- Endless Summer Vacation de Miley Cyrus (Foto: Divulgação)

Endless Summer Vacation: Miley Cyrus lança disco mais afiado e independente da carreira

Miley Cyrus fala sobre amor-próprio em seu oitavo disco de estúdio, Endless Summer Vacation

Brittany Spanos (Rolling Stone EUA) / Tradução: Dimitrius Vlahos Publicado em 10/03/2023, às 14h26

Endless Summer Vacation, de Miley Cyrus, é a despedida perfeita para histórias conturbadas e uma mensagem de boas-vindas a novas oportunidades. Após o primeiro teaser "Flowers," hit pop sobre divórcio, a cantora focou na independência enquanto refletia sobre relacionamentos passados - finalmente aceitando a dor e novos amores.

O oitavo disco da estrela pop é tanto uma declaração sobre seguir em frente quanto uma fusão madura de toda sua história musical. Há momentos de pop, de acordo com a moda do rádio, combinado com country, rock psicodélico e sinterizadores dos anos 1980. O resultado é uma confirmação de seu poder artístico focado, conforme Cyrus parece ter se encontrado aos 30 anos. 

+++LEIA MAIS: Miley Cyrus revela trauma do divórcio com Liam Hemsworth: 'Tentarem me fazer parecer desleal'

Aqui estão algumas das primeiras impressões de Endless Summer Vacation:

Não é um disco sobre divórcio

Plastic Hearts continha as declarações mais diretas sobre o fim de seu relacionamento com Liam Hemsworth, Os dois passaram pelo "inferno" juntos, como ela menciona em "Jaded," experienciando um incêndio em casa e um casamento que acabou mais rápido do que todos esperavam. "Flowers" - e as incontáveis leituras de fãs sobre as potenciais referências à suposta infidelidade de Hemsworth- fizeram as pessoas pensarem que Cyrus estava trabalhando em um álbum inteiro sobre seu casamento. Mas, enquanto há pontos sobre o término - como na visceral "Muddy Feet," na qual canta 'Você cheira a um perfume que eu não comprei' - Miley está completamente no presente, feliz por chegar onde chegou.

Grande parte do álbum é focado na construção de romance e intimidade

Além do discurso de "Flowers," Cyrus foca no amor e sexo na maioria das músicas de Endless Summer Vacation. As faixas carregam a esperança de um novo amor e o fim das secas de romance e sexo, como o segundo single "River" mostra. Outras faixas, como "Rose Colored Lenses," "You" e "Violet Chemestry" estão repletas da sensação de encontrar um novo amante que faz com que você se sinta a única pessoa no mundo. Para ir um passo além, Miley até trabalhou em algumas dessas novas músicas com seu namorado mais recente, que é sua provável fonte de inspiração. Nos tapetes vermelhos, ela apareceu ao lado do músico Maxx Morando, que é creditado como compositor e produtor de “Handstand” e “Violet Chemistry.”

+++ LEIA MAIS: As 50 melhores músicas de Miley Cyrus, segundo a Rolling Stone EUA

As colaborações são surpreendentemente suaves

Com a confirmação de que Brandi Carlile e Sia estariam no álbum, muitos imaginaram que se tratava de grandiosos duetos entre as estrelas. Na verdade, Carlile e Sia oferecem lindas harmonizações em suas respectivas faixas, enquanto Cyrus continua no centro. Nos créditos, os colaboradores mais surpreendentes são Harmony Korine (“Handstand”), James Blake (“Violet Chemistry”) e Greg Kurstin (“Jaded”).

Miley é estranhamente mais autêntica quando exibe todas as suas versões criativas de uma vez

Desde seus dias de Disney, Cyrus passou por diferentes estilos musicais e afirmações sobre ela mesma. Sempre que mostrou uma nova versão de si, mergulhou com tudo, deixando o passado de lado no processo. Endless Summer Vacation é como uma destilação de toda a sua carreira musical, com todas as suas fases em harmonia. A produção ajuda a manter o som coeso enquanto permite que amigos antigos como Mike Will Made-It voltem e desbloqueiem algo novo com Cyrus. Em sua música, a artista nunca esteve tão focada, com o alvo na mira, atirando para matar.

Acima de tudo, o foco está em Miley

No centro de todas as canções há uma Miley independente, que reflete profundamente sobre o que significa ser sua própria parceira. Faixas como “Thousand Miles,” “Island” e “Wonder Woman” falam sobre a complexidade de ser o próprio sistema de apoio: a tristeza que frequentemente te leva a descobrir a liberdade e o alívio. Diferente de seus trabalhos passados sobre amor e intimidade, Cyrus evita a autodepreciação e dependência de canções antigas. Em vez de se apresentar como um problema, como fez na maior parte de Plastic Hearts, ela deixa claro que os fortes sobreviverão. 

música Pop Miley Cyrus Endless Summer Vacation<disco

Leia também

Lobão celebra os 50 anos de carreira com show nostálgico em São Paulo


Quem é Rosé, estrela do K-pop que viralizou ao lado de Bruno Mars no Brasil


Repleta de mistério, japonesa Ado traz show inédito para o Brasil


Cardi B cancela show em festival após ser internada por 'emergência médica'


Quando estreia 'GUTS', filme-concerto da Olivia Rodrigo, na Netflix? Veja o trailer


Como The Police quase jogou no lixo “Every Breath You Take”, segundo Andy Summers