Ainda em início de carreira, Rihanna gravou uma versão da música “Inside of You” com a banda, que lançou a faixa sem a cantora
Igor Miranda Publicado em 16/02/2023, às 20h00
Na metade da década de 2000, o Hoobastank era uma banda em franca ascensão, no embalo do hit “The Reason”, lançado em 2003. Rihanna, por sua vez, ainda era uma promessa adolescente na música e acabava de assinar um contrato com a gravadora Def Jam.
Os caminhos da banda e da cantora se cruzaram nesse momento. Conforme revelado pelos membros do grupo, a Island, gravadora ligada à Def Jam na época, ofereceu que a artista fizesse uma participação em uma de suas músicas. Ela até registrou a colaboração, mas os integrantes não usaram.
+++LEIA MAIS: Rihanna rebate comentários sobre filho nas redes sociais: 'Mantenha as patas longe'
A faixa em questão é “Inside of You”, um dos singles de Every Man for Himself, terceiro álbum de estúdio do Hoobastank. Lançado em 2006, o disco era cercado por expectativas, pois sucederia The Reason, trabalho de 2003 que trazia o hit mencionado anteriormente.
Por meio do Twitter, o vocalista do grupo, Doug Robb, contou a história:
“História verdadeira. Há uma versão de uma música de Hoobastank com Rihanna quando ela era uma artista ‘mais nova’. Em uma total falta de visão, não usamos essa versão da música para o álbum. Também não achamos que ‘The Reason’ fosse uma música para sair como single, então… oops.”
True story. There is a version of a @Hoobastank song featuring @rihanna when she was a “newer” artist. Displaying a total lack of foresight, we didn’t use that version of the song for the album. We also didn’t think The Reason was a single though either so…🤦🏻Oops 🤷🏻 pic.twitter.com/NjIAj4IMGM
— Doug Robb (@HoobaDoug) February 14, 2023
+++LEIA MAIS: Rihanna: dançarinos revelam que também não sabiam da gravidez
Em um comunicado enviado ao site Consequence, Robb ofereceu mais detalhes. O músico disse que a gravadora abordou a banda porque queria “apresentar uma ‘nova artista’ em uma das músicas” de Every Man for Himself. Eles não se recusaram a dar uma chance.
“Esse tipo de coisa acontece o tempo todo. Nós dissemos: ‘claro, quem você tem em mente?’ Era Rihanna. Eu nunca tinha ouvido falar dela e acho que ninguém na banda tinha. Demos a ela uma música chamada 'Inside of You'. Acho que reorganizaram parte da música para criar uma seção pré-refrão, que originalmente não fazia parte do arranjo, para ela cantar uma pequena parte.”
+++LEIA MAIS: Jogadores foram proibidos de assistir Rihanna no Super Bowl
A versão com Rihanna não foi usada. Ao que tudo indica, porém, não foi por qualquer problema na performance da cantora e sim com essa nova parte criada somente para que ela pudesse participar.
“Nós ouvimos e realmente não amamos aquilo, então não usamos. Simples assim. Acho que já tínhamos nos acostumado a ouvir a música como foi composta, então parecia estranho para nós.”
[Se o vídeo não for reproduzido automaticamente, basta clicar em "Assistir no Youtube"]
+++LEIA MAIS: Rihanna virá ao Brasil ainda em 2023, afirma jornalista
Ainda em seu comunicado, Doug Robb disse que a situação pouco natural impediu que a colaboração fosse mantida no álbum do Hoobastank. “Acho que se tivéssemos feito uma colaboração adequada com ela, compondo a música sabendo que haveria outra artista nela e abrindo espaço para ela, provavelmente teria sido diferente e teríamos usado", afirmou.
"Acho que o jeito que fizemos foi errado. A tinta já havia secado, por assim dizer. Bem, foi isso, mais uma impressionante falta de visão que não nos permitiu antecipar a estrela que Rihanna se tornaria. Nós a encontramos em várias premiações depois e ela sempre foi muito doce e super legal. Acho que tudo deu certo para ela no final das contas. [Risos]”
Não é possível saber exatamente em que espaço de tempo a tentativa de colaboração ocorreu. Every Man for Himself foi lançado pelo Hoobastank em maio de 2006 e não repetiu o sucesso do trabalho anterior. O material pode ter sido gravado em 2005, quando Rihanna já havia lançado seu primeiro disco, Music of the Sun, e emplacado o hit “Pon de Replay” na segunda posição das paradas americanas.
Fato é que Rihanna se tornou uma das maiores artistas do século 21. Até hoje, teve mais de 250 milhões de discos comercializados, sendo a segunda mulher com melhores vendas na história da música, atrás apenas de Madonna. O Hoobastank não conseguiu recuperar o sucesso do início dos anos 2000, nem mesmo com os trabalhos posteriores a Every Man for Himself.
Childish Gambino cancela turnê na Oceania por recuperação de cirurgia que demora 'mais que o esperado'
Nova música do Mötley Crüe começou a ser criada no Brasil
Pete Townshend fala sobre depressão: “acordo com pensamentos suicidas”
O pior disco do R.E.M. na opinião de Mike Mills
Linkin Park: Popularidade da banda no Brasil aumenta após shows e "From Zero"
David Gilmour tenta vender mansão e descobre que imóvel é do Rei Charles