Evento gratuito acontece em São Paulo entre os dias 14 e 15 de setembro e celebra as raízes africanas da percussão na música latino-americana
por Rodrigo Tammaro Publicado em 26/08/2024, às 18h20
Celebrando a riqueza cultural da América Latina, o Festival MUCHO! chega à sua 8ª edição em São Paulo. O evento é gratuito e acontece entre os dias 14 e 15 de setembro no Tendal da Lapa.
Ao longo de sua história, o MUCHO! buscou trazer temas para promover a diversidade e o conhecimento da história do povo latino-americano. Para esta edição, o festival escolheu mergulhar na essência dos tambores, valorizando a percussão e os ritmos que atravessam o continente. Além disso, o evento tem como tema ressaltar as raízes africanas do instrumento na música latino-americana.
Os tambores fazem parte da identidade da música afro-latina, refletindo a ancestralidade, resistência e alegria dos povos latino-americanos. Ao redor de todo o continente, a percussão desempenha um papel vital em rituais, festas e outras expressões culturais.
+++LEIA MAIS: Os 50 melhores álbuns de rock latino, segundo a Rolling Stone
A percussão não é um mero acompanhamento, é a protagonista que dita o ritmo da América Latina. Cada batida de tambor se conecta com diferentes tradições e narrativas culturais que se fundem numa pulsação única. A gente vai perceber nas músicas das atrações do MUCHO! que a percussão não só faz a gente dançar, mas toca a alma. Então o MUCHO! deste ano é ritmo, é pulsação, é luta, é sobrevivência e é a união do nosso continente através do ritmo do tambor.” conta o curador Felipe França Gonzalez.
O festival reunirá artistas e apresentações musicais, além de uma agenda de festas e atividades. Veja mais detalhes a seguir.
A edição de 2024 do MUCHO! traz um line-up que representa a riqueza e a diversidade das batidas latino-americanas.
Vindo diretamente da Colômbia, o projeto Ghetto Kumbé combina ritmos afro-caribenhos e afrocolombianos com influências da música africana. Conhecido por sua poderosa base de percussão e fusão de elementos eletrônicos e tradicionais, Ghetto Kumbé já se apresentou em grandes festivais internacionais como Glastonbury e Roskilde.
Os pioneiros do Newen Afrobeat, do Chile, celebram 15 anos de carreira. A banda mistura afrobeat, highlife, jazz, eletrônica e funk, e se destaca por suas colaborações com ícones da música global. Sua música explora temas de ruptura e transformação.
+++LEIA MAIS: Música latina tem receita de US$ 627 milhões na primeira metade de 2023 nos EUA
Daymé Arocena é uma das vozes mais potentes e cativantes da nova geração da música cubana. Combinando jazz, soul e ritmos tradicionais de Cuba, ela entrega performances carregadas de emoção e autenticidade. As apresentações da artista transportam o público para uma jornada musical que honra suas raízes enquanto explora novas sonoridades.
Representando o Brasil, a associação Ilú Obá De Min é um dos destaques culturais do festival. Dedicado à promoção das culturas afro-brasileiras e à valorização das mulheres negras, o grupo fundado pelas percussionistas Beth Beli, Adriana Aragão e Girlei Miranda completa 20 anos de tradição e empoderamento.
O Festival Mucho! 2024 ainda oferece SÚBETE!, uma festa que celebra os ritmos urbanos com apresentações que exaltam a herança cultural e a resistência das comunidades LGBTQIA+.
BOGOTÁ é um baile latino que representa a rica diversidade cultural da América Latina, unindo diferentes ritmos e identidades em uma experiência sensorial vibrante.
Por fim, a festa Viva la Pachanga aborda a musicalidade latina, passando por vertentes como salsa, cumbia, rumba, lambada, reggaeton, carimbó, entre outros.
Festival MUCHO! 2024
Dias: 14 e 15 de setembro
Local: Tendal da Lapa, São Paulo
Endereço: R. Guaicurus, 1100 - Água Branca
Entrada: Gratuita
Taylor Swift: O dia em que Sarah Michelle Gellar pediu folga para ver a artista
Lady Gaga no Brasil: Subsecretário do Rio de Janeiro confirma show da cantora em 2025
Como o Slipknot foi alvo de ódio de outras bandas em sua 1ª grande turnê
SZA promete mais músicas novas logo após lançar o álbum deluxe "Lana"
Beyoncé, Kendrick Lamar e mais: Confira as músicas favoritas de Barack Obama em 2024
Teimosia: MK e Edgar buscam resgatar a essência do rap clássico em EP