- Paul McCartney (Getty Images)

Como a Disney inspirou Paul McCartney a se tornar vegetariano

Eterno Beatle só cortou a carne de suas refeições na década de 1970, mas desde a infância se mostrava predisposto à ideia

Por Igor Miranda (@igormirandasite) Publicado em 11/05/2023, às 10h47

Além de ser um dos maiores astros da música de todos os tempos, Paul McCartney é militante a favor da causa animal. Há anos o eterno Beatle fala em entrevistas sobre a adoção do vegetarianismo e participa de ações e movimentos relacionados ao assunto.

O estilo de vida de Paul mudou ainda na década de 1970, quando ele e sua então esposa, Linda, testemunharam carneiros sendo alimentados com ração feita de outros animais da mesma espécie. Foi a “virada de chave” para que ambos se sensibilizassem com a causa.

Paul e Linda McCartney (Getty Images)

 

Porém, o músico estava predisposto a adotar os hábitos antes mesmo de sua vida adulta. Ainda jovem, o artista foi exposto, assim como muitos no mundo todo, às histórias dos filmes da Disney.

Em entrevista de 2005 à BBC News, Macca revelou que assistia a longas como Pinóquio, Dumbo e Bambi. A última obra, em especial, traz uma história impactante devido à morte da mãe do protagonista, provocada por caçadores. “Acho que isso me fez crescer pensando que caçar não é legal”, declarou o músico na ocasião.

A trajetória de Dumbo no filme homônimo também deixou marcas em Paul. Os animais são maltratados ao longo da obra, o que certamente deixou muitas crianças reflexivas ao longo dos tempos.

“Você olha para muitas dessas ótimas histórias, como Dumbo, sua mãe é muito maltratada. Muitas dessas histórias clássicas, por meio de seus esforços, as crianças – como eu já fui – cresceram sentindo que é uma má ideia ser cruel com os animais.”

Lista de exigências de Paul McCartney

Além de evitar a crueldade com animais, Paul McCartney abdicou de comer carne por uma questão de saúde. Isso se reflete em sua disposição física: mesmo aos 80 anos de idade, o artista faz shows muito longos, o que mostra como vale a pena ajustar seu estilo de vida em prol dos benefícios de uma vida saudável.

Os cuidados se estendem ao período em que está na estrada, fazendo turnês. Em 2017, quando o músico veio ao Brasil para shows, o colunista da revista Época, Bruno Astuto, teve acesso à sua lista de exigências.

E nada de “sexo, drogas e rock and roll” para o velho Macca. Para começo de conversa, sua lista trazia um pedido irrefutável: um chef especializado em comida vegetariana para ficar à sua disposição 24 horas por dia. O rigor era tamanho que a equipe do artista solicitou os currículos de três cozinheiros. Eles mesmos escolheriam o profissional, não os produtores locais.

Fora o ar condicionado sempre desligado, Paul também solicitou 15 jarras de água de coco (por noite), frutas tropicais (especialmente morango), chocolate amargo e

música show rock Paul McCartney Turnê camarim linda mccartney animal dumbo vegetariano vegetarianismo direito animal

Leia também

Childish Gambino cancela turnê na Oceania por recuperação de cirurgia que demora 'mais que o esperado'


Nova música do Mötley Crüe começou a ser criada no Brasil


Pete Townshend fala sobre depressão: “acordo com pensamentos suicidas”


O pior disco do R.E.M. na opinião de Mike Mills


Linkin Park: Popularidade da banda no Brasil aumenta após shows e "From Zero"


David Gilmour tenta vender mansão e descobre que imóvel é do Rei Charles