Billie Eilish, Shawn Mendes e The Weeknd abriram shows para outros artistas e, depois, alcançaram o estrelato em suas próprias carreiras
Marina Sakai (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 21/08/2021, às 14h00
Como nascem os grandes artistas? Muitas vezes, seguindo os passos de suas inspirações. Alguns chegam à fama instantaneamente, ou após o lançamento das primeiras músicas; a maioria percorre um longo caminho até o estrelato — antes de saírem em suas próprias turnês, abrem os shows de outros músicos.
Esse foi o caso, por exemplo, de The Weeknd, Billie Eilish e Shawn Mendes, três dos maiores nomes da indústria musical atualmente. Pensando nisso, separamos alguns detalhes sobre suas trajetórias — de artistas de apoio à atrações principais. Confira abaixo:
Abel Tesfaye, mais conhecido pelo nome artístico The Weeknd, é um dos maiores artistas da atualidade — dono de três Grammys, vendeu mais de 70 milhões de discos apenas nos Estados Unidos e foi eleito uma das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2020 pela revista Time. O cantor-compositor ganhou maior destaque após o lançamento de “The Hills,” sua primeira música a alcançar o topo da Billboard Hot 100.
The Weeknd, no entanto, começou como um projeto de R&B em Toronto, no Canadá. Tesfaye começou a publicar faixas no Youtube e gravar mixtapes e, em 2012, apresentou-se pela primeira vez no festival norte-americano Coachella. Em 2013, juntou-se a Justin Timberlake como artista de apoio em seis shows da The 20/20 Experience World Tour.
Desde então, lançou discos e diversos outros sucessos como "Can't Feel My Face" e “Blinding Lights” — esta última, lançada em 2020, está até hoje nas paradas e quebrou o recorde de músicas com mais tempo no Hot 100, com 88 semanas até o momento de publicação deste texto. Além disso, The Weeknd colaborou com diversos grandes artistas como Ariana Grande, Travis Scott e SZA.
Shawn Mendes, autor de "Stitches" e "Señorita," talvez tenha o sucesso mais improvável dos três: começou a carreira no aplicativo Vine em 2013 e ganhou popularidade por meio dos covers de músicas de sucesso, com a voz melódica acompanhada apenas de um violão. O projeto mais recente do cantor e compositor canadense é o disco Wonder, lançado em 2020, o qual alcançou o primeiro lugar no Billboard 200.
Entre o Vine e Wonder, Mendes abriu shows de diversos grandes artistas. Em 2014, por exemplo, apoiou Austin Mahone na turnê Austin Mahone: Live on Tour, ao lado do grupo vocal Fifth Harmony e da banda britânica The Vamps, em todas as apresentações na América do Norte.
A primeira canção de Billie Eilish a estourar foi "ocean eyes," depois que a cantora e compositora publicou a música no SoundCloud, em 2016. Desde então, tornou-se um fenômeno: é a artista mais jovem com indicações às seis categorias principais do Grammy e seu segundo disco, Happier Than Ever (2021), estreou no topo da Billboard 200.
No começo da carreira, porém, Eilish abriu alguns shows da turnê High as Hope de 2018 da banda indie Florence and the Machine, que incluiu canções como "Dog Days Are Over" e "Shake It Out." Algumas performances também tiveram outras artistas de sucesso posterior, como St. Vincent e Lizzo.
+++ CONFIRA TUDO SOBRE A BANDA 5 SECONDS OF SUMMER!
Linkin Park: Popularidade da banda no Brasil aumenta após shows e "From Zero"
David Gilmour tenta vender mansão e descobre que imóvel é do Rei Charles
O Teatro Mágico anuncia ingressos da turnê "O Reencontro"; saiba mais
Cher revela que Tina Turner pediu conselho para abandonar marido abusivo
Lollapalooza Brasil anuncia novas atrações; confira line-up
Jason Bonham é dispensado da banda de Sammy Hagar: “chocado”