- Elton John cantando "Candle in the Wind" no funeral da princesa Diana (Foto: Reprodução)

Família Real tentou impedir performance de Elton John no funeral da princesa Diana; entenda

Família Real britânica considerava "Candle in the Wind" inadequada para o funeral da princesa Diana e tentou impedir a performance de Elton John

Redação Publicado em 31/12/2021, às 12h20

A Família Real britânica tentou impedir a performance de Elton John no funeral da princesa de Gales, Diana. Segundo documentos do governo recém-divulgados, o reitor de Westminster enviou um apelo pessoal ao Palácio de Buckingham, em 1997, para autorizar a participação musical do cantor.

Um dos momentos mais marcantes do funeral da princesa Diana foi a performance de Elton John, com "Candle in the Wind". A música, composta originalmente após a morte de Marilyn Monroe, em 1962, foi reescrita para a apresentação real.

+++LEIA MAIS: Mariah Carey, Elton John e mais: Saiba quais foram as 10 músicas de Natal mais ouvidas no YouTube Brasil

No entanto, segundo documentos dos Arquivos Nacionais do Reino Unido obtidos pela Sky News, o Palácio de Buckingham resistiu à iniciativa, com a preocupação da nova letra da canção ser "muito sentimental.”

A insatisfação da família real com a mudança na canção levou a Abadia de Westminster a contratar um saxofonista reserva, caso o palácio não permitisse a apresentação de John. No entanto, o Reverendíssimo Dr. Wesley Carr, Reitor da Abadia de Westminster na época, conversou com à realeza para reconsiderar a decisão.

+++LEIA MAIS: Por que Elton John sofreu com Nirvana e Guns N' Roses? [FLASHBACK]

Na carta, o reitor destacou como a canção seria uma grande homenagem: "Respeitosamente, sugiro que qualquer performance clássica ou coral é imprópria. Melhor seria a música anexa de Elton John (conhecida por milhões e apreciada pela princesa), a qual seria poderosa."

O Reverendíssimo argumentou o pedido: “[Elton John] escreveu uma nova letra para a melodia amplamente tocada e cantada em todo o país em homenagem à Diana. Seu uso aqui seria criativo e generoso para os milhões que se sentem pessoalmente desolados: é a cultura popular na melhor forma."

+++LEIA MAIS: Elton John se arrepende de ter usado drogas: ‘Teria dito não’

O Palácio de Buckingham acabou permitindo a homenagem do cantor a amiga falecida. Ao conversar com a People em 2019, John ressaltou a importância do momento: “Em certo sentido, foi o maior show da minha vida - por quatro minutos, fui, literalmente, o centro das atenções do mundo - mas, não era um momento de Elton John, não era sobre a mim."

Confira a apresentação de "Candle in the Wind" por Elton John no funeral da princesa Diana:

+++LEIA MAIS: Ed Sheeran comenta amizade com Elton John: ‘Me liga todo dia’


Morte da Princesa Diana

Em 31 de agosto de 1997, uma Mercedes que transportava a princesa Diana e o namorado, Dodi Fayed, caiu em um túnel a menos de um quilômetro da Torre Eiffel, em Paris, Fraça.

O acidente matou Diana, Fayed e o motorista, Henri Paul. O funeral da princesa ocorreu em 6 de setembro de 1997, e cerca de 2,5 bilhões de pessoas em todo o mundo assistiram à cerimônia.

música Elton John canção cantar princesa diana Palácio de Buckingham família real britânica princesa de gales Candle in the Wind Reverendíssimo Dr. Wesley Carr funeral impedir

Leia também

SZA promete mais músicas novas logo após lançar o álbum deluxe "Lana"


Beyoncé, Kendrick Lamar e mais: Confira as músicas favoritas de Barack Obama em 2024


Teimosia: MK e Edgar buscam resgatar a essência do rap clássico em EP


Toninho Geraes se emociona durante audiência sobre plágio contra Adele; gravadora encerra reunião sem proposta de acordo


Novo clipe do Viper homenageia Pit Passarell com cenas de seu penúltimo show


Brisa Flow fala sobre presença em festivais nos últimos anos: 'Resultado de muito trabalho'