Vocalista declarou ter passado por experiência de “quase-morte” que levou ao cancelamento de três shows da banda na Europa
Igor Miranda (@igormirandasite)
Publicado em 23/12/2024, às 13h39Eddie Vedder chega aos 60 anos nesta segunda-feira (23) na posição de um dos grandes vocalistas da história do rock. O frontman do Pearl Jam, um dos grupos mais populares a surgir na década de 1990, também desenvolveu carreira solo e envolveu-se com o Temple of the Dog, projeto em homenagem ao falecido Andrew Wood (Mother Love Bone, Malfunkshun).
Existia, porém, a possibilidade de não estarmos celebrando esta data. Meses atrás, o cantor disse ter passado por uma experiência de “quase-morte”, que levou ao cancelamento de três shows do grupo na turnê que promove o álbum Dark Matter (2024).
As apresentações ocorreriam em Londres (29 de junho) e Berlim (2 e 3 de julho). Oficialmente, a banda comunicou apenas “questões de saúde” para a decisão tomada, sem mais detalhes.
Ao retornar para os palcos, porém, o próprio Vedder tratou de oferecer informações. Durante show em Barcelona, no dia 6 de junho, disse em conversa com o público que as tais “questões de saúde” foram sofridas por ele próprio: uma dor no peito que “quase pareceu uma experiência de quase-morte”, em referência ao conjunto de visões e sensações frequentemente associadas a um suposto óbito iminente.
Conforme transcrição da ABC (via site Igor Miranda), ele disse:
“Quase pareceu uma experiência de quase-morte. Foi muito desconfortável e ficou assustador. Parecia que talvez não conseguisse respirar, talvez não conseguisse passar a noite, talvez tivesse que ir para o hospital.”
Em seguida, Eddie ampliou o discurso para destacar que não só ele, como “alguns de nós” sofreram com o problema. Dessa forma, o cantor deu a entender que outros integrantes do Pearl Jam tiveram questões de saúde nos últimos dias.
O artista continuou:
“Você simplesmente percebe o quão preciosa esta vida é, quão sortudos somos por viver em um planeta onde poderíamos tocar para pessoas incríveis como as pessoas aqui esta noite. Foi uma experiência intensa. Não me esquecerei disso tão cedo e não esqueceremos esta noite tão cedo.”
I have it here pic.twitter.com/vAjCcLtAJ4
— Seb (@sebthobald) July 6, 2024
Felizmente, não passou de um susto. Eddie Vedder está bem e retorna à estrada com o Pearl Jam no primeiro semestre de 2025. Entre os meses de abril e maio, a banda realiza uma turnê de 10 datas pelos Estados Unidos.
Não há outros compromissos confirmados além desta excursão. Em 2024, além de ter lançado o já mencionado álbum Dark Matter, o grupo realizou 37 shows em continentes como América do Norte, Oceania e Europa. Vedder e companhia não vêm ao Brasil desde 2018.
+++ LEIA MAIS: A forte crítica de Pearl Jam, Jon Bon Jovi e outros à IA: “ataque à criatividade”
+++ LEIA MAIS: A dura reação de Eddie Vedder à morte de Amy Winehouse
+++ LEIA MAIS: O disco de rock que é um “livro didático” sobre música segundo Eddie Vedder