- Chuck, Capilé e Jadsa (Foto: Murilo Amancio) | Ana Cañas (Foto: Vitor Peracetta) | Lucas Silveira (Foto: Vitor Peracetta)

Do quintal ao Brasil: a celebração do cenário brasileiro independente em um EP exuberante; conheça o Lagunitas De Quintal [ENTREVISTA]

Beeshop (projeto de Lucas Silveira), Ana Cañas, Raquel, Jadsa, Dead Fish e Sugar Kane protagonizam as seis faixas que compõem o EP De Quintal

Isabela Guiduci Publicado em 25/10/2021, às 11h00

Celebrar o cenário independente da música brasileira - do rock ao pop - de um modo intimista e original é a proposta do Lagunitas De Quintal. O projeto musical da cervejaria busca movimentar os holofotes da cena nacional em um EP que promete emocionar e arrepiar com a potência das produções e composições. 

Como sugere o nome, o De Quintal foi criado e gravado em um espaço que remete ao quintal, reforçando a ideia intimista e caseira do projeto. O EP soa como um frescor exuberante à cena nacional em um mundo que, gradualmente, busca encontrar a nova realidade pós-pandêmica; e o disco chega para lembrar os múltiplos significados da música nacional.

+++LEIA MAIS: Dead Fish chega aos 30 anos mais necessário do que nunca: 'Nosso trabalho é contestar o fascismo' [ENTREVISTA]

Seis nomes foram escolhidos para protagonizar as faixas que compõem o EP - sendo duas releituras e quatro canções inéditas. Os artistas responsáveis por representar o cenário independente nesse projeto são Ana Cañas, Beeshop (Lucas Silveira), Sugar Kane, Dead Fish, Raquel (Ex-As Baías) e Jadsa
 

Raquel (Foto: Vitor Peracetta)

Para a criação, o processo não poderia ser diferente; tudo aconteceu em uma réplica de um quintal, preparado pela Lagunitas. Localizado no Estúdio Forno, em São Paulo, o espaço recebeu os músicos ao longo de dez dias de gravação; seguindo, claro, todas as recomendações previstas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). 

+++LEIA MAIS: As Baías chegam ao fim após 6 anos de carreira

A Rolling Stone Brasil foi convidada para acompanhar o processo de gravação de Lucas Silveira (aqui como Beeshop), conduzida também pelos produtores Chuck Hipolitho e Alexandre Capilé, sócios do Estúdio Costella. A partir disso, a RS Brasil pôde compreender a proposta do Lagunitas de Quintal - e a deliciosa ideia da cervejaria em lançar um projeto ousado e expressivo como esse. 

Por que o Quintal?

Sugar Kane (Foto: Vitor Peracetta)

O quintal de casa, seja o próprio, de algum familiar ou conhecido, pode ser um espaço surpreendente de criação e ideias fabulosas. Bandas de garagem, artistas de porão, escritores de quarto; os espaços caseiros têm potencial para abrigar o início de uma história memorável. Com a Lagunitas foi assim - e o fundador Tony Magee não pensou pequeno desde o início em 1993, como contou Lucas Pires Barbosa, gerente de marketing da marca no Brasil.

+++LEIA MAIS: Rosa Neon anuncia fim da banda com ode à amizade em 'A gente é demais': 'Cada um conseguiu sugar algo positivo da pessoa ao lado' [ENTREVISTA]

Apaixonado por cachorros, cerveja e música, Magee apostou na criação do produto artesanal no quintal de casa na Califórnia, Estados Unidos. O criador quis encontrar uma maneira de unir todas as paixões em uma cervejaria. Por essa razão, a marca nasce com o objetivo de também se conectar com artistas independentes.

O Lagunitas de Quintal, feito e pensado pela Lagunitas Brasil, simboliza essa potente relação entre a cervejaria e a cena independente. "Meio que a missão de Lagunitas com a música independente é dar palco para essas bandas que talvez não teriam esses lugares. Esse é um trabalho que vem sendo feito desde o começo da marca e [...] aqui no Brasil estamos tentando continuar da melhor maneira possível," explicou Barbosa

+++ LEIA MAIS: Tuyo é a banda que você deveria parar o que está fazendo e escutar agora [ANÁLISE]

Os artistas foram escolhidos significativamente para relembrar a força desse cenário em solo nacional. Afinal, estamos falando de nomes consagrados como Ana Cañas, Beeshop (Lucas Silveira), Sugar Kane e Dead Fish; além de icônicos expoentes da cena atual com as representantes Raquel (Ex-As Baías) e Jadsa.

"Conseguimos reunir bandas [e artistas] que são de extrema referências nas próprias cenas. [...] Reunimos vários núcleos das cenas independentes em um disco só. Existem muito mais núcleos, mas nesse, temos seis e isso é fantástico para gente," afirmou ainda Pires Barbosa.

+++LEIA MAIS: Lucas Silveira entrevista Zander e Zander entrevista Lucas Silveira - e juntos lançam 'Desalento' [ENTREVISTA]


O projeto 

Chuck Hipolitho, Lucas Silveira e Alexandre Capilé (Foto: Vitor Peracetta)

Em meio aos sons da rua e canto dos pássaros, o quintal da Lagunitas ressoa com as músicas apresentadas e ideias discutidas ali. O espaço transborda um aspecto caseiro com um chão quadriculado e um sofá laranja recheado de almofadas. Da estética à criação: cada faixa ganhou uma essência natural.

O vocalista da Fresno e autor do projeto Beeshop, Lucas Silveira, e os produtores Chuck Hipolitho e Alexandre Capilé (Capilé também é integrante do Sugar Kane) refletiram em roda de conversa no quintal da Lagunitas sobre cenário independente, streaming e a proposta autêntica do EP De Quintal.

+++ LEIA MAIS: Skank, Fresno e mais: a origem do nome de 11 bandas brasileiras de rock [LISTA]  

"O projeto, antes de tudo, é uma vontade de ajudar uma cena e alguns artistas; é mostrar que podemos voltar a fazer e falar sobre um tipo de coisa depois de um tempo que ficamos isolados e sozinhos. Nosso mercado foi demolido por causa da pandemia. Mas, ao mesmo tempo, instigou a criatividade como ser quem você é nas redes sociais," afirmou Chuck.

Ele acrescentou: "Eu estava [hoje] botando o microfone na bateria aqui e falando: 'Nossa não acredito que estou escolhendo onde é que vai ficar o microfone para tirar um som.' Isso é um negócio que não fazemos há muito tempo, que eu estava há muito tempo sem fazer. É uma oportunidade de juntar essa galera, ouvir essas composições que entram no disco e ainda poder explorar um quintal para gravar."

+++ LEIA MAIS: Fresno arrecada 100 toneladas de mantimentos em live de ‘quarentemo'

Segundo Lucas Silveira contou, ele teve a oportunidade de conhecer a sede da fábrica da cervejaria nos Estados Unidos e entender a conexão da marca com o cenário independente: "Historicamente, a Lagunitas pela região que é, pelos artistas com quem se envolve. Fui para lá e os caras me contaram toda a história - eles têm um órgão na fábrica. […] É uma ligação com música que não é patrocinar," disse. 

Chuck pontuou sobre a relação da marca, fundada em casa, com as bandas e artistas que vêm de espaços caseiros: "Para a gente, é como você vir da garagem. Você produzir cerveja no quintal é como você ser uma banda que veio da garagem." Lucas Silveira completou: "[A Lagunitas] É independente de uma certa maneira, apesar de ser enorme no Brasil hoje."

+++LEIA MAIS: Young Lights brinca com experimentações em nova fase: 'É mais pop que Sonic Youth. Mas não pop como Mumford & Sons' [ENTREVISTA]

"Se você veio da garagem, se você veio do quintal e você chegou em algum lugar, você tem autenticidade. Isso é uma coisa que você não consegue comprar, e acho que a Lagunitas se identifica com isso," acrescentou Chuck.

Ainda, Capilé falou sobre a oportunidade de colaboração entre os artistas a partir do projeto De Quintal: "Proporciona encontros que talvez se não tivesse a marca proporcionando, talvez não rolaria […] Querendo ou não, isso também cria para você uma autoestima de: 'Que legal, tudo que eu fiz valeu a pena'."

+++LEIA MAIS: Tuyo transborda internacionalmente e mostra satisfação de ser ouvida por pessoas de diferentes continentes [ENTREVISTA]


A importância do cenário independente e a crescente do streaming

Dead Fish (Foto: Vitor Peracetta)

É inegável como o streaming mudou o consumo da música a partir da facilidade de conectar artistas, reproduzir canções, encontrar novas bandas, entre muitas outras oportunidades e desdobramentos. Consequentemente, o cenário independente também passou por transformações. 

Para Capilé, "o mercado acabou mudando para um formato que era no começo. Singles voltaram a ter valor como era nos anos 1960. Você só vai lançar um disco se você bombar o single. Era um negócio assim."

+++LEIA MAIS: Tuyo propõe novos diálogos e desdobramentos em Chegamos Sozinhos em Casa: 'É um experimento de popularização da nossa linguagem' [ENTREVISTA]

Enquanto isso, Lucas Silveira ponderou: "Possibilitou que eu ouvisse coisas que eu jamais conseguiria entrar em contato. Claro que estou dependendo de uma inteligência artificial - e ela sabe que ouvi duas músicas do The Strokes inteiras, então [o streaming] vai me mandar dez bandas tipo essa. Isso é fod* se você parar para pensar. Mas, é muito mais difícil hoje para um artista construir uma relação profunda com o fã."

Chuck também lembrou sobre a facilidade de distribuir a canção ao redor do mundo no próprio dia do lançamento: "Ao mesmo tempo que você pensa que é um mundo louco de possibilidade, é como você soltar um girino em um oceano."

+++LEIA MAIS: O conforto no desconforto da Tuyo em Chegamos Sozinhos em Casa Vol. 2 [REVIEW]

"Se você está gravando, é música cara. […] Hoje em dia, está mais na mão da galera. [Mas] O artista continua tendo que encontrar um jeito de se conectar com o público e de colocar alguma coisa que é nova, original e diferente. Isso continua igual, eu acho," completou. 


Os bastidores do processo criativo

A Lagunitas Brasil apostou em um processo criativo orgânico, original e intimista, que contou com supervisão de Chuck Hipolitho e Alexandre Capilé, ao replicar o quintal no Estúdio Forno. Os bastidores das gravações do EP podem ser acompanhados no Instagram dos artistas e no da cervejaria.

+++LEIA MAIS: Jovens imaginativos, autênticos e no quarto: o cenário do bedroom pop no Brasil [ENTREVISTA]

 


Quando sai o De Quintal?

De Quintal chega oficialmente para o público em novembro com releituras de Beeshop e Ana Canãs, e inéditas de Sugar Kane, Dead Fish, Raquel (Ex-As Baías) e Jadsa; o projeto fica disponível em todas as plataformas digitais. A idealização e execução conta também com assinatura da Agência Lema.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

entretenimento música fresno notícia ep lucas silveira quintal Dead fish ep de quintal capilé sugar kane jadsa ana cañas chucky raquel as baías beeshop lagunista de quintal

Leia também

Linkin Park: Popularidade da banda no Brasil aumenta após shows e "From Zero"


David Gilmour tenta vender mansão e descobre que imóvel é do Rei Charles


O Teatro Mágico anuncia ingressos da turnê "O Reencontro"; saiba mais


Cher revela que Tina Turner pediu conselho para abandonar marido abusivo


Lollapalooza Brasil anuncia novas atrações; confira line-up


Jason Bonham é dispensado da banda de Sammy Hagar: “chocado”