- Filipe Ret (Foto: stefflima)

Filipe Ret lança sexto álbum: 'Trap é a evolução do rap' [ENTREVISTA]

Rapper carioca lança hoje o álbum Lume, com participações de Anitta e MC Poze

Fernanda Decaris Publicado em 16/06/2022, às 16h47 - Atualizado às 17h53

Filipe Ret, rapper carioca, lançou nesta quinta, 16, o álbum Lume (2022). É o sexto trabalho do cantor que completa 10 anos de carreira. Com onze faixas, Ret traz a participação de Anitta, MC Poze do Rodo, MC Maneirinho entre outros.

O artista surgiu fazendo rimas, mas afirma que vê o trap como uma “evolução do rap.” O álbum foi produzido na estrada durante turnê pelos Estados Unidos. Ret conta que sentiu mais liberdade criativa ao compor o novo disco, muito pela questão do gênero musical.

+++ LEIA MAIS: Lagum reflete sobre nova fase da banda: 'A gente tá se entendendo como quatro indivíduos' [ENTREVISTA]

“O trap me permitiu muito mais liberdade. Eu vejo muito menos ‘guardinha’ do trap, como tem no rap. Imagina o Mc Poze ou a Anitta cantando rap? Eles seriam muito mais criticados. O trap não é de ninguém, é mais anárquico.”

O carioca se vê apaixonado pelo gênero e escolheu Lume como título do álbum. Não à toa, Ret se preocupa em trazer artistas que estão em começo de carreira mas também traz grandes feats e soube aproveitar sua liberdade artística.

+++ LEIA MAIS: Vitão relembra primeiro show internacional: ‘Me senti o Michael Jackson’ [ENTREVISTA]

Das 11 canções, sete têm participações. Entre alguns dos nomes, Ret menciona Kayuá e Caio Luccas. Ambos fazem parte do selo musical de Ret. O cantor ressalta a importância de colocá-los em evidência.

Lume tem um significado filosófico, é uma questão de estar explícito como se eu estivesse jogando luz em algo que deveria ser visto. É o trap chegando com tudo e o funk se misturando. Estamos na melhor fase da nossa cultura por causa do trap e foi incrível trabalhar com outros artistas no álbum. Colocar o Kayuá, que tá começando e também trazer nomes do funk como a Anitta e o MC Poze.”

+++ LEIA MAIS: Pedro Mariano reflete sobre distância em disco Novo Capítulo e relembra influência da mãe, Elis Regina [ENTREVISTA]

O carioca é o primeiro artista do rap nacional a realizar o lançamento de um Enhanced Album no Spotify, que oferece uma imersão no álbum com vídeos exclusivos, comentários e curiosidades sobre as faixas. No Brasil, apenas Luísa Sonza teve essa oportunidade.

 

Ret tem cinco álbuns lançados: Numa Margem Distante (2009), Vivaz (2012), Revel (2015), Audaz (2018) e Imaterial (2021). Hoje é um dos maiores nomes do rap nacional.

música disco entrevista Filipe Ret anitta album lume mc maneirinho mc poze do rodo

Leia também

Fafá de Belém surpreende ao revelar que quer gravar disco de rock


Ouça a única gravação de Axl Rose em 2024


Childish Gambino cancela turnê na Oceania por recuperação de cirurgia que demora 'mais que o esperado'


Nova música do Mötley Crüe começou a ser criada no Brasil


Pete Townshend fala sobre depressão: “acordo com pensamentos suicidas”


O pior disco do R.E.M. na opinião de Mike Mills