- David Bowie em 1978 (Foto: Kirmes/dpa/Corbis) / Elvis Presley (Foto: NBC)

David Bowie: Como astro homenageou Elvis Presley em seus últimos anos de vida?

David Bowie descrevia Elvis Presley como seu 'grande herói' e decidiu homenageá-lo em seu último disco

Marina Sakai (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 26/09/2021, às 11h00

David Bowie, uma inspiração para tantos com sua icônica trajetória na música, também tinha um ídolo: o também conhecido como Rei do Rock, Elvis Presley. O autor de "Space Oddity" descrevia-o como "um grande herói" e fez uma homenagem ao astro em seus últimos anos de vida, antes de morrer em janeiro de 2016, após uma batalha contra o câncer no fígado, de acordo com informações do Express UK.

Além de ambos terem se tornado nomes históricos para a indústria fonográfica, você sabia que Elvis Presley e David Bowie dividiam o aniversário? Os dois nasceram em 8 de janeiro e o Camaleão do Rock "era estúpido o suficiente para acreditar que isso realmente significava algo." De qualquer maneira, havia alguma conexão ali: o último disco de Bowie, Blackstar, lançado em 8 de janeiro de 2016, tinha uma conexão com o Rei do Rock.

+++LEIA MAIS: Beatles: O dia em que Paul McCartney, John Lennon e David Bowie quase formaram supergrupo [FLASHBACK]


Blackstar foi um retrato da situação do cantor na época: sofria com uma doença terminal e queria fazer de tudo para poder se expressar criativamente uma última vez. O título do disco tinha diversos significados, mas um deles era atrelado a Presley, quem gravou a canção "Black Star" para um filme homônimo em 1960.

O filme acabou estreando com o nome Flaming Star (ou Estrela de Fogo, no Brasil) e, por isso, Presley adaptou o nome da canção, que também discutia temas sombrios e principalmente a morte, assunto com o qual Bowie se identificou naquele momento de sua trajetória. Uma "estrela preta" também é o termo utilizado na medicina para descrever uma lesão cancerosa.

+++LEIA MAIS: A extravagante turnê de David Bowie com aranhas gigantes, ensaios de 12 horas e mais [FLASHBACK]

O título do disco foi a maneira que Bowie encontrou para homenagear seu herói. O Camaleão do Rock também quase produziu o disco final de Presley em 1977, segundo o cantor country Dwight Yoakam. A ideia não deu certo, infelizmente, pois o Rei do Rock morreu naquele ano: "Teria sido fantástico. É uma das maiores tragédias na história da música pop, uma das maiores oportunidades perdidas," disse Yoakam.

música disco rock morte câncer Elvis Presley david bowie Rei do Rock camaleão do rock blackstar

Leia também

Linkin Park: Popularidade da banda no Brasil aumenta após shows e "From Zero"


David Gilmour tenta vender mansão e descobre que imóvel é do Rei Charles


O Teatro Mágico anuncia ingressos da turnê "O Reencontro"; saiba mais


Cher revela que Tina Turner pediu conselho para abandonar marido abusivo


Lollapalooza Brasil anuncia novas atrações; confira line-up


Jason Bonham é dispensado da banda de Sammy Hagar: “chocado”