Em 2008, cantora baiana, morta nesta segunda (5), ganhou prêmio da academia por excelência da obra
Eduardo do Valle (@duduvalle) Publicado em 06/06/2023, às 10h13
Em 2008, Astrud Gilberto foi homenageada na 9ª edição do Grammy Latino. Quinze anos atrás, a cantora brasileira, morta nesta segunda-feira (5), recebeu um prêmio por sua "excelência musical", ao lado de outras cinco cantoras: Estela Raval (Argentina), Angélica María (México), Vikki Carr (nascida nos EUA, mas famosa por músicas em espanhol), María Dolores Pradera (Espanha) e Cheo Feliciano (Porto Rico).
Astrud Gilberto se casou com o cantor e compositor João Gilberto em 1959, e foi por conta de seu relacionamento com ele que começou a cantar. João, considerado por muitos o inventor da bossa nova, a convidou para participar de algumas gravações, incluindo "The Girl From Ipanema", versão em inglês para a música "Garota de Ipanema", de Vinicius de Moraes e Tom Jobim. A faixa, da qual também participou o jazzista norte-americano Stan Getz, ganhou o prêmio de canção do ano no Grammy, em 1964.
Astrud e João se mudaram para os Estados Unidos em 1963 - a cantora continuou morando no país mesmo depois da separação do casal, um ano depois.
Astrud encerrou a trajetória nos palcos em 2002. Em 2003 lançaria seu último álbum da discografia de 19 discos. Anos mais tarde, em 2022, Rita Lee ganhou o mesmo prêmio por excelência musical.
Morreu, na noite desta segunda-feira (5), a cantora Astrud Gilberto. Ela tinha 83 anos. O falecimento foi comunicado pelas redes sociais da cantora e confirmada por sua neta, Sofia Gilberto, na madrugada da terça (6) (via Quem).
No post, Sofia escreve:
"Minha vovó Astrud Gilberto fez essa música pra mim, se chama Linda Sofia. Inclusive, ela queria que meu nome fosse Linda Sofia. A vida é linda, como diz a música, mas venho trazer a triste notícia que minha avó virou estrela hoje e está ao lado do meu avô João Gilberto. Astrud foi a verdadeira garota que levou a bossa nova de Ipanema para o mundo. Foi a pioneira e a melhor."
Como o Slipknot foi alvo de ódio de outras bandas em sua 1ª grande turnê
SZA promete mais músicas novas logo após lançar o álbum deluxe "Lana"
Beyoncé, Kendrick Lamar e mais: Confira as músicas favoritas de Barack Obama em 2024
Teimosia: MK e Edgar buscam resgatar a essência do rap clássico em EP
Toninho Geraes se emociona durante audiência sobre plágio contra Adele; gravadora encerra reunião sem proposta de acordo
Novo clipe do Viper homenageia Pit Passarell com cenas de seu penúltimo show