- Michael Trotter (Foto: Acervo pessoal / Reprodução / BBC)

Como piano de Saddam Hussein ajudou soldado a se tornar músico premiado

Conforme revelou à BBC, Michael Trotter, da dupla The War and Treaty, aprendeu a tocar piano com instrumento que era de Saddam Hussein

Redação Publicado em 20/06/2023, às 15h53

Michael Trotter, da dupla The War and Treaty, revelou que aprendeu a tocar piano com instrumento que foi de Saddam Hussein. Em entrevista à BBC, o músico relatou sua experiência nas tropas americanas que invadiram o Iraque em 2003.

Ainda durante a escola, Trotter rejeitou a oportunidade de aprender piano quando sua mãe o inscreveu para fazer aulas. Sua meta era se tornar um rapper, além disso, "a professora era uma senhora muito rígida e eu tinha outros interesses."

A nova oportunidade surgiu em um palácio em Bagdá, com um dos muitos pianos que pertenceram a Saddam Hussein, ex-presidente iraquiano. Seu primeiro contato com o instrumento foi incentivado por Robert Scheetz, um dos capitães da tropa. Após notar a fragilidade mental e medo de Trotter, ele descobriu que a música seria um bom caminho para encorajar o soldado.

"Scheetz me identificou como o elo mais fraco, como a pessoa que poderia morrer. Ele precisava me tirar do meu medo, e leu no meu perfil que a música era o que me libertava de tudo. Como ele sabia que no palácio onde estabelecemos nossa base havia um piano pertencente a Saddam Hussein, ele me levou para o porão onde estava o instrumento," o músico afirmou.

+++ LEIA MAIS: Roger Waters compara Donald Trump a Saddam Hussein

O palácio estava em ruínas, e até a chegada ao local onde estava o piano era desafiadora: "Algumas das paredes haviam sido derrubadas, parte do telhado ainda estava caído. Muitas partes foram destruídas. Às vezes eu tinha que escalar escombros só para chegar ao piano."

Após voltar aos Estados Unidos, Trotter se sentiu vazio e se alistou novamente, desta vez, por vontade própria, para ir ao Iraque. Ele se dedicou à música e, como descreveu, a "fazer as pessoas felizes." No entanto, em seu novo retorno à América, ainda não se sentia completo.

Em 2010, Michael Trotter conheceu Tanya Blount, quem viria se tornar sua esposa e parceira musical. De lá para cá, venceram as principais categorias das premiações Americana Music Honors & Awards e no Folk Alliance International. Além disso, apresentaram-se no Grammy em 2020, a principal premiação da música.

 

música Tanya Saddam Hussein The War and Treaty

Leia também

CAJU: Nova turnê de Liniker terá patrocínio da Natura


Ariana Grande quer focar em atuação nos próximos anos; como fica a música?


Oasis: quanto custam os ingressos para shows no Brasil


Linkin Park anuncia audição antecipada de novo álbum e loja em SP


Tom Morello critica fãs do Rage Against the Machine que 'não eram inteligentes' para entender política da banda


50 Cent foi aconselhado a não assinar contrato com Eminem; saiba razão