Quase exatamente 35 anos após conquistar primeiro #1, faixa icônica da cantora retorna às paradas nos Estados Unidos
Redação Publicado em 23/04/2024, às 16h27
A pouco mais de 10 dias de sua histórica apresentação no Brasil, Madonna está experimentando o sucesso renovado de uma de suas canções clássicas. "Like a Prayer", o icônico hino gospel-disco que batizou seu álbum de 1989, voltou a chatear quase exatamente 35 anos após seu lançamento.
A informação é da Forbes, que apura que a música de Madonna, composta em parceria com Patrick Leonard, subiu para a 60ª posição do iTunes para os Estados Unidos - e que não deve parar por aí.
O principal motivo do retorno repentino, especula a publicação, seria a adição de "Like a Prayer" no trailer de Deadpool & Wolverine, lançado esta semana. Trending topic desde o lançamento, o teaser mostra Ryan Reynolds e Hugh Grant nos papéis-título, por cenas sangrentas e takes repletos de ação, enquanto a faixa de Madonna embala a tensão crescente da sequência.
Mas este não seria o único motivo. O retorno da faixa às paradas também seria motivado pelo aniversário quase exato em que a música atingiu a primeira posição na lista Hot 100 da Billboard americana em 22 de abril de 1989. Para a Forbes, fãs da cantora estariam levantando-a nos rankings devido ao marco.
A apresentação no Brasil, de fato, acabou não sendo considerada um motivo extra para o sucesso renovado de "Like a Virgin" - ao menos para a publicação americana. Mas talvez seja motivo mais que suficiente para um stream a mais de quem aguarda ansioso pela performance da faixa no que deve ser o maior show de Madonna até o momento.
Assista "Like a Prayer" abaixo:
Mais que um sucesso em trailers de filmes ou um momento aguardado em uma apresentação, "Like a Virgin" também foi eleita pela Rolling Stone como a melhor música de Madonna de todos os tempos. A relação foi publicada em julho de 2016, com as 50 maiores faixas da cantora, lideradas pelo hino de 1989. Para justificar a escolha, diz a revista:
Desde seus primeiros dias, Madonna é obcecada pelo tabu da conexão entre sexo e espiritualidade. Ela mergulhou nessa ideia para criar sua maior música, o sucesso gospel-disco de 1989 "Like a Prayer". Quando Madonna testemunha, "I'm down on my knees/I wanna take you there" ("Estou de joelhos / Quero te levar lá"), ela poderia estar cantando sobre rezar ou sobre fazer sexo oral ou - muito provavelmente - ambos.]
Como ela disse à Rolling Stone na época, "Eu rezo quando estou em apuros ou quando estou feliz. Quando sinto qualquer tipo de extremo". Não seria do estilo de Madonna lançar uma música tão pessoal sem um grande escândalo para acompanhar. Mas mesmo para seus padrões, "Like a Prayer" causou controvérsia. A música estreou como um anúncio de refrigerante - exceto que toda a campanha publicitária foi instantaneamente torpedeada assim que o mundo viu o vídeo.
É um coquetel de decote e blasfêmia onde Madonna visita uma igreja católica, tem sexo quente com uma estátua de santo negro, dança na frente de cruzes em chamas e experimenta estigmas. Ainda assim, o vídeo não é tão chocante quanto a música em si - todos os extremos musicais e emocionais de Madonna, embalados em cinco minutos que fazem tremer os telhados.
Linkin Park: Popularidade da banda no Brasil aumenta após shows e "From Zero"
David Gilmour tenta vender mansão e descobre que imóvel é do Rei Charles
O Teatro Mágico anuncia ingressos da turnê "O Reencontro"; saiba mais
Cher revela que Tina Turner pediu conselho para abandonar marido abusivo
Lollapalooza Brasil anuncia novas atrações; confira line-up
Jason Bonham é dispensado da banda de Sammy Hagar: “chocado”