- Astrud Gilberto (Reprodução)

Há 15 anos, Astrud Gilberto era homenageada pelo Grammy Latino

Em 2008, cantora baiana, morta nesta segunda (5), ganhou prêmio da academia por excelência da obra

Eduardo do Valle (@duduvalle) Publicado em 06/06/2023, às 10h13

Em 2008, Astrud Gilberto foi homenageada na 9ª edição do Grammy Latino. Quinze anos atrás, a cantora brasileira, morta nesta segunda-feira (5), recebeu um prêmio por sua "excelência musical", ao lado de outras cinco cantoras: Estela Raval (Argentina), Angélica María (México), Vikki Carr (nascida nos EUA, mas famosa por músicas em espanhol), María Dolores Pradera (Espanha) e Cheo Feliciano (Porto Rico).

Astrud Gilberto se casou com o cantor e compositor João Gilberto em 1959, e foi por conta de seu relacionamento com ele que começou a cantar. João, considerado por muitos o inventor da bossa nova, a convidou para participar de algumas gravações, incluindo "The Girl From Ipanema", versão em inglês para a música "Garota de Ipanema", de Vinicius de Moraes e Tom Jobim. A faixa, da qual também participou o jazzista norte-americano Stan Getz, ganhou o prêmio de canção do ano no Grammy, em 1964.

Astrud Gilberto (Reprodução)

 

Astrud e João se mudaram para os Estados Unidos em 1963 - a cantora continuou morando no país mesmo depois da separação do casal, um ano depois.

Astrud encerrou a trajetória nos palcos em 2002. Em 2003 lançaria seu último álbum da discografia de 19 discos. Anos mais tarde, em 2022, Rita Lee ganhou o mesmo prêmio por excelência musical.

Morre Astrud Gilberto

Morreu, na noite desta segunda-feira (5), a cantora Astrud Gilberto. Ela tinha 83 anos. O falecimento foi comunicado pelas redes sociais da cantora e confirmada por sua neta, Sofia Gilberto, na madrugada da terça (6) (via Quem).

No post, Sofia escreve:

"Minha vovó Astrud Gilberto fez essa música pra mim, se chama Linda Sofia. Inclusive, ela queria que meu nome fosse Linda Sofia. A vida é linda, como diz a música, mas venho trazer a triste notícia que minha avó virou estrela hoje e está ao lado do meu avô João Gilberto. Astrud foi a verdadeira garota que levou a bossa nova de Ipanema para o mundo. Foi a pioneira e a melhor."

 

música morte grammy prêmio luto Bossa Nova astrud gilberto

Leia também

Avenged Sevenfold celebra 25 anos de carreira com museu virtual


Justin Bieber compartilha homenagem comovente a Liam Payne; veja


A missão relacionada a John Lennon que Sean Ono Lennon acredita ter


A música que fez o Metallica ser acusado de “se vender” pela 1ª vez


A opinião crítica de Billy Joel sobre o próprio hit “Piano Man”


A surpreendente opinião de Kate Bush sobre o punk rock