Agora como dupla, Depeche Mode anunciou o disco Memento Mori, além de turnê mundial; sem Brasil por enquanto
Dimitrius Vlahos Publicado em 04/10/2022, às 10h31
Depeche Mode está, oficialmente, de volta! Banda anunciou primeiro disco e turnê após morte de Andy Fletcher - tecladista e fundador do trio. Dave Gahan e Martin Gore seguem como dupla e devem lançar Memento Mori no outono de 2023.
"A tradução direta de Memento Mori é: 'Lembre-se que você deve morrer,'" Gaham mencionou em entrevista à Rolling Stone EUA. "Muitas das músicas chegam a esse lugar de nos lembrar que o tempo está passando e como aproveitamos isso de uma forma positiva," completou. Gore foi quem ouviu a frase em latim de um amigo: "Pensei: 'Que ótimo nome de disco para as músicas que já escrevemos.'"
+++ LEIA MAIS: Morre Andrew Fletcher, fundador do Depeche Mode, aos 60 anos
A turnê começa em março e deve passar por arenas e estádios na América do Norte e Europa. Depeche Mode, inclusive, foi escalado como um dos headliners do Primavera Sound em Barcelona e Madri. Serão os primeiros shows da banda sem Andy.
"Obviamente, todos pensarão que as músicas foram escritas rapidamente após a morte de Andy, mas tudo já estava pronto. Andy morreu quando estava pronto para começar. Gosto da ideia de 'memento mori' de uma forma positiva,' tipo 'viva todos os dias e faça o máximo em seu tempo aqui'," Gore continuou.
+++ LEIA MAIS: Depeche Mode revela causa da morte de Andrew Fletcher, fundador da banda
"Será a primeira vez fazendo algo assim sem Fletch. Quando um evento como esse acontece na sua vida, as músicas mudam. Elas ganham formas e significados diferentes ao cantar. Ao gravar as vozes, refleti sobre todo tipo de coisa, mas Fletch esteve muito presente em minha mente," disse Gahan.
Embora Gore escrevesse a maioria das canções, enquanto Gahan canta, a ausência de Fletcher no estúdio com a banda foi muito sentida. Eles voltaram a se reunir em julho para completar o álbum. Apesar de todas as músicas terem sido escritas antes da morte do integrante, disco ainda passa por retoques.
"Não vamos substituir Fletch, não há motivo para isso. Seria impossível. Houve apenas um Fletch, tenho certeza disso," Gahan afirmou. Para subir ao palco sem o tecladista, eles trabalham com o multi-instrumentista Peter Gordeno e o baterista Christian Eigner, que já atuavam como integrantes da turnê desde os anos 1990.
Confira datas da turnê do Depeche Mode:
Childish Gambino cancela turnê na Oceania por recuperação de cirurgia que demora 'mais que o esperado'
Nova música do Mötley Crüe começou a ser criada no Brasil
Pete Townshend fala sobre depressão: “acordo com pensamentos suicidas”
O pior disco do R.E.M. na opinião de Mike Mills
Linkin Park: Popularidade da banda no Brasil aumenta após shows e "From Zero"
David Gilmour tenta vender mansão e descobre que imóvel é do Rei Charles