- Capa de Emidoina, disco visual de André Abujamra (Foto: Divulgação)

Emidoiña - Alma de Fogo: Animação do disco de André Abujamra resgata vínculo entre humanidade e natureza no pós-covid [REVIEW]

Após Emidoiña - Alma de Fogo, disco indicado ao Grammy Latino, André Abujamra aposta em mitologia e metáforas em representação audiovisual do projeto

Marina Sakai (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 17/10/2021, às 10h00

André Abujamra embarcou em um projeto diferente em 2018: ao longo de quatro discos, tinha o objetivo de dialogar com cada elemento da natureza — Água, Ar, Terra e Fogo. Alguns anos e 13 países depois, o artista lançou o álbum Emidoiña - Alma de Fogo em 2020, sobre o poder de destruição e regeneração das chamas. Agora, lançou uma representação audiovisual do trabalho.


Premissa de Emidoiña, de André Abujamra

A animação acompanha Iskandar, representação do próprio Abujamra, em uma missão para reencontrar o vínculo perdido entre humanidade e natureza. Parte do princípio que o mundo se rebelou contra os seres viventes, pois o Homem deixou o individualismo, a posse, vaidade e desejo dominarem. O filme é, basicamente, uma trajetória de herói: o protagonista atravessa rios, ultrapassa vulcões e enfrenta vilões tenebrosos para trazer de volta aquilo que não morre, o amor.

+++LEIA MAIS: NFT: como o futuro da venda da arte chegou no Brasil e porque conhecer novo modelo milionário de negócios

Abujamra é um homem de muitas profissões. Cantor, maestro, compositor, multi-instrumentista, ator, diretor é, acima de tudo, artista. Consciente para embutir algum aspecto de crítica social ou relação com o cenário presente — na época do lançamento do disco, a pandemia de covid-19 — o criador usou o fogo como metáfora para a doença, aquilo que destrói tudo.

Com desenhos em preto e branco que aparecem na tela no ritmo da música e uma incrível representação visual do som, Emidoiña carrega o público por uma trajetória repleta de simbologias com deuses egípcios e personagens mitológicos. A experiência é uma reflexão sobre de onde viemos e para onde vamos, a relação simbiótica entre vida e morte e como o amor une as pessoas — “ essa é a alma de fogo dos homens que queima e destrói, mas une o planeta,” de acordo com as palavras de Abujamra.

+++LEIA MAIS: Rock in Rio 2015: André Abujamra e André Moraes comandam mais um show de homenagens, desta vez a filmes de terror

Cada canção conta uma história própria, até chegar à música final, a qual conecta todas com o poder do fogo e da transformação. Mostra diversos alvos em formato de pessoas — da comunidade LGBTQ+, de religiões diferentes, raças e etnias variadas, pessoas com deficiências — e enfatiza como o fogo queima todas elas, sem distinção.

Por fim, Abujamra termina com uma nota otimista, a esperança de um mundo melhor. Tudo fica colorido — pela primeira vez na experiência audiovisual — com o Profeta sinalizando que a Terra agora é habitada pela paz, harmonia, liberdade e respeito. O fogo, portanto, cumpriu seu papel de destruição e regeneração. E a frase inicial do filme (“que todas as dores sejam lavadas pelo mar, que as lágrimas tristes virem pérolas”) finalmente passa a fazer sentido.

+++LEIA MAIS: “Desajustado”, André Abujamra desafia a chatice em O Homem Bruxa


Mais sobre o projeto

A ideia inicial para Emidoiña era ser apenas um disco e um show, mas o projeto audiovisual se desenvolveu com o tempo, graças ao período de isolamento em consequência da pandemia de covid-19. 

Com participações de grandes nomes como Criolo, Zélia Duncan, Chico César e o ator Rodrigo Santoro, o filme em animação produzido pela Openthedoor Studios e dirigido por Luciano Lagares participará do ANIMAGE - Festival Internacional de Animação de Pernambuco e chega às plataformas de streaming NOW, Vivo Play e Looke em 21 de outubro. O disco, por outro lado, foi indicado para o Grammy Latino 2021 na categoria Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa.

 

+++LEIA MAIS: Morre o ator e apresentador Antônio Abujamra, aos 82 anos, em São Paulo

filme música disco Review Grammy Latino André Abujamra álbum visual emidoina openthedoor Emidoiña - Alma de Fogo

Leia também

Rita Lee: Cantora deixou música inédita para Maria Bethânia antes de morrer


Obra inédita de Mozart é descoberta em Leipzig, Alemanha; entenda


Caio Luccas lança novo álbum pouco antes de cantar no Rock in Rio: 'Recorte de altos e baixos da minha vida'


"Não há dúvida de que as pessoas estão amando", diz Joss Stone sobre shows no Brasil


Literal, Joss Stone não queria celebrar 20 anos de carreira no 21º ano: "Não conseguiria"


Joss Stone traz celebração de 20 anos de carreira para o Brasil: "Crescemos juntos"