- Jonny Greenwood (Foto: Samir Hussein/WireImage)
Guerra

Jonny Greenwood, do Radiohead, faz show em Israel, protesta pela liberdade de reféns em Gaza e pede por eleições

O guitarrista fez show ao lado do músico israelense Dudu Tassa em Tel Aviv

Redação Publicado em 02/06/2024, às 14h43

Jonny Greenwood, guitarrista do Radiohead e do The Smile, apresentou-se em Israel ao lado do músico israelense Dudu Tassa no último domingo, 26. A dupla tocou faixas do álbum colaborativo Jarak Qaribak, lançado no ano passado.

O show teria acontecido um dia depois que Greenwood participou de protestos pedindo pela liberdade de supostos reféns israelenses mantidos em Gaza. Ele também teria se manifestado a favor de novas eleições e contra o governo de Israel (via NME). 

Durante a performance em Tel Aviv, fãs fizeram gritos de paz, enquanto Tassa afirmou: "Tem músicos aqui, não políticos. Música sempre funcionou, que possamos viver dias melhores e retornar com segurança".

A esposa de Greenwood, Sharona Katan, é israelense. Um de seus parentes serviu ao exército de Israel e perdeu a vida durante guerra contra a Palestina.

Críticas

A Campanha Palestina pelo Boicote Acadêmico e Cultural de Israel (PACBI) se pronunciou, pedindo por "pressão pacífica e criativa em sua banda Radiohead para se distanciar de forma convincente dessa flagrante cumplicidade no crime dos crimes".

A PACBI ainda notou que, enquanto Greenwood protestava, Israel estava bombardeando palestinos em Rafah. 

Resposta

Tassa reagiu aos críticos em publicação no Instagram. Ele exaltou o talento de Greenwood e fez discurso contra o ódio:

Jonny Greenwood é um músico incrível e corajoso. Para mim, ele é, antes de tudo, um amigo querido que eu admiro e amo. Uma pessoa incrível que está sempre disposta a correr riscos por paz e justiça.
O nosso desejo e escolha como músicos de diferentes origens (ele é um roqueiro inglês e eu sou um judeu-israelense que absorveu raízes da cultura árabe) sempre foi e continuará sendo se esforçar para compreender o "outro", para conhecê-lo e para nos apresentarmos através da língua da música. Completamente o oposto de promover um discurso unilateral de boicotes e ameaças.
A verdade é que os boicotadores e condenadores não promovem nada — apenas mais ódio.
Espero e desejo que juntos nosso desempenho una e conecte pessoas de diferentes origens e faça parte de um pequeno passo em direção a um futuro melhor.

 

 

música radiohead thom yorke jonny greenwood israel Palestina gaza the smile rafah Dudu Tassa Sharona Katan

Leia também

Avenged Sevenfold celebra 25 anos de carreira com museu virtual


Justin Bieber compartilha homenagem comovente a Liam Payne; veja


A missão relacionada a John Lennon que Sean Ono Lennon acredita ter


A música que fez o Metallica ser acusado de “se vender” pela 1ª vez


A opinião crítica de Billy Joel sobre o próprio hit “Piano Man”


A surpreendente opinião de Kate Bush sobre o punk rock