Versão de “Enter Sandman” foi incluída no álbum-tributo The Metallica Blacklist e executada em vários shows da banda
Igor Miranda Publicado em 03/04/2023, às 20h28
Nos mais de 40 shows que realizou no início de 2022, o Ghost incluiu um cover de “Enter Sandman”, do Metallica, em seu repertório. A versão, de pegada soturna, havia sido gravada pela banda no álbum-tributo The Metallica Blacklist, divulgado ainda em 2021, mas foi trazida para as apresentações ao vivo - e por uma causa especial que pode credenciar seu retorno a qualquer momento.
Em entrevista à Revolver Magazine, o líder do grupo, Tobias Forge, explicou que a renda obtida com os direitos da execução da faixa, seja na versão de estúdio no The Metallica Blacklist ao vivo, é destinada a uma instituição de caridade. A ONG beneficiada é a Camp Aranu’tiq, que trabalha em prol de crianças e adolescentes transgêneros.
+++ LEIA MAIS: Os 15 melhores discos de metal em 2022; de Slipknot a Ghost [LISTA]
“Pediram para escolhermos uma instituição de caridade para apoiar. Eu tinha ouvido falar de uma organização chamada Camp Aranu'tiq, que fazia acampamentos de verão para crianças transgêneros. Senti que havia uma pequena conexão, porque ‘Enter Sandman’ é cantada para uma criança - e também tem aquela mão ameaçadora, mas reconfortante, sobre a criança. [...] E quanto mais a tocamos ao vivo, mais dinheiro é gerado para eles, então tínhamos que tocá-la nessa turnê. Muitas dessas crianças não ousam ser elas mesmas onde moram, então esses acampamentos são bons para isso.”
Forge ainda destacou a curiosa conexão indireta entre o Ghost e a causa da visibilidade trans.
“É irônico, porque estamos nos vestindo para nos tornarmos o que queremos ser. Temos que nos transformar. Então essa é uma pequena conexão adicional aqui. E eu amo a música, além de estamos fazendo isso para as crianças.”
Na mesma entrevista, Tobias Forge explicou como o Ghost foi levado a regravar “Enter Sandman”. Tudo começou na cerimônia de 2018 do Polar Music Prize, premiação realizada na Suécia - país natal de seu grupo. Naquele ano, o Metallica seria homenageado e o projeto de Forge faria uma performance ao vivo em tributo aos ídolos.
“Aceitei na hora, porque eles foram muito importantes para mim, pessoal e profissionalmente. Perguntaram se poderíamos abrir toda a cerimônia tocando ‘Enter Sandman’, porque é o maior hit deles. E então eu pensei: ‘uh... temos que tocar isso?’ Havia tantas outras músicas que seriam mais confortáveis. Essa é como tocar ‘Smoke on the Water’ (Deep Purple) ou ‘Highway to Hell’. Eu senti que soaríamos apenas uma banda cover ruim. Mas eles disseram que era isso que queriam, então nos pediram para considerar isso.”
Com o intuito de evitar que o Ghost soasse como uma cópia barata do Metallica, Tobias fez alterações na música para dar uma personalidade mais própria. A versão executada no Polar Music Prize é próxima da que se ouve no The Metallica Blacklist.
+++ LEIA MAIS: Por que os Beatles são a prova de que Deus existe, segundo Rick Rubin
“Fui para o estúdio e gravei uma demo porque tive uma ideia de como desenvolver a melodia em uma passagem diferente. Quando ouvi de novo, senti que poderíamos fazer isso. Então tocamos (com o Candlemass como banda de apoio) e todos ficaram felizes. Daí nem pensei mais nisso até nos pedirem para fazer parte do Blacklist.”
O Ghost retorna ao Brasil para apresentação única no dia 21 de setembro de 2023. O show será no Espaço Unimed, em São Paulo. Ingressos estarão à venda no próximo dia 13 de abril (com pré-venda iniciada dois dias antes) no site Livepass.
Taylor Swift: O dia em que Sarah Michelle Gellar pediu folga para ver a artista
Lady Gaga no Brasil: Subsecretário do Rio de Janeiro confirma show da cantora em 2025
Como o Slipknot foi alvo de ódio de outras bandas em sua 1ª grande turnê
SZA promete mais músicas novas logo após lançar o álbum deluxe "Lana"
Beyoncé, Kendrick Lamar e mais: Confira as músicas favoritas de Barack Obama em 2024
Teimosia: MK e Edgar buscam resgatar a essência do rap clássico em EP