- Perry Farrell parte para cima de Dave Navarro em show de Jane's Addiction (Foto: Reprodução/Internet)
LISTA

11 bandas que se separaram logo após o reencontro

Como o Jane's Addiction, listamos bandas que viram sua reunião durar pouco

Por Rodrigo Tammaro Publicado em 17/09/2024, às 21h18

Depois de uma confusão em cima do palco iniciada por Perry Farrell, o futuro da banda Jane’s Addiction é incerto.

Nesta segunda-feira (16), os integrantes  Dave Navarro – agredido por Farrell –, Eric Avery e Stephen Perkins publicaram uma nota cancelando a turnê devido ao "padrão de comportamento e questões de saúde mental" do vocalista do grupo.

"Concluímos que não temos escolha, a não ser descontinuar a atual turnê pelos Estados Unidos," diz a nota postada no Instagram em conjunto pelos músicos. "Nossa preocupação com a sua saúde pessoal e segurança, assim como as nossas, não deixou alternativas. Esperamos que ele encontre a ajuda que precisa," escreveram depois que Farrell agrediu Navarro durante um show em Boston na última sexta-feira (13).

+++LEIA MAIS: Turnê da Jane's Addiction é cancelada devido ao 'padrão de comportamento' de Perry Farrell

Também nesta segunda-feira, o vocalista se pronunciou pela primeira vez sobre o ocorrido:  “Este fim de semana foi incrivelmente difícil e depois de ter tempo e espaço para refletir, é justo que eu peça desculpas aos meus companheiros de banda, especialmente Dave Navarro. Infelizmente, meu ponto de ruptura resultou em um comportamento imperdoável e assumo total responsabilidade por como escolhi lidar com a situação.”

Os casos de bandas que terminaram após episódios de agressão no palco não são muito comuns. Por outro lado, essa não é a primeira vez que um reencontro termina de maneira breve. A seguir, conheça 11 histórias de grupos que se separaram quase imediatamente depois da reunião.

Jane's Addiction (Foto: Astrida Valigorsky/Getty Images)

 

Jane’s Addiction

Término: A separação original da Jane’s Addiction aconteceu em 1991. Houve uma reformulação em 1997 sem o baixista Eric Avery, que voltou apenas em 2009 para acompanhar a banda em uma turnê ao lado da Nine Inch Nails. Ainda assim, esse reencontro terminou imediatamente após o compromisso, com Avery publicando vídeos de desabafo que irritaram Navarro. "O cara tem o direito de fazer o que diabos ele quiser, e está tudo bem, mas mantenha a boca fechada", disse o guitarrista em 2013 (via Rolling Stone EUA).

Reunião: Depois de se resolver com os companheiros, Avery voltou para uma turnê mundial em 2023, mas Navarro estava afastado por questões de saúde. Ele retornou em maio de 2024 com algumas expectiativas: “Parece que encontramos uma profundidade dentro de nós mesmos que talvez não fôssemos capazes de alcançar em nossos anos mais jovens”, disse à Rolling Stone em agosto.

Duração: A animação durou quatro meses. A reunião começou bem, mas as últimas performances de Farrell foram consideradas negativas pelos fãs. No último dia 10 de setembro em Nova York, o vocalista pareceu alterado e quase parou o show por causa de falhas em sua voz. Três dias depois, ele partiu para cima de Navarro.

Led Zeppelin em 1977 (Foto: Michael Putland/Getty Images)

 

Led Zeppelin

Término: O Led Zeppelin se separou em setembro de 1980 após a morte do baterista John Bonham. Na ocasião, os integrantes da banda optaram por não continuar com um substituto.

Reunião: Robert Plant, Jimmy Page e John Paul Jones se reuniram algumas vezes para eventos especiais e apresentações curtas ao longo dos anos. O primeiro show completo aconteceu apenas em dezembro de 2007, quando eles foram a atração principal de um tributo ao compositor turco Ahmet Ertegün em Londres.

Duração: Com duas horas e quatro minutos de duração, o show em Londres marcou o retorno e também a separação definitiva do grupo. Apesar das ofertas para uma turnê mundial, Robert Plant viu a carreira solo deslanchar com o álbum Raising Sand, feito ao lado de Alison Krauss. Jimmy Page e John Paul Jones até consideraram seguir sem o vocalista, mas não levaram a ideia para frente. E Plant descartou qualquer conversa sobre mais shows do Zeppelin desde então. "Uma turnê teria sido uma mistura absoluta de interesses pessoais e a própria essência de tudo que é uma merda sobre o rock de estádio de grande porte", disse à Rolling Stone em 2014.

+++LEIA MAIS: Samba e futebol: as músicas do Led Zeppelin influenciadas pelo Brasil

Journey em 1979 (Foto: Michael Putland/Getty Images)

 

Journey e Steve Perry

Término: A banda de rock americana Journey se separou em 1987. Na época, o vocalista Steve Perry disse que queria dar uma pausa na carreira. “Voltei para minha cidade natal e me reconectei com velhos amigos”, disse ele à Rolling Stone em 2018, relembrando aquele momento. “Eu desapareci. Eu ia à feira no verão. Eu ia ao cinema. Jantava com amigos. Eu tinha relacionamentos. Eu vivia.” 

Reunião: Perry sentiu vontade de retornar ao Journey em 1996, e a formação responsável pelo álbum Escape se reuniu para gravar Trial By Fire. O resultado foi o hit "When You Love a Woman", indicado ao Grammy. Então, os preparativos para uma turnê de reunião começaram. 

Duração: O reencontro durou cerca de um ano, mas nenhum show aconteceu durante esse período. Perry descobriu uma doença óssea que exigia uma cirurgia, mas ele demorou para agendar o procedimento. Os outros integrantes da banda ficaram incomodados com a situação. “Eles me ligaram e disseram que precisavam saber quando eu faria a cirurgia, porque tinham verificado alguns novos cantores”, disse à Rolling Stone. O grupo seguiu sem Perry desde então. Após várias mudanças ao longo dos anos, a Jorney se apresentou no Rock in Rio 2024 com Arnel Pineda nos vocais.

+++LEIA MAIS: Apresentação do Journey no Rock in Rio deixa a desejar e provoca críticas

Sammy Hagar e Eddie Van Halen em 1986 (Foto: Paul Natkin/Getty Images)

 

Van Halen e Sammy Hagar

Término: A gota d’água para a saída de Sammy Hagar do Van Halen foi a gravação da trilha sonora do filme Twister em 1995. O grupo tinha acabado de terminar uma longa turnê mundial e Hagar estava exausto na ocasião. Além do cansaço, os desentendimentos aumentaram durante a produção. "Fui demitido", disse Hagar à Rolling Stone em 2022. "Era Dia dos Pais, domingo de manhã, 9 horas da manhã. O telefone tocou e Eddie Van Halen disse: ‘você sempre quis ser um artista solo, então vá em frente e seja um'. Quando ele disse isso, eu voei para fora da cama como se tivesse visto um fantasma.”

Reunião: A banda começou a trabalhar com Gary Cherone – ex-vocalista do Extreme –, mas o resultado foi considerado um fracasso comercial. Hagar voltou para uma turnê em 2004, mas o reencontro virou uma dor de cabeça principalmente porque Eddie estava exagerando na bebida. "Ele estava tão desafinado e tocando as músicas tão errado que houve momentos em que eu não conseguia cantar bem", disse Hagar.

Duração: Cinco meses. Nesse período, o grupo fez cerca de 80 shows entre junho e novembro de 2004. Mas Eddie e Alex Van Halen evitavam Hagar e o baixista Michael Anthony a maior parte do tempo. Quando o reencontro finalmente chegou ao fim, cada um seguiu seu rumo e eles nunca mais se falaram pessoalmente. Somente no final da vida de Eddie ele restabeleceu contato com Hagar por telefone e eles consertaram as coisas. No entanto, Eddie Van Halen morreu antes que eles pudessem se reencontrar.

+++LEIA MAIS: Sammy Hagar conta como foi forçado a sair do Van Halen

Mary Wilson, Diana Ross e Florence Ballard (Foto: Jeff Hochberg/Getty Images)

 

Diana Ross & the Supremes

Término: As coisas começaram a desandar para o grupo feminino The Supremes em 1967, após a demissão de Florence Ballard. Ela foi substituída por Cindy Birdsong e a banda passou a se chamar Diana Ross & the Supremes. No entanto, em 1970 Ross saiu para seguir carreira solo. O grupo continuou com Birdsong, a co-fundadora Mary Wilson e uma série de substitutos até 1977, quando decidiram se separar.

Reunião: Florence Ballard morreu em 1976, mas Ross, Wilson e Birdsong se reuniram para uma apresentação em 1983. Anos depois, em meio às ofertas lucrativas, a turnê Return to Love foi anunciada para o ano 2000.

Duração: Zero, o reencontro não teve exatamente uma duração. Segundo relatos, as diferenças no pagamento a cada integrante causaram o término – Diana Ross recebeu uma oferta de US$ 15 milhões pela turnê; Wilson recebeu uma oferta de US$ 2 milhões; Birdsong recebeu apenas metade disso. Na tentativa de negociar os valores, Wilson e Birdsong rejeitaram a oferta, mas os promotores responderam oferecendo substitutas. O resultado foi que  Scherrie Payne e Lynda Laurence se juntaram a Diana Ross, apesar de elas nunca terem trabalhado juntas. Em meio às críticas negativas, a turnê chegou ao fim após 13 shows. No reencontro, Ross, Wilson e Birdsong não chegaram a subir no palco juntas.

Jack Bruce, Ginger Baker e Eric Clapton (Foto: Susie Macdonald/Redferns)

 

Cream

Término: O baixista Jack Bruce e o baterista Ginger Baker não se gostavam antes mesmo de trabalharem juntos. Mas eles estavam entre os principais músicos da cena de blues rock londrina, e Eric Clapton queria se juntar com os melhores. O resultado é uma história de dois anos de sucesso, mas também brigas constantes. No entanto, Clapton revelou que a inspiração para o fim da banda no final da década de 1960 foi uma crítica publicada na Rolling Stone. “A revista publicou uma entrevista conosco na qual estávamos realmente nos elogiando, e foi seguida por uma crítica que dizia o quão chata e repetitiva nossa apresentação tinha sido. E era verdade! Eu estava em um restaurante e desmaiei. Depois que acordei, imediatamente decidi que era o fim da banda", disse em 1985.

Reunião: A banda tocou algumas músicas na cerimônia do Hall da Fama do Rock and Roll de 1993, mas não fez nenhum show até 2005, quando se apresentou no Royal Albert Hall, em Londres. Na época, Jack Bruce estava se recuperando de um câncer de fígado, e Clapton prometeu a ele que fariam mais shows se a saúde do colega melhorasse.

Duração: Depois de cinco meses, a tensão entre Bruce e Baker falou mais alto. Em Nova York, eles se desentenderam sobre o nível dos sons no palco e nunca mais tocaram juntos. "De muitas maneiras, eu queria que tivéssemos se despedido no Royal Albert Hall", escreveu Clapton em suas memórias. "Mas a oferta era boa demais para recusar.”

+++LEIA MAIS: O que os Beatles, Bob Dylan e Cream têm em comum?

Outkast (Foto: Raymond Boyd/Getty Images)

 

Outkast

Término: Em 2003, a dupla lançou o álbum duplo Speakerboxxx/The Love Below. Como cada parte do álbum é fruto de trabalhos solo de Big Boi e Andre 3000, o disco é visto como um sinal de que eles já tinham visões diferentes. No entanto, o hit “Hey Ya” se tornou um sucesso e embalou o álbum Idlewild, lançado em 2006. Eles se separaram logo em seguida.

Reunião: O Outkast se reencontrou em 2014 para uma série de apresentações em festivais, mas sem shows significativos fora dos grandes eventos.

Duração: Seis meses. Foi o tempo que o Outkast levou para participar dos festivais, tocar em shows especiais e juntar uma boa grana. Big Boi retomou sua carreira solo depois disso, e André 3000 se afastou da música até o final de 2023, quando lançou New Blue Sun, um disco instrumental de flauta.

Buffalo Springfield em 2011 (Foto: FilmMagic)

 

Buffalo Springfield

Término: A banda norte-americana Buffalo Springfield esteve em atividade entre 1966 e 1968. Nesse período, eles gravaram três álbuns, fizeram uma série de shows e enfrentaram várias reformulações. Apesar dos problemas de imigração enfrentados pelo baixista canadense Bruce Palmer, foi Neil Young quem teve o papel central no término. Ele deixou o grupo em três oportunidades diferentes, até que em 1968 a banda fez um show de despedida na Califórnia.

Reunião: Buffalo Springfield se reuniu algumas vezes em meados dos anos 1980, mas não tocou em público até o Bridge School Benefit de 2010 – Bruce Palmer e o baterista Dewey Martin já haviam morrido –. A formação principal de Young, Stephen Stills e Richie Furay tocou um set acústico que os inspirou a anunciar uma breve turnê 2011, com planos para uma expansão.

Duração: A reunião durou sete meses e resultou em nove shows. Mais uma vez, Young se afastou e optou por fazer uma turnê com a banda Crazy Horse. "Eu estaria em uma turnê do meu passado pelo resto do tempo", Young disse à Rolling Stone . "Eu tenho que ser capaz de seguir em frente. Stephen Stills também não estava entusiasmado: "Nós deveríamos trabalhar durante a maior parte do verão. Isso me deixou em apuros por três trimestres e arruinou meu planejamento financeiro.”

+++LEIA MAIS: Buffalo Springfield adia turnê de reunião

Beach Boys em 2012 (Foto: Mike Moore/Getty Images)

 

The Beach Boys

Término: Os Beach Boys nunca se separaram de fato. Mas a formação foi mudando por causa da morte de integrantes ou conflitos internos. Em 1998, Mike Love participou de uma turnê com Bruce Johnston e outros integrantes não originais. Enquanto isso, Brian Wilson e Al Jardine fizeram turnês solo, eventualmente unindo forças em 2006. Mesmo sem um fim definitivo, houve espaço para ressentimentos, como no caso em que Love processou Wilson em 2005 por um disco promocional do álbum solo Smile que usava imagens da banda.

Reunião: Todos deixaram as diferenças de lado para celebrar os 50 anos da banda em 2012. Os integrantes originais anunciaram um novo álbum e uma turnê mundial.

Duração: Cinco meses. Os Beach Boys fizeram 50 shows entre abril e setembro de 2012 antes de Mike Love dizer à imprensa que estava tudo acabado. Brian respondeu dizendo que foi pego de surpresa pelo anúncio. Eles apareceram juntos em diversos eventos públicos nos últimos anos, mas nunca mais tocaram juntos.

+++LEIA MAIS: Brian Wilson, cantor dos Beach Boys, é posto sob tutela; entenda

The Velvet Underground em 1996 (Foto: Mitchell Gerber/Corbis/VCG via Getty Images)

 

The Velvet Underground

Término: O Velvet Underground teve um impacto significativo no mundo da música, mas na realidade não foi um grupo comercialmente bem-sucedido. A separação começou em 1968, quando Lou Reed demitiu o co-fundador John Cale. A vaga foi assumida por Doug Yule e o grupo seguiu em outra direção com os discos The Velvet Underground (1969) e Loaded (1970). No entanto, Reed deixou a banda antes de Loaded chegar às lojas. Houve mais um LP, Squeeze (1973), que não apresenta nenhum integrante original além de Doug Yule.

Reunião: John Cale e Lou Reed se reconectaram no funeral do artista e diretor Andy Warhol em 1987. Eles planejaram o álbum Songs for Drella (1990) como uma homenagem ao amigo. O próximo passo foi trazer a baterista Maureen Tucker e o guitarrista Sterling Morrison de volta ao grupo e realmente reunir a banda. Eles fizeram uma turnê pela Europa em 1993 e tocaram um set repleto de clássicos do Velvet Underground.

Duração: Dois meses. Eles conseguiram passar pela turnê europeia praticamente sem incidentes, mas a viagem pelos EUA e um especial do MTV Unplugged foram cancelados quando Reed e Cale começaram a brigar novamente. Eles se reuniram mais uma vez quando foram introduzidos no Hall da Fama do Rock and Roll em 1996, mas foi um caso isolado.

Jefferson Airplane em 1989 (Foto: Tim Mosenfelder/Getty Images)

 

Jefferson Airplane

Término: A banda de rock psicodélico Jefferson Airplane passou por intensas mudanças durante duas décadas, até que se transformou em Starship na década de 80. O grupo ficou sem nenhum representante original em 1988 com a saída da vocalista Grace Slick.

Reunião: Slick se juntou novamente com o Jefferson Airplane em 1989 para uma reunião com quase todos integrantes originais. Eles gravaram um álbum homônimo, mas o trabalho recebeu críticas negativas.

Duração: Pouco mais de dois meses. Depois que Slick completou suas obrigações com a turnê de reunião, ela reavaliou sua vida. Apesar de todas as recompensas financeiras que ela teria recebido se tivesse permanecido no Jefferson Airplane e continuado a turnê, ela decidiu dissolver a banda e se afastar da música. Atualmente existem os grupos dissidentes Starship e Jefferson Starship, mas Jefferson Airplane acabou com a aposentadoria de Grace Slick em 1989.

banda LISTA fim reunião reencontro termino addiction Jane's

Leia também

"Não há dúvida de que as pessoas estão amando", diz Joss Stone sobre shows no Brasil


Literal, Joss Stone não queria celebrar 20 anos de carreira no 21º ano: "Não conseguiria"


Joss Stone traz celebração de 20 anos de carreira para o Brasil: "Crescemos juntos"


Gwen Stefani anuncia primeiro álbum solo após sete anos


Indicados ao Grammy Latino, Alok e artistas indígenas apresentam 'O Futuro É Ancestral' no Global Citizen


Dualidade: Aka Rasta lança segundo álbum da carreira; veja