- Imagem: (Photo by ATPImages/Getty Images)
Recordar é viver

Há 60 Anos, The Rolling Stones gravavam o EP 5 x 5 na Chess Records

Em 14 de agosto de 1964, os The Rolling Stones lançaram 'Five by Five', gravado na lendária Chess Records

Aline Carlin Cordaro - @linecarlin Publicado em 14/08/2024, às 18h33

No dia 14 de agosto de 1964, os Rolling Stones lançaram no Reino Unido o EP 5 x 5 (ou Five by Five) que marcou um momento decisivo na carreira da banda. A gravação ocorreu dois meses antes, durante a primeira turnê da banda pelos Estados Unidos, na sede da Chess Records, em Chicago.

Este local, conhecido como "2120 South Michigan Avenue", era considerado sagrado pelos integrantes da banda, especialmente por Keith Richards, que relatou em sua autobiografia Life a emoção de gravar no mesmo lugar que seus ídolos.

No livro, Keith descreve a emoção de gravar na Chess Records como um momento decisivo na trajetória da banda. Ele relembra a chegada ao estúdio, organizada de última hora pelo empresário Andrew Loog Oldham, após uma primeira metade de turnê que havia sido "um semi-desastre".

Para Richards, estar no estúdio onde seus heróis gravaram foi um alívio necessário:

Encontrar seus ídolos, e perceber que eles são tão humildes e encorajadores... foi uma experiência surreal".

Nos dias de gravação, nomes lendários como Muddy Waters, Buddy Guy e Willie Dixon estavam presentes, assistindo ao desempenho dos jovens britânicos. O EP incluiu cinco faixas, duas delas compostas pelos próprios Stones sob o pseudônimo “Nanker Phelge”. Uma das canções, Around and Around, originalmente um lado B de Chuck Berry, se destacou como a melhor do álbum.

Richards frequentemente afirmou que Muddy Waters estava pintando o teto. "Ou ele estava sendo um cara legal ou não estava vendendo discos na época", Richards acrescentou. "Eu sei muito bem como os irmãos Chess eram: se você quer continuar na folha de pagamento, comece a trabalhar."

Outros disseram que Waters (cuja música Rollin' Stone foi responsável pelo nome da banda) os ajudou a descarregar seus equipamentos e recebeu os jovens britânicos de braços abertos.

O sucesso do Five by Five impulsionou a carreira dos Stones, que lançaram o álbum nos Estados Unidos em outubro do mesmo ano, com sete faixas adicionais, sob o título 12 x 5. 

 


 

 

 

 

 

Leia também

Obra inédita de Mozart é descoberta em Leipzig, Alemanha; entenda


Caio Luccas lança novo álbum pouco antes de cantar no Rock in Rio: 'Recorte de altos e baixos da minha vida'


"Não há dúvida de que as pessoas estão amando", diz Joss Stone sobre shows no Brasil


Literal, Joss Stone não queria celebrar 20 anos de carreira no 21º ano: "Não conseguiria"


Joss Stone traz celebração de 20 anos de carreira para o Brasil: "Crescemos juntos"


Gwen Stefani anuncia primeiro álbum solo após sete anos