Em 1940, a Billboard publicou o primeiro ranking de canções mais vendidas com "I'll Never Smile Again" de Tommy Dorsey e Frank Sinatra na primeira posição
Redação Publicado em 21/07/2021, às 19h00
A Billboard mudou a história da música há mais de oito décadas ao publicar o primeiro ranking de canções mais vendidas em julho de 1940. Anteriormente, a revista havia publicado listas de best-sellers enviadas por gravadoras individuais, mas a partir do dia 27 daquele mês, o gráfico englobava as músicas de todas as grandes gravadoras.
Antes de 1940, a Billboard dividia as canções em três listas: "Partituras de Músicas Mais Vendidas," "Gravações Mais Populares de Máquinas de Músicas" e "Músicas Mais Tocadas em Rádios" - a última, incluindo diversas estações de rádio de Nova York.
"Lista Nacional de Gravações Mais Vendidas," no entanto, mudou a forma de classificar as faixas, sendo o primeiro ranking a englobar dados de todas as partes dos Estados Unidos. A lista foi classificada como um "recurso de serviço comercial" e incluía as 10 canções mais tocadas na última semana em rádios. "I'll Never Smile Again," de Tommy Dorsey e Frank Sinatra ficou na primeira posição e liderou o ranking pelas 12 semanas seguintes.
O ranking abriu caminho para diversas outras classificações como a Billboard 200, criada em 24 de março de 1956 para listar os discos mais vendidos em cada semana e a Billboard Hot 100, primeiro ranking de canções norte-americanas, lançado em 4 de agosto de 1958. Atualmente, existem diversas classificações de faixas, como Streaming Songs, Social 50, Billboard Artist 100, entre outras.
As informações são da Billboard.
+++ RS TRENDING | CONHEÇA OLIVIA RODRIGO: VIDA, RECORDES, SOUR E MAIS!
Adele encerra turnê em Las Vegas: 'Não sei quando vou fazer show de novo'
Zayn Malik homenageia Liam Payne em primeiro show após morte do cantor: 'Te amo, bro'
Alanis Morissette: “me envergonhava do fato de que ganho vida à noite”
A crítica que Noel Gallagher recebeu do filho sobre tocar guitarra
Snoop Dogg responde letra de Kendrick Lamar que o critica por apoiar Drake
Bob Dylan se manifesta sobre rumor de que proíbe as pessoas de olhar para ele