- Ed Sheeran (Foto: Jeff Spicer / Getty Images)

Ed Sheeran vence processo por direitos autorais de ‘Shape of You’

Acusado por Sami Switch de plágio por 'Shape of You,' Ed Sheeran venceu a batalha judicial pelos direitos autorais do hit

Redação Publicado em 06/04/2022, às 10h43

Ed Sheeran venceu o processo por direitos autorais do hit “Shape of You.” O cantor britânico estava em uma disputa judicial com Sami Chokri, também conhecido como Sami Switch, e o produtor Ross O’Donoghue quem alegavam que a faixa tinha “linhas e frases específicas” da música deles, “Oh Why.”

A conclusão do caso aconteceu no Supremo Tribunal de Londres nesta quarta, 6, com Sheeran vencendo o processo. “Embora existam semelhanças entre o gancho OW (‘Oh Why’) e a frase OI (‘Oh I’), também existem diferenças significativas,” concluiu o juiz Antony Zacaroli. “Estou convencido de que o Sr. Sheeran não copiou inconscientemente ‘Oh Why’ ao criar ‘Shape of You’.”

+++ LEIA MAIS: Ed Sheeran: Sami Switch acusa cantor de plágio em ‘Shape Of You’: ‘Pega ideias emprestadas’

O julgamento se iniciou em março deste ano, quando a dupla acusou o músico de participar “consciente ou inconscientemente do hábito de se apropriar da habilidade composicional e do trabalho de outros compositores.” Chokri afirmou que enviou a faixa para o círculo íntimo de Sheeran em uma tentativa de trabalhar com o cantor, mas depois ouviu o refrão da música em “Shape Of You.”

No julgamento, Sheeran foi acusado pelo advogado de Chokri e O’Donoghue de “pegar emprestado ideias e as jogar em nas próprias músicas, às vezes ele reconhece, mas às vezes não” e que “depende de quem você é e se ele acha que pode se safar.”

+++ LEIA MAIS: Ed Sheeran se defende de acusações de plágio: 'Componho músicas originais'

Os advogados de Sheeran afirmaram ao Supremo Tribunal que o cantor e os co-escritores não se recordam de ouvir a faixa antes do processo e “negam veementemente” as alegações de cópia. "Construí uma longa e muito bem-sucedida carreira compondo músicas originais, tanto para mim, quanto para vários outros artistas. Não teria feito isso se eu tivesse o hábito de plagiar outros compositores," afirmou cantor durante julgamento.

música processo ed sheeran plágio oh why sami chokri shape of you ross o'donogue sami switch

Leia também

Lady Gaga no Brasil: Subsecretário do Rio de Janeiro confirma show da cantora em 2025


Como o Slipknot foi alvo de ódio de outras bandas em sua 1ª grande turnê


SZA promete mais músicas novas logo após lançar o álbum deluxe "Lana"


Beyoncé, Kendrick Lamar e mais: Confira as músicas favoritas de Barack Obama em 2024


Teimosia: MK e Edgar buscam resgatar a essência do rap clássico em EP


Toninho Geraes se emociona durante audiência sobre plágio contra Adele; gravadora encerra reunião sem proposta de acordo