- Cher e Sonny Bono (Foto: Harry Langdon/Getty Images)
'I GOT YOU BABE' E 'THE BEAT GOES ON'

Cher e viúva de Sonny Bono retomam disputa sobre royalties de músicas

Mary Bono, viúva de Sonny Bono, voltou ao processo por royalties de 'I Got You Babe' e 'The Beat Goes On' mesmo após perder em fevereiro

Felipe Grutter (@felipegrutter) Publicado em 19/11/2024, às 10h53

Por conta de royalties de músicas de sucesso como "I Got You Babe" e "The Beat Goes On," Cher e Mary Bono, viúva de Sonny Bono, retomaram disputa judicial. Em fevereiro de 2024, a cantora chegou a ganhar um processo pelos direitos das canções.

Vale lembrar como a batalha legal surgiu há alguns anos, quando as concessões de direitos autorais de Sonny Bono tornaram-se elegíveis para rescisão em 2018. Por conta disso, Mary interveio e tentou invocar o direito para se tornar detentora dos royalties. Vale lembrar como Cher foi casada com Sonny entre 1967 e 1974 e realizou grande parceria na música.

Então, Cher processou Mary em 2021 por US$ 1 milhão, aproximadamente R$ 5,7 milhões na cotação atual. Na ocasião, a cantora se mostrou surpresa com a tentativa da viúva de Sonny em reivindicar metade dos royalties das composições do ex-marido.

Em maio de 2024, um juiz decidiu que o acordo de divórcio de Cher com Sonny em 1978 era forte o suficiente para anular a tentativa de Mary de reivindicar lucros editoriais. Em audiência realizada na última segunda, 18, o advogado de Mary, Daniel Schacht, colocou o assunto em discussão novamente e argumentou que o direito de Cher de receber metade dos royalties de composição de "I Got You Babe" e "The Beat Goes On" terminou no dia 1º de julho de 2022.

Nesta data em questão, o Iconic Artists Group de Irving Azoff adquiriu o catálogo musical anterior de Cher em um acordo. A venda também incluiu a participação de 50% nas composições de Sonny, delineada no acordo de divórcio, segundo informações da Rolling Stone EUA.

Na audiência, Schacht sugeriu que o acesso da cantora fosse bloqueado aos royalties feitos após 30 de junho de 2022: "Ela não tem direito aos royalties de terceiros. Ela não tem direito aos royalties da Iconic. Essa é uma questão entre Iconic e Mary Bono. Ela não tem direito aos royalties que não possui."

Em resposta, o advogado de Cher, Peter Anderson, argumentou que a posição de Mary era ilógica, tendo em conta o resultado da decisão de maio passado. "Cher procurou [os royalties]. Ela tem direito a eles. E ela é obrigada a pagá-los à Iconic. Na opinião do advogado [opositor], o que acontece com eles? Mary Bono os pega? Isso não faz absolutamente nenhum sentido," afirmou em um tribunal federal em Los Angeles.

+++LEIA MAIS: Cher, Ozzy Osbourne e Mary J. Blige entram para o Hall da Fama do Rock
+++LEIA MAIS: Cher gosta de namorar homens mais jovens porque os mais velhos estão mortos
+++LEIA MAIS: Por que Cher se recusou a ter um encontro romântico com Elvis Presley?
+++LEIA MAIS: Cher anuncia autobiografia dividida em duas partes
+++LEIA MAIS: Cher apoia Kamala Harris para presidência: 'Ela está lutando por todos nós'

música Cantora processo Cher royalties mary bono sonny bono The Beat Goes On I Got You Babe

Leia também

Rosé, do Blackpink, revela conselho que recebeu de Taylor Swift: 'Tentando me proteger'


Alok apresenta O Futuro é Ancestral no CCBB Rio


Morre Colin Petersen, baterista original do Bee Gees, aos 78 anos


Sabrina Carpenter convida estrelas para o Natal no trailer de especial da Netflix


O artista que tinha todas as características de um rockstar, segundo Patti Smith


A música sobre obsessão que Joni Mitchell levou 7 anos para concluir