O músico, que fez shows no Brasil com o Lemonheads recentemente, contou detalhes da noite em que ouviu o que se tornaria o 'In Utero', ainda em 1992
Heloísa Lisboa (@helocoptero) Publicado em 30/08/2024, às 14h27
Evan Dando, do Lemonheads, coleciona boas memórias dos anos 1990. Em entrevista à Rolling Stone Brasil, o músico relembrou uma noite de farra com Kurt Cobain, Dave Grohl e Krist Novoselic, do Nirvana.
Embora Dando tenha datado a memória de 1994, tudo aconteceu dois anos antes, quando ele se apresentou no Deck the Hall Ball. A história dessa noite de dezembro já foi contada e recontada pelo artista diversas vezes em entrevistas aqui e ali.
"Acho que um dos meus melhores momentos foi quando estávamos tocando com meu amigo, Mark Curry — com quem encontrei aqui em Martha's Vineyard —, e Krist [Novoselic] e Dave [Grohl] vieram me buscar", começou. "Estávamos em Seattle, tocando no Seattle Art Museum Steps."
O cantor ainda pontuou que Sarah McLaughlin, "de cabelo mais escuro", também se apresentou naquele dia.
"Krist e Dave me buscaram no final do show. Eles disseram: 'Venha com a gente'", continuou. "Bagunçamos no Mustang de Dave e pegamos o Kurt [Cobain]. Ele [Dave] esperou por uns 40 minutos. Ele queria ver a cara do Kurt quando ele me visse no banco de trás do carro. Kurt levou numa boa."
Nós tocamos, e eu toquei bateria. Nos divertimos até o amanhecer. Fomos até a casa de Krist, ouvimos música na jukebox e assistimos a diversas fitas estranhas e antigas que eles nunca tinham assistido. Foi bem divertido.
A festa regada a maconha e vinho foi, segundo Dando, um gostinho do que se tornaria o In Utero (1993). Entre as músicas que o vocalista do Lemonheads ouviu em primeira mão estava "Heart-Shaped Box".
"E aí ele morreu...", constatou Dando, mudando o tom da conversa. "Eu sei que ele sabia qual era a verdade. Foi como uma espécie de experiência espiritual precoce."
A turnê do Nirvana que passava pela Alemanha em 1994 precisou ser interrompida quando Cobain foi diagnosticado com bronquite e laringite. Ele seguiu para um hospital em Roma e, em 4 de março, teve uma overdose causada por champanhe e Flunitrazepam.
Amigos e a esposa do músico, Courtney Love, o convenceram a enfrentar uma reabilitação em Los Angeles, para ajudá-lo contra o abuso de drogas.
Cobain, no entanto, fugiu da instituição e voltou para Seattle, sem que Courtney soubesse. Um eletricista o encontrou morto na casa em Lake Washington Boulevard. Kurt teria tirado a própria vida em 5 de abril.
Foram encontradas doses altas de heroína no organismo do artista e uma espingarda ao lado de seu corpo.
Lady Gaga no Brasil: Subsecretário do Rio de Janeiro confirma show da cantora em 2025
Como o Slipknot foi alvo de ódio de outras bandas em sua 1ª grande turnê
SZA promete mais músicas novas logo após lançar o álbum deluxe "Lana"
Beyoncé, Kendrick Lamar e mais: Confira as músicas favoritas de Barack Obama em 2024
Teimosia: MK e Edgar buscam resgatar a essência do rap clássico em EP
Toninho Geraes se emociona durante audiência sobre plágio contra Adele; gravadora encerra reunião sem proposta de acordo