- The Police (Foto: Gijsbert Hanekroot/Redferns)
Clássico

Como The Police quase jogou no lixo “Every Breath You Take”, segundo Andy Summers

Falta de visão inicial e tensão interna fizeram com que banda considerasse descartar música que se tornaria seu maior hit

Igor Miranda Publicado em 24/10/2024, às 08h00

Por razões diversas, algumas das músicas mais famosas da história quase não foram lançadas, muitas vezes pelas partes envolvidas não enxergarem potencial. É o caso de “Every Breath You Take”, hit do The Police.

Primeiro single lançado do álbum Synchronicity (1983), a canção de amor obsessivo foi o maior sucesso da carreira da banda, mas a versão demo não dava pistas disso. Em entrevista à Ultimate Classic Rock, o guitarrista Andy Summers contou a história.

Ele disse:

‘Every Breath You Take’ é interessante. Quando você escuta a demo, nem dá pra acreditar. O álbum inteiro foi complicado, mas ‘Every Breath You Take’ estava indo pra lixeira. A gente achava que era leve demais e não era boa o suficiente. Sting [baixista] e Stewart [Copeland, baterista] não conseguiam entrar em acordo sobre onde o bumbo e o baixo ficavam no arranjo, coisa assim.”

Além disso, Sting começou a exercer um controle maior também nos arranjos, fora as composições. Em álbuns anteriores, Summers e Copeland criavam suas próprias partes. No disco de 1983 — que seria o último do grupo —, o cantor e baixista ditava como eles deveriam tocar.

Isso causou muita fricção no estúdio. Como consequência, quase acarretou no descarte da música.

Frustração e caminho encontrado

Em dado momento, Sting ficou frustrado e pediu para Andy Summers assumir o controle do arranjo. O guitarrista recebeu carta branca para gravar como achava melhor.

A sessão em estúdio foi descrita da seguinte forma por Summers:

Entrei na cabine e quase instantaneamente toquei a linha de guitarra, que, claro, é a parte mais conhecida da música. Todo mundo levantou na sala de controle e comemorou. O empresário ouviu e falou: ‘eu vou direto pra A&M [gravadora da banda], isso é uma canção número um’. E foi. Foi nosso primeiro número um nos Estados Unidos. Ficou no topo das paradas por oito semanas consecutivas.”
Sting e Andy summers em 1983 (Foto: Solomon N’Jie/Getty Images)

 

The Police e o single mais tocado da história

Além de passar oito semanas no topo das paradas americanas, “Every Breath You Take” também foi o compacto mais vendido de 1983 e o quinto mais popular de sua década. E um estudo mostra que o sucesso perdura até tempos recentes.

Segundo um levantamento de 2019 da Broadcast Music, Inc. — entidade responsável pela coleta de direitos autorais para artistas nos Estados Unidos —, “Every Breath You Take” é o single mais tocado da história em rádios dos Estados Unidos. A música detentora da distinção anteriormente era “You’ve Lost That Lovin’ Feelin’”, do The Righteous Brothers.

Por virtude do feito, Sting – compositor da faixa – foi honrado pela Broadcast Music, Inc. durante uma cerimônia em 2019. Em um comunicado oficial sobre seu papel como compositor, ele disse:

O trabalho real como compositor é proporcionar uma trilha sonora à vida emocional das pessoas, pedras fundamentais para paisagens emocionais, suas memórias. Essa é uma honra inesperada e nada prevista, além de um privilégio.”

Synchronicity, álbum que traz a canção, também se beneficiou do êxito comercial. O trabalho lançado em 17 de junho de 1983 registra mais de 8 milhões de cópias vendidas somente nos Estados Unidos.

Colaborou: Pedro Hollanda.

+++LEIA MAIS: Por que The Police acabou na hora certa nos anos 80, segundo Stewart Copeland

+++LEIA MAIS: The Police cria perfil no TikTok e promete 'explicar músicas obscuras'

musica the police classico andy summers every breath you take stingsucesso

Leia também

Justin Timberlake adia shows após problemas de saúde


Liam Gallagher responde críticas ao Oasis não contratar bandas novas nas aberturas de shows


O melhor disco da carreira do The Who na opinião de Slash


O grande arrependimento que Ringo Starr tem com relação aos Beatles


Astros de Romeu e Julieta que alegam 'pornografia infantil' têm 2º processo rejeitado


Thom Yorke descarta rumores sobre reunião do Radiohead e destaca liberdade criativa da banda