- Gilberto Gil (Foto: Reprodução/Twitter/@Variety)

Gilberto Gil é eleito à cadeira 20 da Academia Brasileira de Letras

O cantor e compositor Gilberto Gil será o próximo 'imortal' da Academia Brasileira de Letras após vencer eleição nesta quinta, 11 de novembro

Marina Sakai (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 11/11/2021, às 17h48

O cantor e compositor baiano Gilberto Gil foi eleito para ocupar a cadeira de número 20 da Academia Brasileira de Letras (ABL), na tarde desta quinta, 11 de novembro. Ele foi eleito com 21 votos, de acordo com informações do G1, o que configura a maioria absoluta. Assim, o músico vencedor do Grammy se torna o mais novo "imortal" da instituição, ou seja, será integrante até a morte, pois o cargo é efetivo e perpétuo.

A Academia Brasileira de Letras é uma instituição de muito privilégio para artistas, escritores e intelectuais brasileiros e as vagas apenas são disponibilizadas quando um dos integrantes morre. A atriz Fernanda Montenegro também foi eleita em novembro deste ano para ocupar a 17ª cadeira e o posto do diplomata Affonso Arinos de Mello Franco, que morreu em 15 de março de 2020.

+++LEIA MAIS: Assembleia da ONU: Durante governo Lula, Gilberto Gil tocou na abertura da cerimônia em 2003 [FLASHBACK]


A cadeira 20, de Gilberto Gil, antes pertencia ao jornalista e acadêmico Murilo Melo Filho, que morreu em maio de 2020. Outros ocupantes foram Salvador de Mendonça, Joaquim Manuel de Macedo, Emílio de Meneses, Humberto de Campos, Múcio Leão e Aurélio de Lyra Tavares. O cantor de "Aquele Abraço" deve assumir o posto em março de 2022, após o recesso de fim de ano da instituição.

Como mencionado, Gil foi eleito com 21 votos dos 34 acadêmicos responsáveis pela eleição secreta. Também concorreram o poeta Salgado Maranhão, que teve 7 votos, e o autor e crítico literário Ricardo Daunt (nenhum voto). Nenhum dos candidatos presenciou a sessão, por regras da ABL, e o cantor acompanhou a votação de casa, em Ipanema, no Rio de Janeiro. Após a vitória, foi ao Instagram comentar a notícia: "Muito feliz em ser eleito para a cadeira 20 da Academia Brasileira de Letras. Obrigado a todos pela torcida e obrigado aos agora colegas de Academia pela escolha," escreveu.

+++LEIA MAIS: Gilberto Gil: Um Deus em seu Jardim - estreia, convidados e tudo que sabemos sobre show da HBO Max [LISTA]

 

notícia Tropicália MPB gilberto gil Academia Brasileira de Letras abl cadeira 20 Aquele Abraço vamos fugir imortal

Leia também

Childish Gambino cancela turnê na Oceania por recuperação de cirurgia que demora 'mais que o esperado'


Nova música do Mötley Crüe começou a ser criada no Brasil


Pete Townshend fala sobre depressão: “acordo com pensamentos suicidas”


O pior disco do R.E.M. na opinião de Mike Mills


Linkin Park: Popularidade da banda no Brasil aumenta após shows e "From Zero"


David Gilmour tenta vender mansão e descobre que imóvel é do Rei Charles