- David Gilmour, guitarrista do Pink Floyd (Foto: Francesco Prandoni / Getty Images)
ROCK

David Gilmour revela suas músicas mais 'perfeitas' e fala sobre futuros projetos musicais

O lendário guitarrista do Pink Floyd participou de uma entrevista com Rick Beato

Aline Carlin Cordaro (@linecarlin) Publicado em 18/12/2024, às 20h41

David Gilmour, eterno guitarrista do Pink Floyd, revelou em entrevista ao produtor e YouTuber Rick Beato quais músicas ele considera “perfeitas”. Quando questionado, Gilmour citou dois clássicos que marcaram a história da música. “Acho que muita gente diria Waterloo Sunset, comentou sobre o sucesso de 1967 do The Kinks. “E com certeza ela está entre as minhas favoritas.”

Além disso, Gilmour destacou o poder de Heartbreak Hotel, de Elvis Presley, e explicou por que considera essa música tão especial. “É uma gravação tão simples, com pouquíssimos instrumentos, mas cada detalhe é absolutamente mágico. Não dá para transmitir uma atmosfera de forma mais perfeita do que isso.”

O músico, que já havia elogiado essas canções no passado, voltou a reafirmar sua admiração. Em 2013, durante uma entrevista à BBC, ele descreveu Heartbreak Hotel como “uma gravação perfeita” e elogiou sua simplicidade. Já em uma sessão de perguntas e respostas em 2007, disse que Waterloo Sunset é “a música pop perfeita” e destacou que adoraria ter escrito a canção.

Eu adoraria ter escrito essa. É absolutamente incrível. Mas em termos de solo de guitarra, talvez seja ‘Albatross’ do Fleetwood Mac.

Sobre as músicas que marcaram Gilmour

Lançada como single em 1967, Waterloo Sunset integra o álbum Something Else by The Kinks. A faixa, que chegou ao segundo lugar das paradas britânicas, é vista como uma das grandes joias do pop britânico. Décadas depois, ela ainda figura em listas de melhores músicas de todos os tempos, como a da Rolling Stone, onde ocupou a 14ª posição.

Heartbreak Hotel, o primeiro grande sucesso de Elvis Presley, foi gravada em 1956 e logo alcançou o topo das paradas nos Estados Unidos. Composta por Mae Boren Axton e Tommy Durden, a música teve impacto imediato e se tornou uma das canções mais regravadas da história. Segundo Gilmour, ela é um exemplo de como “menos é mais” na música.

Planos para um novo álbum

Após o lançamento de seu último disco, Luck and Strange, em setembro de 2024, Gilmour não descarta novos projetos. Durante a entrevista, ele revelou que já planeja voltar ao estúdio com sua esposa e letrista, Polly Samson. “Nosso objetivo é revisitar algumas demos antigas, o que normalmente faz novas ideias surgirem também. Queremos começar isso assim que possível.”

Ao falar sobre seu processo criativo, o guitarrista comentou que as letras geralmente aparecem em estágios mais avançados da composição, com as melodias surgindo de maneira espontânea. “Às vezes, eu só fico cantarolando coisas como ‘la la la’ até chegar em algo interessante”, explicou com humor.

Quando questionado sobre como sabe que uma música está finalizada, Gilmour foi sincero: “Você sente que está brilhante quando sai da sala de controle. Mas sempre há aquele pensamento, um ano depois, de que poderia ter feito algo diferente.”

 

Pink Floyd david gilmour

Leia também

O surpreendente (ou não?) álbum de rock mais vendido em 2024


O músico do Aerosmith que superou mais rapidamente o fim da banda


De David Bowie a Metallica e Justin Bieber: Conheça os desgostos musicais de Keith Richards


Billie Eilish fala sobre a emoção de ouvir fãs cantando 'The Greatest' em seus shows


MC Cabelinho explora sons e sentimentos em novo álbum


Gracie Abrams descreve o clima nos bastidores da The Eras Tour: 'parecia o último dia de aula'