Cantora precisou dar crédito retroativo a compositores de “Misery Business” pela autoria de “Good 4 U”, um de seus maiores hits
Igor Miranda Publicado em 15/09/2023, às 09h00
Desde que Olivia Rodrigo a lançou, em maio de 2021, a música “Good 4 U” é apontada como sendo inspirada demais em “Misery Business”, hit divulgado pelo Paramore em 2007. A situação se confirmou pouco tempo depois: em agosto daquele ano, a vocalista Hayley Williams e o guitarrista Josh Farro — responsáveis por criar a canção do grupo emo — foram incluídos como coautores do sucesso de Rodrigo, ao lado da artista e de seu produtor, Dan Nigro.
Apesar do anúncio da medida, não houve nenhum pronunciamento oficial de ambas as partes. Nem o Paramore, nem Olivia abordaram o assunto no comunicado que confirmava o acréscimo da autoria. A jovem artista, no entanto, conversou sobre o tema pouquíssimas vezes em entrevista.
Uma dessas ocasiões se deu recentemente, em declaração ao jornal britânico The Guardian. A fala da cantora não é tão direta, já que ela foi perguntada se a situação envolvendo “Good 4 U” a deixou receosa com as composições de seu próximo álbum, Guts.
“Eu era tão inexperiente sobre como a indústria da música funcionava, o lado litigioso… sinto que agora sei muito mais sobre a indústria e me sinto melhor equipada nesse aspecto. [Um possível escrutínio similar ao de ‘Good 4 U’] Não foi algo em que pensei muito.”
Em outro momento da entrevista, Rodrigo foi convidada a explicar se “Vampire”, um dos singles de Guts, seria uma indireta para Taylor Swift. Antes amigas, as cantoras romperam relação nos últimos tempos — também por questão de direitos autorais, já que Swift reivindicou a autoria de outra canção da colega, “Deja Vu”, por similaridades com “Cruel Summer”.
“Como posso responder a isso? Eu nunca quero dizer sobre quem é qualquer uma das minhas músicas. Nunca fiz isso antes em minha carreira e provavelmente não farei agora ou no futuro. Eu acho que é melhor não estabelecer que uma música fala sobre algo específico. Fiquei muito surpresa quando as pessoas pensaram isso.”
Outra rara ocasião em que Olivia Rodrigo se manifestou sobre o crédito retroativo ao Paramore se deu em entrevista à Teen Vogue, ainda em 2021. A cantora abriu o jogo sobre as críticas que recebeu pelo caso.
“Acho decepcionante ver as pessoas tirarem as coisas do contexto e desacreditarem o trabalho de qualquer jovem. Mas no fim das contas, estou muito orgulhosa e feliz em dizer que meu trabalho é ser compositora. Todas as músicas são inspiradas umas nas outras. Obviamente, eu escrevo todas as minhas letras com o coração e com a vida primeiro.”
A artista relatou ter criado a letra e a melodia de “Good 4 U”, certa manhã, enquanto tomava banho. E não negou que pode acabar se influenciando por outras canções do passado.
“O que há de tão bonito na música é que ela pode ser inspirada em músicas que foram lançadas no passado. Cada artista é inspirado por artistas que vieram antes deles. É um processo de compartilhamento divertido e bonito. Nada na música é novo. Há quatro acordes em cada música. Essa é a parte divertida – tentar tornar isso seu.”
Childish Gambino cancela turnê na Oceania por recuperação de cirurgia que demora 'mais que o esperado'
Nova música do Mötley Crüe começou a ser criada no Brasil
Pete Townshend fala sobre depressão: “acordo com pensamentos suicidas”
O pior disco do R.E.M. na opinião de Mike Mills
Linkin Park: Popularidade da banda no Brasil aumenta após shows e "From Zero"
David Gilmour tenta vender mansão e descobre que imóvel é do Rei Charles