grupo lança no final de agosto um disco com regravações dos maiores sucessos da banda – dessa vez, com parcerias que misturam gerações.
Marina Sena, Vitor Kley, Ana Gabriela, Carlinhos Brown, Pitty e Samuel Rosa emprestaram os vocais para dar uma cara nova a algumas das 12 faixas escolhidas para comemorar a trajetória de 40 anos do Capital Inicial. Escolha nada fácil, como ressaltou Dinho Ouro Preto em entrevista à Rolling Stone Brasil.
“Foi complicado,” relembrou. “Quanto ao repertório dos singles acumulados ao longo desses anos, muita coisa ficou de fora.” Entre as faixas que entraram para o disco estão alguns Lado B, como “Insônia,” “Vendetta” e “Kamikaze,” além de outras canções mais populares, como “Primeiros Erros,” “Natasha,” e “À Sua Maneira.”
Para chegar a seleção final de apenas 12 faixas, Dinho explicou que o grupo optou por não regravar as mesmas músicas que entraram para o disco ao vivo feito em Nova York em 2015. “Seria muito caro gravar um negócio de que durasse horas. Foi muito difícil. E a muita coisa ficou de fora, sabe? Muita gente acabou frustrado dentro da própria banda, porque muita coisa foi excluída,” disse.
Por outro lado, a “falta” de músicas foi recompensada com o diferencial do disco Capital Inicial 4.0: as parcerias. Enquanto de lado os veteranos da música, Carlinhos Brown, Pitty e Samuel Rosa acompanharam de perto a carreira do grupo, os “novatos” Marina Sena, Vitor Kley e Ana Gabriela vibraram ao receber o convite para entrar na história da banda.
“Não quero desmerecer o Samuel, nem a Pitty, nem o Carlinhos. Eles foram ótimos também, super camaradas, amigos nossos de muitos e muitos anos. Foram todos incrivelmente pacientes,” disse Dinho, quem ressaltou como trabalhar com os músicos de uma nova geração foi uma experiência completamente nova.
“Olha, a gente ligou na cara dura para eles. Principalmente esses três, a Ana, o Vitor e a Marina. E o que mais gostamos foi a reação deles. A gente não se dá conta, porque estamos na estrada sem parar, mas a nossa música entrou na vida deles através dos pais deles. E eles contaram que quando foram convidados, contaram para os pais ‘olha que só que legal, a gente foi convidado’,” relembrou.
“Eles contaram o quanto todos ficaram felizes. Como aquilo fazia parte da vida deles, como eles cresceram ouvindo. A Marina disse que ela vem de uma cidade do interior do norte de Minas onde ela se sentia a própria Natasha, como ela se sentia a um peixe fora da água na cidade dela, e ela era percebida assim lá. O Vitor Kley falou que ‘Primeiros Erros’ fazia parte trilha sonora da família dele. ”
+++ LEIA MAIS: Vitão quer levar música em língua portuguesa do Brasil para o mundo [ENTREVISTA]
Dinho completou: “Quando você ouve isso, principalmente das pessoas que você convidou, você percebe a extensão da ressonância da sua música. O quanto fez parte da vida, do dia a dia, o quanto isso faz parte do cancioneiro popular. Isso é algo, ao menos para mim, surpreendente. Ainda hoje você vê a relevância que o rock brasileiro tem na vida de algumas pessoas. E no caso do dos três convidados, os três reagiram do mesmo jeito. Com alegria, vestiram uma camisa com entusiasmo.”
O DVD e o disco Capital Inicial 4.0 serão lançados em 26 de agosto e uma versão deluxe, com cinco músicas extras, estará disponível em novembro. Além disso, o grupo fará uma turnê pelo Brasil para celebrar as quatro décadas de carreira, a qual se inciará em 9 de setembro no Rock in Rio e passará por 20 cidades, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Belo Horizonte, Brasília, Salvador e Recife.
Lady Gaga no Brasil: Subsecretário do Rio de Janeiro confirma show da cantora em 2025
Como o Slipknot foi alvo de ódio de outras bandas em sua 1ª grande turnê
SZA promete mais músicas novas logo após lançar o álbum deluxe "Lana"
Beyoncé, Kendrick Lamar e mais: Confira as músicas favoritas de Barack Obama em 2024
Teimosia: MK e Edgar buscam resgatar a essência do rap clássico em EP
Toninho Geraes se emociona durante audiência sobre plágio contra Adele; gravadora encerra reunião sem proposta de acordo