- Fausto Nilo (Foto: Divulgação)
HOMENAGEM

Fausto Nilo será o primeiro a receber Medalha UBC, da União Brasileira de Compositores

Na carreira, Fausto Nilo compôs músicas como "Pedras que cantam," "Santa fé," "Meninas do Brasil," "Pequenino cão" e "Pão e poesia"

Felipe Grutter (@felipegrutter) Publicado em 26/09/2024, às 10h47 - Atualizado às 11h28

Responsável por diversas composições gravadas por nomes como Maria Bethânia, Gal Costa, Ney Matogrosso, Fagner e Lulu Santos, o compositor e letrista Fausto Nilo será o primeiro homenageado pela União Brasileira de Compositores com a Medalha UBC.

Ao todo, o artista da cidade cearense Quixeramobim cadastrou 327 composições na UBC, além de 800 cadastradas na base do ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição). A entrega do reconhecimento está marcada para o dia 1º de outubro de 2024, em Fortaleza, Ceará.

+++LEIA MAIS: AFROPUNK: Anelis Assumpção e Yago Oproprio se apresentam no festival em SP; veja line-up

O intuito da UBC com a Medalha é celebrar um artista que inspirou e impactou a música brasileira com realizações artísticas, tanto como compositor quanto músico, intérprete e produtor. "Fausto Nilo é um orgulho da MPB e merecedor da primeira Medalha UBC, que marca também o fortalecimento de nossa filial e nosso compromisso com a música produzida no Ceará e em todo o Nordeste," afirmou Marcelo Castello Branco, diretor-executivo da instituição, em declaração à imprensa.

Este é um momento de enorme significado para a música brasileira e, especialmente, para a cena cultural do Ceará. A entrega da Medalha UBC ao Fausto Nilo não poderia ser mais justa e merecida, celebrando um dos maiores nomes da nossa música. Com a chegada da UBC em Fortaleza, reforçamos o compromisso com todos os gêneros e artistas que fazem a cena local pulsar.

Algumas das composições de Nilo são "Pedras que cantam," "Santa fé," "Meninas do Brasil," "Pequenino cão," "Pão e poesia," "Eu também quero beijar," "Amor nas estrelas," entre outras. Mesmo com tantos sucessos, Fausto Nilo não é muito associado com os trabalhos.

+++LEIA MAIS: Lily Allen exalta impacto de Chappell Roan na música: 'Mudando a cena'

"Quando passei a ser letrista, pensei muito nisso. Os caras da MPB mais antiga todos eram conhecidos pelas letras, e eu nunca seria. Mas sabe que achei legal? Nunca reclamei do anonimato," disse. "O cara do palco é que é nosso parceiro, ele que tem a função de transformar aquilo num espetáculo. Às vezes é como os tramoistas do teatro, os caras que movem a cena lá, no fundo do teatro, para que o espetáculo aconteça."

compositor homenagem letrista União Brasileira de Compositores ubc Medalha UBC Fausto Nilo

Leia também

SZA promete mais músicas novas logo após lançar o álbum deluxe "Lana"


Beyoncé, Kendrick Lamar e mais: Confira as músicas favoritas de Barack Obama em 2024


Teimosia: MK e Edgar buscam resgatar a essência do rap clássico em EP


Toninho Geraes se emociona durante audiência sobre plágio contra Adele; gravadora encerra reunião sem proposta de acordo


Novo clipe do Viper homenageia Pit Passarell com cenas de seu penúltimo show


Brisa Flow fala sobre presença em festivais nos últimos anos: 'Resultado de muito trabalho'