Autores de música estão insatisfeitos com mudanças nos pagamentos da categoria, que implicaram em redução de quase R$ 1 bilhão em 12 meses
Igor Miranda (@igormirandasite)
Publicado em 10/01/2025, às 16h36Quatro dos cinco compositores indicados ao Grammy 2025 de Compositor do Ano não irão comparecer a uma festa promovida pelo Spotify especificamente a essa classe. Três delas confirmaram que a razão para a ausência está nas alterações promovidas pela plataforma de streaming nos pagamentos aos profissionais da área.
Estarão fora do evento Jessi Alexander (que compôs “Ain’t No Love in Oklahoma”, de Luke Combs, por exemplo), Amy Allen (autora de “Espresso”, de Sabrina Carpenter), Jessie Jo Dillon (responsável por “10,000 Hours”, de Dan + Shay) e Raye (que concebeu seu próprio material e escreveu com Beyoncé). Edgar Barrera, quinto nome na disputa, foi o único a não se manifestar.
Amy Allen e Jesse Jo Dillon disseram para a Billboard que as mudanças nas remunerações do Spotify para compositores levaram à decisão, enquanto Raye se restringiu a afirmar que é uma defensora dos direitos dos compositores. Em 2024, a empresa incluiu também audiobooks e passou a compartilhar a receita de reproduções também com o licenciamento dos livros. Estima-se que a medida cause uma redução de US$ 150 milhões (mais de R$ 900 milhões na cotação atual) no pagamento dos criadores de música nos primeiros 12 meses.
À Billboard, Dillon afirma:
“Depois de pensar um pouco, não pude em sã consciência apoiar esta iniciativa, dada a abordagem deles de agrupar royalties. É muito bom ser homenageada, mas é melhor para mim e para toda a minha comunidade de compositores sermos pagos de forma justa pela nossa arte. Não há músicas sem compositores.”
Até o momento, o Spotify não se manifestou. O evento pré-Grammy realizado pela plataforma visa celebrar os indicados à categoria, iniciada em 2023 para valorizar a classe. Em outra edição da festa, os concorrentes subiam ao palco e cantavam as músicas para a plateia, majoritariamente composta por colegas de profissão.
Na época em que aplicou a mudança nos pagamentos, um representante do Spotify alegou que as alterações eram “consistentes” em relação a outras plataformas e complementou: “estamos pagando de maneiras diferentes com base nos termos acordados pelos serviços de streaming e editoras”. De fato, outras empresas como Apple e Amazon promovem esse tipo de pagamento dividido para autores de músicas e audiobooks, mas como o Spotify é o streaming mais usado, o impacto se mostrou enorme.
A plataforma fundada na Suécia — e responsável por registrar lucros recordes no último ano — ainda alega estar pagando mais às categorias em 2024 do que remunerou em 2023. Um relatório produzido pela própria companhia afirma ter distribuído quase US$ 4 bilhões a editoras, profissionais da área e entidades nos últimos dois anos.
A edição 2025 do Grammy está marcada para acontecer no dia 2 de fevereiro, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Billie Eilish, Taylor Swift, Chappell Roan, Sabrina Carpenter, Charli XCX e Beyoncé estão entre os nomeados. Confira a lista das principais categorias:
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