Apresentação marca 110 anos da performance do compositor no palco paulistano
Aline Carlin Cordaro (@linecarlin)
Publicado em 03/04/2025, às 16h22 - Atualizado às 17h03O palco do Theatro Municipal de São Paulo recebe nesta semana o espetáculo João Pernambuco – Coração do Violão, idealizado por Glaucia Nasser e pelo pesquisador José Leal, com direção musical de Paulo Dáfilin. A apresentação será gratuita, acontece no domingo, 6 de abril, às 17h, e marca os 110 anos da primeira apresentação de João Pernambuco no mesmo teatro, em 1915. O show é parte do projeto que também deu origem ao EP homônimo, lançado por Gláucia em 2023 com seis faixas inéditas, disponíveis nas plataformas digitais.
O espetáculo presta homenagem ao pesquisador José Leal, idealizador do projeto e responsável por décadas de estudo sobre a obra de João Pernambuco, considerado pioneiro do violão solo no Brasil e figura central na formação do choro e da música popular brasileira. Leal faleceu antes da estreia do espetáculo, que reúne parte de sua pesquisa em forma de repertório, letras e parcerias musicais inéditas.
“Estamos pisando no mesmo palco do Theatro Municipal em que o João Pernambuco pisou em 1915 para falar da cultura brasileira.
Vejo a beleza de fazer a mesma coisa 110 anos depois, levando a obra desse mestre tão importante para a nossa música e cultura, gratuitamente para o público de São Paulo. A música brasileira deve a ele a beleza melódica e harmônica da música considerada a melhor do mundo.
José Leal sabia o que estava fazendo, dedicou sua vida a pesquisar e disseminar a obra desse brasileiro. Fizemos um espetáculo, um EP, fomos ao sertão juntos, mas José faleceu pouco antes de tudo chegar ao público.
Estaremos naquele palco honrando esses homens e todos que respeitam a boa música brasileira.” — Glaucia Nasser à Rolling Stone Brasil.
A produção é uma realização do Theatro Municipal de São Paulo e do Instituto João Pernambuco, com coprodução da Fundação Brasil Meu Amor, e patrocínio de Terrena Agro e NOOA Ciência e Tecnologia, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
“José Leal me enviou um texto, falando de João, para eu musicar, com liberdade para mexer no texto — daí surgiu nossa primeira parceria, Raízes e Frutos, música que deu um caminho para montagem do repertório do espetáculo. Gláucia deu voz para essas canções. Na construção do todo tivemos muito carinho e respeito pela obra de João. O resultado agradou aos puristas e ao público.” — Paulo Dáfilin à RS.
O projeto inclui também um documentário e o EP João Pernambuco – Coração do Violão, disponível no Spotify, além de conteúdos audiovisuais já lançados no YouTube.
Serviço | Espetáculo: João Pernambuco – Coração do Violão