Comunicado divulgado pela banda apresenta primeiros detalhes sobre o disco But Here We Are, além de destacar a prévia “Rescued”
Por Igor Miranda (@igormirandasite) Publicado em 19/04/2023, às 18h13
O Foo Fighters está oficialmente de volta. Ainda que não tenha anunciado o baterista que irá substituir Taylor Hawkins, falecido em março do ano passado, o grupo liderado pelo vocalista e guitarrista Dave Grohl já confirmou seus próximos planos.
Além de uma série de shows pelo mundo, incluindo passagem pelo festival paulistano The Town em 9 de setembro, os Foos vão lançar um novo álbum de estúdio. Intitulado But Here We Are, o registro chega por meio dos selos Roswell Records / RCA.
Em comunicado oficial (via site Igor Miranda), o Foo Fighters destacou que 2022 foi “um ano de perdas imensuráveis, introspecção e muitas lembranças”. De fato, o grupo permaneceu em discrição nos primeiros meses após a perda de Taylor Hawkins. Foi anunciada, para setembro, uma série de dois shows repletos de convidados em tributo ao músico, nos moldes do clássico Freddie Mercury Tribute Concert (1992), em memória ao vocalista do Queen - banda citada como uma das favoritas de Hawkins.
A nota divulgada pelos Foos à imprensa ainda destaca:
“Uma sincera e emocionante resposta a tudo que Foo Fighters passou durante o último ano, But Here We Are é uma prova dos poderes de cura da música, amizade e família.”
Ao menos no texto oficial, o Foo Fighters promete retomar um pouco do som apresentado em seu álbum de estreia, homônimo e lançado em 1995. O registro foi produzido em contexto similar, mas num formato bem diferente.
Antes de montar sua própria banda, Dave Grohl foi baterista do Nirvana, um dos maiores nomes do rock no início dos anos 90. Porém, o grupo chegou ao fim após o suicídio de seu líder, o vocalista e guitarrista Kurt Cobain, em abril de 1994.
Grohl considerou seriamente abandonar a música, mas viu que, sem ela, não poderia viver. Portanto, usou a arte quase como uma terapia para desopilar todos os sentimentos ligados ao luto. Gravou, sozinho, todos os instrumentos do disco inicial dos Foos - que só virou uma banda de verdade, com outros integrantes, nos shows de divulgação.
No comunicado, o grupo faz um paralelo entre o trabalho de 1995 e o vindouro registro.
“Produzido por Greg Kurstin e Foo Fighters, But Here We Are é o 11º álbum do Foo Fighters e o primeiro capítulo da nova vida da banda. Canalizando sonoramente a ingenuidade da estreia do Foo Fighters em 1995, mas com a maturidade e profundidade de décadas de experiência, But Here We Are é o som de irmãos encontrando refúgio na música que os uniu pela primeira vez há 28 anos, um processo que foi tão terapêutico quanto uma continuação da vida.”
A primeira amostra deste trabalho está disponível nas plataformas digitais. Trata-se do single “Rescue”, faixa que também foi posicionada como a primeira do disco. Os músicos a definem da seguinte forma:
“Corajoso, inabalável e autêntico, But Here We Are abre com o mais novo single "Rescued", a primeira de 10 músicas que vão da raiva e tristeza à serenidade e aceitação, dentre uma infinidade de questões.”
A letra da canção (via Vagalume) permite uma série de interpretações, mas parece clara a intenção de refletir sobre o sentimento da perda de Taylor Hawkins. Dave Grohl canta versos como “veio como um raio, veio do nada; aconteceu tão rápido e então acabou” e “eu caí em uma armadilha; meu coração está ficando mais frio; está acontecendo bem rápido”, que parecem até mesmo descrever o que Taylor pode ter sentido ao morrer.
A causa do falecimento do baterista não foi revelada oficialmente até hoje. Porém, veículos de comunicação da Colômbia, país onde ele veio a óbito, apuraram que o coração do músico tinha o dobro do peso normal - 600 gramas, em comparação aos comuns 250 a 300 gramas de um homem adulto em condições saudáveis. No exame toxicológico de urina realizado, foram encontrados inicialmente 10 tipos de substâncias, entre elas: THC (maconha), antidepressivos, benzodiazepinas e opióides.
Já em outros versos, Grohl parece elucidar seus próprios sentimentos, como “Você está pensando o que eu estou pensando? Isso está acontecendo agora?”. Fora os trechos ambíguos, como o refrão “estou apenas esperando para ser resgatado; traga-me de volta à vida”. Pode ser um resgate médico literal de Taylor ou um resgate sentimental de Dave, de forma figurada, em meio à tristeza pela morte de um amigo.
“Rescued” pode ser ouvida a seguir. Também abaixo, você pode conferir capa e tracklist de But Here We Are.
Taylor Swift: O dia em que Sarah Michelle Gellar pediu folga para ver a artista
Lady Gaga no Brasil: Subsecretário do Rio de Janeiro confirma show da cantora em 2025
Como o Slipknot foi alvo de ódio de outras bandas em sua 1ª grande turnê
SZA promete mais músicas novas logo após lançar o álbum deluxe "Lana"
Beyoncé, Kendrick Lamar e mais: Confira as músicas favoritas de Barack Obama em 2024
Teimosia: MK e Edgar buscam resgatar a essência do rap clássico em EP