Quarto disco da cantora paraense chegou às plataformas em 18 de junho e é rico em influências que refletem a diversidade musical da região amazônica
Rodrigo Tammaro
Publicado em 07/08/2024, às 15h51A cantora paraense Dona Onete anunciou nesta quarta-feira (7) o lançamento da versão em vinil de seu quarto álbum, Bagaceira. A iniciativa faz parte do projeto Três Selos.
No disco, a artista celebra a vida, a riqueza e a diversidade da cultura do Pará e da Amazônia.
Bagaceira é o fim de uma festa. Viralizou, o povo se mistura e é um tititi É um falatório, um zumzumzum, é muita pavulagem no meio do pitiú. Daí toca brega, toca lambada, toca carimbó, toca guitarrada e pronto. E a Garça pelo meio, o Urubu também, todos se misturam. É uma mistura de Ver-o-Peso com Feira do Açaí", diz Dona Onete.
Cada faixa é uma história viva e ecoa as experiências de vida da cantora. O álbum é rico em influências que refletem a diversidade musical da região, além de apresentar uma cuidadosa seleção de músicas que celebram as tradições locais.
Ao falar sobre o trabalho, Dona Onete destaca que quis fazer uma mistura grande. E ela cumpre com o prometido.
Desde o banguê da faixa-título "Bagaceira", até a atmosfera festiva do Carimbó em "Curió Cantador" e "Festa no Ver-O-Peso", o disco é uma verdadeira celebração da música paraense.
A artista ainda prestigia o bolero em “Feitiço da Lua” e o brega em “Avesso do Avesso”. A lambada não fica de fora e marca presença na viciante “Lunlambumbarimbó” que conta com participação de Félix Robatto.
Dona Onete fez questão de participar de todas as etapas da nova produção, desde a escolha das músicas até o figurino da capa do disco que ela mesmo assina.
Eu tô muito feliz porque novamente eu falo das nossas coisas, daquilo que eu falo. Novamente vou seguir aquilo que o meu coração manda. Se for sucesso, é sal", comemora.
Bagaceira foi lançado nas plataformas de música no dia do aniversário da paraense – 18 de junho – e agora ganha uma edição especial em vinil 180g colorido pelo projeto Três Selos. A edição ainda conta com capa gatefold empastada e um encarte contendo conteúdo exclusivo assinado pela jornalista e pesquisadora Kamille Viola.
Com produção executiva da AmpliDiversão, o álbum tem patrocínio do Natura Musical através da Lei Semear, Fundação Cultural do Pará e Governo do Estado do Pará. Mais informações estão disponíveis em www.tresselos.com.
Ouça o disco a seguir: