Filmado durante a pandemia, longa-metragem de Flávio Ermírio foi exibido no último domingo, 19, no mercado do festival
Redação Publicado em 20/05/2024, às 18h00
O filme A Casa da Árvore, do diretor brasileiro Flávio Ermírio, foi exibido no Showcase Blood Window do Marché du Film, o mercado do Festival de Cannes, no último domingo, 19. Foram convidados seis filmes latino-americanos para o evento, dedicado pelo segundo ano consecutivo ao cinema de gênero fantástico (terror, suspense, ficção científica e fantasia), e o longa de Ermírio foi um dos brasileiros escolhidos para a apresentação dentro do Fantastic Pavillion.
Foi neste espaço dedicado exclusivamente ao cinema de gênero que ocorreu o evento Blood Window, tradicional mostra de filmes inéditos para distribuidores e compradores internacionais ligada ao festival VentanaSur, da Argentina, e que neste ano faz uma parceria com o Marché du Filme. A Casa da Árvore integra a programação do showcase com outros seis filmes latinos. Foram apresentados trailers de 7 minutos de cada produção e os diretores ou produtores fizeram um comentário antes de cada longa.
Estar com um filme no Mercado de Cannes é uma experiência única. Como é minha primeira vez, é um sentimento misto de muita empolgação por estar aqui no centro do cinema mundial, ao mesmo tempo em que é tão grandioso e tem tantas coisas acontecendo que fico perdido. A vantagem é que, como fui selecionado e convidado por um programa oficial do mercado e estou fazendo parte da comitiva brasileira aqui em Cannes, temos muito apoio para conseguir reuniões, para ter um espaço de encontro no stand de Cinema do Brasil. Tem uma estrutura muito grande que o cinema brasileiro e o governo têm feito para potencializar as produtoras nesse tipo de evento. A expectativa é de conseguir ao longo desse ano estrear o filme comercialmente, levar essa história para novos mercados e países e mostrar a força do cinema brasileiro, do cinema de gênero brasileiro. O Brasil ainda produz pouco cinema de terror e suspense apesar de consumirmos muito, então fazer parte do Showcase Blood Window é uma oportunidade incrível de mostrar o interesse nessas histórias e a força do cinema de gênero. Acredito que é uma forma de falar de temas sociais e brasileiros através de um filme que tem um apelo comercial e sua força de distribuição comprovada com a presença no Mercado de Cannes. - Flávio Ermírio
Atraindo a atenção dos críticos, A Casa da Árvore apresenta a história de Dora, uma bióloga que mora sozinha em uma casa isolada onde realiza uma pesquisa eticamente questionável. Procurando um parceiro em quem possa confiar, ela contrata um novo caseiro, Mateus, sem imaginar que ele também esconde seus próprios segredos. Aos poucos, os dois se aproximam e Mateus finalmente descobre mais sobre a pesquisa de Dora, forçando-o a tomar uma decisão.
Depois de rodar por diferentes países em festivais, o filme será lançado comercialmente no Brasil ainda em 2024 com distribuição da A2 Filmes, enquanto busca paralelamente parceiros internacionais para explorar a distribuição em outros territórios do mundo.
Como o Slipknot foi alvo de ódio de outras bandas em sua 1ª grande turnê
SZA promete mais músicas novas logo após lançar o álbum deluxe "Lana"
Beyoncé, Kendrick Lamar e mais: Confira as músicas favoritas de Barack Obama em 2024
Teimosia: MK e Edgar buscam resgatar a essência do rap clássico em EP
Toninho Geraes se emociona durante audiência sobre plágio contra Adele; gravadora encerra reunião sem proposta de acordo
Novo clipe do Viper homenageia Pit Passarell com cenas de seu penúltimo show