Família Real britânica considerava "Candle in the Wind" inadequada para o funeral da princesa Diana e tentou impedir a performance de Elton John
Redação Publicado em 31/12/2021, às 12h20
A Família Real britânica tentou impedir a performance de Elton John no funeral da princesa de Gales, Diana. Segundo documentos do governo recém-divulgados, o reitor de Westminster enviou um apelo pessoal ao Palácio de Buckingham, em 1997, para autorizar a participação musical do cantor.
Um dos momentos mais marcantes do funeral da princesa Diana foi a performance de Elton John, com "Candle in the Wind". A música, composta originalmente após a morte de Marilyn Monroe, em 1962, foi reescrita para a apresentação real.
No entanto, segundo documentos dos Arquivos Nacionais do Reino Unido obtidos pela Sky News, o Palácio de Buckingham resistiu à iniciativa, com a preocupação da nova letra da canção ser "muito sentimental.”
A insatisfação da família real com a mudança na canção levou a Abadia de Westminster a contratar um saxofonista reserva, caso o palácio não permitisse a apresentação de John. No entanto, o Reverendíssimo Dr. Wesley Carr, Reitor da Abadia de Westminster na época, conversou com à realeza para reconsiderar a decisão.
+++LEIA MAIS: Por que Elton John sofreu com Nirvana e Guns N' Roses? [FLASHBACK]
Na carta, o reitor destacou como a canção seria uma grande homenagem: "Respeitosamente, sugiro que qualquer performance clássica ou coral é imprópria. Melhor seria a música anexa de Elton John (conhecida por milhões e apreciada pela princesa), a qual seria poderosa."
O Reverendíssimo argumentou o pedido: “[Elton John] escreveu uma nova letra para a melodia amplamente tocada e cantada em todo o país em homenagem à Diana. Seu uso aqui seria criativo e generoso para os milhões que se sentem pessoalmente desolados: é a cultura popular na melhor forma."
+++LEIA MAIS: Elton John se arrepende de ter usado drogas: ‘Teria dito não’
O Palácio de Buckingham acabou permitindo a homenagem do cantor a amiga falecida. Ao conversar com a People em 2019, John ressaltou a importância do momento: “Em certo sentido, foi o maior show da minha vida - por quatro minutos, fui, literalmente, o centro das atenções do mundo - mas, não era um momento de Elton John, não era sobre a mim."
Confira a apresentação de "Candle in the Wind" por Elton John no funeral da princesa Diana:
+++LEIA MAIS: Ed Sheeran comenta amizade com Elton John: ‘Me liga todo dia’
Em 31 de agosto de 1997, uma Mercedes que transportava a princesa Diana e o namorado, Dodi Fayed, caiu em um túnel a menos de um quilômetro da Torre Eiffel, em Paris, Fraça.
O acidente matou Diana, Fayed e o motorista, Henri Paul. O funeral da princesa ocorreu em 6 de setembro de 1997, e cerca de 2,5 bilhões de pessoas em todo o mundo assistiram à cerimônia.
SZA promete mais músicas novas logo após lançar o álbum deluxe "Lana"
Beyoncé, Kendrick Lamar e mais: Confira as músicas favoritas de Barack Obama em 2024
Teimosia: MK e Edgar buscam resgatar a essência do rap clássico em EP
Toninho Geraes se emociona durante audiência sobre plágio contra Adele; gravadora encerra reunião sem proposta de acordo
Novo clipe do Viper homenageia Pit Passarell com cenas de seu penúltimo show
Brisa Flow fala sobre presença em festivais nos últimos anos: 'Resultado de muito trabalho'