Em 1981, Gal Costa alcançava as notas da guitarra de Victor Biglione durante performance de 'Meu Nome é Gal'
Redação Publicado em 09/11/2022, às 16h57
Que Gal Costa era uma cantora completa, todos os brasileiros sabiam, e um vídeo, no qual ela era "desafiada" pelo guitarrista Victor Biglione, mais do que comprova essa afirmação. No trecho que viralizou, a artista alcançava as mesmas notas do instrumento em uma performance eletrizante de "Meu Nome é Gal."
Segundo informações da BBC, o vídeo, gravado em janeiro de 1981 no Rio de Janeiro, voltou a circular na internet após a triste notícia do falecimento da cantora na manhã desta quarta, 9. Ao site, Biglione relembrou o momento icônico no qual "desafiava" a brasileira.
+++LEIA MAIS: Gal Costa foi uma das 10 maiores vozes da música brasilei
"O que aconteceu foi algo muito marcante para mim. Eu vou na última nota da guitarra, e ela acompanha," afirmou. "Tenho nem condições de voltar a assistir ao vídeo agora, seria uma morte para mim. Perder a Gal é como perder minha mãe, meu pai."
Ela era melhor pessoa do mundo, uma das artistas mais importantes do Brasil. Eu devo minha vida inteira a Gal, a minha casa eu devo a ela.
Quando se fala em Gal Costa, eu só consigo lembrar dessa performance dela duelando com uma guitarra! Que ela esteja em um lugar de paz e luz 👑✨pic.twitter.com/yOElS1LlMO
— SINCE BRUNO (@since_bruno) November 9, 2022
A morte de Gal Costa surpreendeu a música brasileira nesta quarta-feira (9). Aos 77 anos, a cantora tinha uma turnê, "As Várias Pontas de uma Estrela", com datas marcadas para dezembro e janeiro, além de ter cancelado algumas apresentações recentes, notoriamente sua participação no Primavera Sound, em São Paulo, no último fim de semana.
+++LEIA MAIS: Gal Costa, em um dos últimos shows, fez gesto de Lula e incentivou voto; veja
Além do Primavera, Gal já havia cancelado outra apresentação anterior, na I Bienal de Artes de Belém, no Pará, no último mês de setembro. O cancelamento ocorreu dias após seu show no Coala Festival, onde subiu ao palco do Memorial da América Latina, em São Paulo, ao lado de Rubel e de Tim Bernardes, no dia 17 daquele mês.
Na apresentação, Gal emocionou o público de sábado, com músicas próprias, além de versões de nomes como Chico Buarque e Djavan. Além disso, manifestou-se sobre as eleições que ocorreriam em outubro, poucos dias após o festival.
+++LEIA MAIS: Gal Costa: famosos lamentam morte da cantora; 'Uma das maiores cantoras brasileiras'
"Daqui a 15 dias a gente escolhe o nosso presidente. Vamos votar direitinho, vamos votar com sabedoria e com inteligência. Vamos votar sem ódio e vamos votar com amor", disse, fazendo o "L" associado ao presidente eleito Luis Inácio Lula da Silva.
Abaixo, você assiste ao show completo de Gal Costa no Coala Festival:
+++LEIA MAIS: Gal Costa: Em 1986, cantora gravou hino para a Copa do Mundo [FLASHBACK]
Taylor Swift: O dia em que Sarah Michelle Gellar pediu folga para ver a artista
Lady Gaga no Brasil: Subsecretário do Rio de Janeiro confirma show da cantora em 2025
Como o Slipknot foi alvo de ódio de outras bandas em sua 1ª grande turnê
SZA promete mais músicas novas logo após lançar o álbum deluxe "Lana"
Beyoncé, Kendrick Lamar e mais: Confira as músicas favoritas de Barack Obama em 2024
Teimosia: MK e Edgar buscam resgatar a essência do rap clássico em EP