- O vocalista Jon Davison (direita) e o guitarrista Steve Howe (esquerda), ambos do Yes (Foto: Paul Zimmerman / WireImage / Getty Images)
JUSTIÇA

Integrantes do Yes são processados por suposto plágio; veja o que eles dizem

Músico chamado Riz Story acusa Jon Davison e Steve Howe de “conspiração” para copiar uma de suas músicas em álbum de 2021

Igor Miranda (@igormirandasite) Publicado em 26/11/2024, às 19h50

Um processo movido na Justiça da Califórnia, nos Estados Unidos, cita dois integrantes do Yes — o vocalista Jon Davison, membro desde 2012, e o guitarrista Steve Howe, vinculado à banda entre idas e vindas desde 1970 — como responsáveis por “conspiração” para plagiar uma música. O autor da ação é Riz Story, artista que afirma ter colaborado com o grupo no passado.

Em sua alegação, obtida pela Rolling Stone EUA, Story diz que “Dare to Know”, faixa lançada pelo Yes no álbum The Quest (2021), seria uma cópia “Reunion”, música gravada por ele em 2012 para o filme A Winter Rose, disponibilizado dois anos antes. Davison e Howe se manifestaram, negando a acusação.

Riz Story era amigo de Jon Davison e trabalhava com o vocalista em uma banda que também contava com Taylor Hawkins, falecido baterista do Foo Fighters, na década de 1990. Quando Davison entrou para o Yes — curiosamente, após recomendação de Hawkins —, Story afirma ter começado a trabalhar para o grupo.

Teria havido até uma promessa de que ele seria produtor de um futuro disco, o que não se concretizou. Porém, de acordo com o músico, os colegas aproveitaram uma de suas composições em vez de solicitar permissão. Apenas Howe é creditado como autor, mas Davison é citado na ação por supostamente ter conhecimento da obra alegada como original.

O que dizem as partes acusadas

Em comunicado, Jon Davison afirma ter se decepcionado com “uma pessoa que pensava ser amiga ter aberto um processo fictício e difamatório” contra ele. O vocalista reforçou não ter composto “Dare to Know” e disse nunca ter ouvido “Reunion”, que, em suas palavras, traz “uma sequência de notas tão genérica que pode ser encontrada em centenas de composições que remontam a mais de 200 anos”.

Ele complementa:

“Eles se recusaram a responder [nossa tentativa de contato] e mesmo quando nosso empresário pediu que abordassem o assunto, fomos recebidos com e-mails ameaçadores. Em contradição com a narrativa falsa — e que acreditamos ser difamatória — apresentada por este processo, acreditamos que o Sr. Story está possivelmente tentando ‘roubar’ um crédito em nosso álbum e ganhar divulgação para si mesmo, após 12 anos de frustração com sua própria carreira.”

Por sua vez, Steve Howe publicou nas redes sociais um comunicado acompanhado de um link, no Soundcloud, que apresenta uma comparação em áudio de “Dare to Know” com uma demo antiga do Yes, “The Ancient”, cada uma em um lado do som estéreo. O texto diz:

“Jon Davison não compôs ‘Dare to Know’. Eu compus, e foi baseada em um tema que venho desenvolvendo desde 1973. Versões iniciais podem ser facilmente encontradas em nossas gravações demo e de estúdio da época e na internet. Algumas foram lançadas em uma versão expandida de Tales of Topographic Oceans em 2002.
Esta comparação demonstra como Steve Howe tem uma versão desta mesma melodia exata em uma gravação de 1974 (‘The Ancient’). Aqui está a prova de que Steve explorou essa mesma ideia em 1974 e deveria ser óbvio que é muito mais provável que seja a fonte desta melodia. ‘The Ancient’ foi aumentada em três semitons para fazer com que combinasse nessa comparação, mas a relação entre nenhuma das notas foi editada ou ajustada.”
yes steve howe Jon Davison Riz Story

Leia também

A banda ucraniana de metal que volta ao Brasil após sofrer com a guerra


Stone Temple Pilots desembarca no Brasil em 2025, diz jornalista


Quando Lana Del Rey lançará seu novo álbum inspirado no country?


Wiz Khalifa fica irritado com fã durante show na Tailândia: 'Não sou um stripper'


A cantora 'extremamente rude' com quem Courtney Love tentou trabalhar


Popload Festival anuncia primeira atração da edição de 2025