Músico foi parceiro de Vinicius de Moraes, entre outros artistas, e escreveu sucessos como "Coisa Mais Linda", "Primavera" e "Você e Eu"
Henrique Nascimento (@hc_nascimento) Publicado em 16/12/2023, às 11h45
O cantor e compositor Carlos Lyra, que trabalhou com artistas como Vinicius de Moraes e Ronaldo Bôscoli, morreu na madrugada deste sábado (16), no Rio de Janeiro, aos 90 anos. Segundo informações do G1, a morte foi confirmada pela família do músico.
De acordo com a esposa do compositor, Magda Pereira Botafogo, Lyra havia sido internado com febre na última quinta-feira (14) no Hospital da Unimed, na Barra da Tijuca. Após realizar exames, foi detectada uma bactéria. A causa da morte, no entanto, ainda não foi revelada.
Revelado na voz de Sylvia Telles (1935-1966), que gravou a sua primeira composição, "Menino", em 1956, Lyra foi um dos maiores compositores da bossa nova. Dentre os seus sucessos estão "Coisa Mais Linda", "Primavera", "Você e Eu", "Sabe Você" e "Coisa Mais Linda".
Em 1959, ele lançou o seu primeiro álbum, "Bossa Nova". Além do trabalho na música, Lyra também foi um grande difusor da cultura brasileira, sendo um dos responsáveis por fundar o Centro Popular da Cultura (CPC), da União Nacional dos Estudantes, em 1961.
Em 2023, foi homenageado no álbum coletivo "Afeto", que contou com a participação de nomes como Caetano Veloso, Djavan, Fernanda Abreu, João Donato, Joyce Moreno, Lulu Santos, Mart'nália, Leila Pinheiro e Ney Matogrosso.
Taylor Swift: O dia em que Sarah Michelle Gellar pediu folga para ver a artista
Lady Gaga no Brasil: Subsecretário do Rio de Janeiro confirma show da cantora em 2025
Como o Slipknot foi alvo de ódio de outras bandas em sua 1ª grande turnê
SZA promete mais músicas novas logo após lançar o álbum deluxe "Lana"
Beyoncé, Kendrick Lamar e mais: Confira as músicas favoritas de Barack Obama em 2024
Teimosia: MK e Edgar buscam resgatar a essência do rap clássico em EP