Reunidos pela Converse na campanha Carnaval de (quem) Cria, trio de jovens criadores reimaginou o Carnaval do futuro em faixa exclusiva com produção de Parteum
Redação Publicado em 08/02/2024, às 10h00
Um Carnaval de All Stars: Whitney Marjoriê, Kalef Castro e Nicolas Lee uniram forças sob a batuta do produtor Parteum para desenvolver uma faixa que reinterpreta a festa mais democrática do Brasil. O resultado veio em “EmBrasa”, track exclusiva e oficial que integra a celebração da Converse, que em 2024 foca na autenticidade e na criatividade com o mote Carnaval de (quem) Cria.
Superando as expectativas de um hit carnavalesco, “EmBrasa” atravessa as referências do trio de jovens talentos, reunindo diferentes gêneros musicais, como funk, amapiano, rap e rhythm & blues.
“O carnaval é um período onde vemos as possibilidades sendo expostas, criadas e realizadas”, sintetizou Whitney sobre a relação da data com a sua arte. “Minha música conecta e fala com a essência, e o carnaval é a festa onde muita gente se permite a isso, assim minha música se conecta com o carnaval na conexão com a liberdade de ser, sentir e criar.”
Um experimentalismo compartilhado por Nicolas Lee, que aproveitou a experiência para explorar timbres que já está acostumado a usar dentro de um contexto diverso: “Do amapiano ao funk, deu pra experimentar muita coisa que provavelmente não pensaria em fazer sozinho, mas ainda mantendo minha estética sonora,” relembra.
O cantor também falou sobre a importância do carnaval na criação do trabalho que desenvolve, segundo ele: “Muito da sonoridade presente nele é usada como referência nos meus trabalhos, da bossa nova ao funk, não dá para não se inspirar na música e o gingado que o Carnaval oferece”.
Kalef explica que trouxe para a canção elementos das músicas, estilos e referências que consome e gosta de experimentar. O carnaval também esteve na mente dele e de todo o time ao longo do período em que trabalharam em “EmBrasa”. “Cada um trouxe sensações, desejos e lembranças de seus carnavais passados, e isso reflete no resultado.”
Com tantas vozes e diferentes expressões sobre a mesa, coube ao veterano Parteum organizar a bagunça boa do trio. Acompanhado por DJ Roger, DJ Derek e Amiri, ele sintetizou a criatividade diversa, criada pelos All Stars brasileiros da Converse em uma imersão de duas semanas:
“‘EmBrasa’ tem a identidade do Nicolas, da Whitney e do Kalef. Eu e a minha equipe estamos ali para fazer a composição funcionar bem. Da captação à masterização”, diz o produtor. Seu trabalho, segundo ele, seria o de garantir “boa captação, arranjo arrumado e mix pra fazer jus ao talento do trio”.
Ouça "EmBrasa" abaixo:
Mais que uma ação pontual para a Converse, “EmBrasa” marca também a possibilidade dos jovens criadores de construírem uma conexão comum norteada pela mais brasileira das festas. Um resgate ancestral, que remonta às raízes distintas de cada um dos três. Quem define a sensação é, novamente, Whitney:
“O Carnaval sempre foi muito vivo em minha família, então, não podia deixar de lembrar da rítmica da bateria da escola de samba. E pensamos sobre o que o Carnaval sempre traz, independente do tempo, no passado e no futuro, a conexão.”
Sobre a importância de carregar a composição com diversidade – não apenas musical, como também humana e social -, Kalef explica que, para ele, fazer Carnaval é também a realização de um sonho:
“Eu sou um homem gay, negro e periférico, que vem da Bahia para São Paulo com o sonho de estar em vários palcos nesse mundo, inclusive num trio de carnaval, então trouxe um pouco de quem sou, no que gostaria de ouvir e até mesmo produzir quando eu ainda só sonhava em ser artista.”
Quem completa o time de All Stars nessa jornada carnavalesca são as criativas Olivia Ribeiro e Stephany Alves, que protagonizam o clipe de “EmBrasa” ao lado dos três cantores. Elas tiveram um papel importante na elaboração da identidade visual.
"No fim, Acho que o Carnaval em sua essência é música, batida, ritmos a serem celebrados em festa e confraternização", comemora Nicolas Lee sobre o resultado da track - ao que Whitney Marjoriê concorda: "Eu canto porque a minha alma canta."
"EmBrasa" chegou às plataformas digitais nesta semana; confira abaixo o clipe da track - disponível às 18h desta quinta-feira (8):
Whitney, Nicolas Kalef, Olivia e Stephany são apenas alguns dos criadores que integram o time de All Stars da Converse. Ao redor do globo, a marca reforça seu compromisso com a criatividade em suas diversas expressões – e no Brasil não é diferente. A campanha Carnaval de (quem) Cria, promovida pela Converse no Brasil, reúne ainda outras referências, perspectivas e inspirações pessoais também em uma linha exclusiva de produtos.
Para a coleção temática de 2024, os tênis escolhidos foram o Chuck Taylor All Star Carnaval Preto, Chuck Taylor All Star Move Carnaval Branco, Chuck Taylor All Star Lift Carnaval Preto, Chuck 70 Carnaval Branco e o Chuck 70 Plus Carnaval Branco, todos trazendo uma iconografia que remete às festas de rua dessa época.
Além de estarem disponíveis no site oficial da Converse, a loja da marca no Shopping Cidade São Paulo terá uma ativação de customização de peças nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro, das 14h às 18h.
A loja vai oferecer o suporte de dois nomes conhecidos por criarem sobre os sneakers, a designer Maíra Botelho, que há mais de dez anos customiza e repara pares de tênis através de seu projeto Pimp My Sneakers (@pimpmysneakers), e a artista Artetrava (@artetrava), que vai customizar as roupas da Converse através da técnica de pintura livre.
Linkin Park: Popularidade da banda no Brasil aumenta após shows e "From Zero"
David Gilmour tenta vender mansão e descobre que imóvel é do Rei Charles
O Teatro Mágico anuncia ingressos da turnê "O Reencontro"; saiba mais
Cher revela que Tina Turner pediu conselho para abandonar marido abusivo
Lollapalooza Brasil anuncia novas atrações; confira line-up
Jason Bonham é dispensado da banda de Sammy Hagar: “chocado”