Nascido de um movimento coletivo, o festival acontecerá nos dias 15 e 16 de outubro e conta com Geraldo Azevedo como headliner; confira a programação
Redação Publicado em 14/10/2022, às 11h00
Em 2021, diversos artistas da cena carioca começaram a se encontrar semanalmente no Ecoando Música, um sarau e movimento coletivo focado em apresentar novos poetas e compositores da arte do Rio de Janeiro. Agora, o projeto irá realizar seu primeiro grande evento no Festival Ecoando, unindo música, arte, sustentabilidade e lifestyle em dois dias de programação.
Idealizado de forma inclusiva, o festival tomará conta do Parque Garota de Ipanema, no Rio de Janeiro, neste final de semana, dias 15 e 16 de outubro. Muito mais do que revelar novos artistas cariocas, contudo, o Ecoando ainda tem o importante objetivo de deixar um legado sustentável quando acabar.
Para isso, o festival também contará com uma área de projetos sustentáveis, com produtos, serviços e instituições que discutem o tema. “Não é apenas sobre música, mas como ela pode deixar uma mensagem positiva e melhorar as pessoas”, explicou Renzo Simoni, um dos criadores do projeto.
+++LEIA MAIS: Jack White compra discos antes de show em São Paulo
Queremos gerar uma experiência de entretenimento com propósito, onde o público fará parte de um evento lixo zero, que também irá compensar todo carbono (CO2) gerado com doações e plantio de mudas, além de um calendário de atividades de limpeza de praia e da praça, e exposição de projetos e institutos ligados a esse tema", explicou Simoni.
Nesse sentido, o Festival Ecoando promete não apenas limpar a praia do Arpoador e do Diabo em Ipanema, como ainda fazer a gestão de resíduos gerados durante o evento, com previsão de reciclar uma tonelada de lixo — que deve garantir ao projeto o selo de “Evento Lixo Zero”. Ainda mais, o festival também irá oferecer uma área de Gastronomia e um treino funcional com a Baby Brasa Sports.
Para além da sustentabilidade, contudo, é importante falar do outro grande objetivo do Festival Ecoando: criar um evento musical diversificado, com artistas emergentes no cenário nacional. Por isso, o line-up dos shows conta com nomes como Geraldo Azevedo, Luthuly, Feyjão, Tibi, Izrra, Cammie e muitos outros — além da apresentação de Louise Heine, Giordanna Forte e Rafa Oliveira.
+++LEIA MAIS: Lollapalooza 2023: 24 álbuns de artistas presentes no lineup para conhecer
"O festival é um novo e grande passo dessa ideia de gerar arte, e tudo que ela provoca. Artistas incríveis e ideais para um futuro e um presente melhor farão do festival um momento único e uma extensão muito linda de tudo que estamos vivendo, semana após semana, no Ecoando", explicou Lucca Pougy, um dos responsáveis pelo festival.
Nascido de um sarau realizado todas as semanas no Dumont, na Gávea, o Festival Ecoando tem entrada gratuita e conta com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente do Rio, da Rolling Stone, Recicla Orla, Rádio MOOD e da Evino. Abaixo, você confere o line-up e a programação completos:
+++LEIA MAIS: Músicas espelhadas e letras invertidas: Conheça o inusitado 'verso • reverso'
Sábado - 15 de outubro
Domingo - 16 de outubro
+++LEIA MAIS: Arctic Monkeys diz que 'Sculptures Of Anything Goes' pode lembrar faixas de AM
Taylor Swift: O dia em que Sarah Michelle Gellar pediu folga para ver a artista
Lady Gaga no Brasil: Subsecretário do Rio de Janeiro confirma show da cantora em 2025
Como o Slipknot foi alvo de ódio de outras bandas em sua 1ª grande turnê
SZA promete mais músicas novas logo após lançar o álbum deluxe "Lana"
Beyoncé, Kendrick Lamar e mais: Confira as músicas favoritas de Barack Obama em 2024
Teimosia: MK e Edgar buscam resgatar a essência do rap clássico em EP