Bastidores

Documentário inédito sobre Paul McCartney e Wings estreia em setembro

One Hand Clapping apresenta filmagens raras de 1974 que mostram o funcionamento interno da banda enquanto eles trabalham e tocam juntos no estúdio.

Rodrigo Tammaro

Publicado em 13/08/2024, às 16h22
COMPARTILHE
Paul McCartney (Foto: Divulgação) -

Enquanto se preparam para os shows da turnê no Brasil em outubro, os fãs de Paul McCartney têm uma nova oportunidade para conhecer mais detalhes da carreira do artista. 

Isso porque a Trafalgar Releasing e a Mercury Studios anunciaram o lançamento do documentário One Hand Clapping, que resgata a época em que McCartney se dedicou à banda Wings após a saída dos Beatles.

One Hand Clapping foca nos bastidores da gravação do álbum homônimo, em 1974, no icônico estúdio Abbey Road. O documentário apresenta imagens raras, entrevistas com a banda, conversas com a equipe criativa e muito mais.

A exibição será exclusiva nos cinemas a partir de 26 de setembro.

+++LEIA MAIS: Paul McCartney e Wings anunciam lançamento de álbum gravado em 1974

É muito bom relembrar aquele período e ver este pequeno show ao vivo que fizemos. Fizemos um barulho muito bom, na verdade! Foi um ótimo momento para a banda, começamos a ter sucesso com Wings, o que já vinha acontecendo há muito tempo", disse Paul McCartney.

Além do documentário dirigido por David Litchfield, o filme conta com as inéditas Backyard Sessions, com versões acústicas cantadas por McCartney. Os destaques incluem a música "Blackpool" e covers de canções importantes para o artista. É o caso, por exemplo, de "Twenty Flight Rock", que ele tocou para John Lennon quando eles se conheceram. A obra traz também uma abertura exclusiva de Paul McCartney e fotos Polaroid inéditas dos encontros.

One Hand Clapping registra um período de mudança no grupo depois da saída dos músicos Denny Seiwell e Henry McCullough. O filme intimista apresenta interpretações ao vivo em estúdio de clássicos da banda, incluindo "Live and Let Die", "Band on the Run", "Jet" e "My Love".

Durante as gravações, Paul fala sobre sua satisfação em trabalhar com o grupo e seu processo de composição. Os espectadores também podem ouvir os integrantes do Wings falando sobre a experiência de fazer parte da banda e trabalhar com McCartney. O artista ainda aparece se apresentando ao lado da esposa, Linda McCartney. Em outro momento, há cenas de exibições de karatê do baterista Geoff Britton.

+++LEIA MAIS: As 10 melhores músicas do Paul McCartney & Wings, segundo site [LISTA]

O documentário é uma celebração do legado duradouro de Paul McCartney e Wings. Ele capturou um momento em que o grupo encontrou e definiu seu som característico. A obra dá uma visão do funcionamento interno da banda enquanto eles trabalham e tocam juntos no estúdio.

As filmagens foram feitas originalmente em videoteipe, mas foram escaneadas e restauradas em 4K para a exibição nos cinemas.

Turnê no Brasil

Menos de um ano após a última passagem pelo Brasil, Paul McCartney volta ao País para shows em São Paulo (15/10 e 16/10) e Florianópolis (19/10), ainda com a Got Back Tour.

Fechar o ano de 2023 no Brasil foi uma experiência incrível. O carinho e o amor que vocês nos demonstraram em nossa última visita foram incríveis. Sabíamos que precisávamos voltar e ver vocês novamente. Vocês sabem como festejar e arrasar e estamos muito animados para retornar este ano”, disse o artista nas redes sociais.

Os ingressos para os shows de São Paulo em 15 de outubro e em Florianópolis no dia 19 já estão esgotados. Ainda existem ingressos para o show do dia 16 em São Paulo, no Allianz Parque. Mais informações estão disponíveis no site www.eventim.com.br.

TAGS: filme, Wings, Beatles, documentario, paul, mccartney