Uma das maiores vozes da MPB, Gal Costa, que faleceu nesta quarta-feira, 09, gravou "70 Neles" para apoiar a busca pelo tetra no Mundial de 1986
Redação Publicado em 09/11/2022, às 12h30
Esta quarta-feira, 09, amanheceu cinzenta para a música brasileira com a notícia da morte de Gal Costa, aos 77 anos. Uma das maiores vozes da cultura brasileira, a cantora marcou diversos capítulos da história do país, inclusive durante a Copa do Mundo de 1986, que contou com um “hino” escrito por Gal.
Fazendo referência à vitória da seleção brasileira no Mundial de 1970, Gal Costa criou a faixa “70 neles”. Com versos sobre o retorno dos jogadores aos campos de futebol, a música motivou a busca pelo tetra na Copa de 1986. Apesar de embalados pelo hit, entretanto, os jogadores da seleção não conquistaram o quarto título, uma vez que o Brasil foi eliminado pela França nas quartas de final.
Ainda assim, é interessante pontuar que, segundo o UOL, esta não foi a primeira vez que a cantora uniu sua arte com o carinho que tinha pelo futebol. Torcedora do Bahia, Gal Costa chegou a gravar o hino do time junto de Maria Bethânia, Caetano Veloso e Gilberto Gil, para o disco Doces Bárbaros Bahia.
Alguns anos antes, a cantora também foi responsável por uma reinterpretação do "Samba Rubro-negro", faixa que faz referência aos jogadores Zico, Adílio e Cláudio Adão. Escrita por Wilson Batista, a música ficou ainda mais famosa entre as décadas de 1970 e 1980, mas na voz de João Nogueira.
🏴 Com extremo pesar, o Esquadrão chora pela gigante e tricolor Gal Costa. Uma das maiores vozes da música brasileira, ela também deixa como legado a gravação do nosso Hino no CD "Doces Bárbaros Bahia", lançado em 2000, junto com Maria Bethânia, Caetano Veloso e Gilberto Gil. ⬇️ pic.twitter.com/c06bbh8DgR
— Esporte Clube Bahi🅰️ (@ECBahia) November 9, 2022
+++LEIA MAIS: Famosos lamentam morte de Gal Costa; 'Uma das maiores cantoras brasileiras'
No último dia 17, poucos antes do Primavera Sound, o festival anunciou em suas redes sociais que o show de Gal Costa, então confirmado como headliner do evento, teve de ser cancelado depois que a cantora foi submetida a um procedimento cirúrgico.
Segundo comunicado divulgado pelo diretor de turnês de Gal Costa, a cantora passou por uma cirurgia de retirada de um nódulo na fossa nasal direita três semanas antes. “Ela encontra-se em processo de recuperação e, seguindo as recomendações médicas, suas apresentações estão suspensas até o final do mês de novembro, não sendo possível sua participação no festival”, afirmou Nilson Raman.
+++LEIA MAIS: Gal Costa no Coala Festival: assista uma das últimas apresentações da cantora
Exclusivo: O Grilo divulga capa e tracklist de 2ª parte do álbum TUDO ACONTECE AGORA
A confortante dica de Brian May a jovens músicos
A curiosa ocasião em que os Beastie Boys abriram turnê de Madonna
O lado humano — e pesado — de Lucas Inutilismo em seu 1º álbum [ENTREVISTA]
Filha do Brasil: Fafá de Belém revisita trilhas de novelas em espetáculo
Rock the Mountain: ativação da Redley busca incentivar música brasileira no festival