Para celebrar o aniversário de Roberto Gurgel, conhecido como Juba, a Rolling Stone Brasil conta como ele entrou na banda e algumas curiosidades legais
Redação Publicado em 04/08/2022, às 08h45
Roberto Gurgel, mais conhecido no mundo da música como Juba, completou 70 anos nesta quinta, 4. O artista marcou o rock brasileiro como baterista da icônica banda Blitz - função que ocupa até os dias de hoje.
No entanto, Juba foi entrar na banda liderada por Evandro Mesquita alguns depois do primeiro disco de estúdio, o famoso As Aventuras da Blitz 1 (1982). Ele substituiu Lobão, quem decidiu sair do grupo no auge em decorrência de divergências artísticas. Então, a partir de Radioatividade, álbum lançado em 10 de setembro de 1983, a bateria que ouvimos é de Gurgel.
+++LEIA MAIS: Pop, teatro e quadrinhos: como a Blitz redefiniu a estética da música nos anos 1980
Vale lembrar como não foi fácil para Blitz achar um baterista tão bom quanto Lobão, e nenhum candidato conseguia tocar "Mais Uma De Amor (Geme Geme)." Juba foi indicado para a banda graças a um amigo e, ao chegar no teste, impressionou e foi aprovado como novo batera praticamente na hora.
Após a chegada de Juba, a banda de rock encontrou grandes momentos de sua história. Em 1984, eles fizeram o show de maior repercussão na Praça da Apoteose, com público impressionante de 30 mil pessoas, e naquele ano até estrelaram o próprio especial na Rede Globo, intitulado Blitz contra o Gênio do Mal.
Após Radioatividade, foram lançado outros discos de estúdio memoráveis com Roberto Gurgel no comando da bateria da Blitz: BLITZ 3 (1984), Línguas (1997), Eskute (2009) e Aventuras II (2016).
Salve salve pessoal. Parabéns e muita saúde pro nosso querido batera Juba!!! 👏👏👏🎂 pic.twitter.com/mJ25ClF3xB
— BLITZ (@REALBLITZ) August 4, 2018
Grande apreciador da música além do trabalho na Blitz, Juba coleciona discos de vinil e CDs. Segundo Portal Beatles Brasil, ele tem cerca de quatro mil LPs, milhares de CDs, memorabilias, obras de arte, pôsteres, instrumentos, revistas, livros, ilustrações, tapetes, brinquedos, etc. Claro, os itens são de diversos artistas, como Rolling Stones, Jimi Hendrix, Led Zeppelin, Pink Floyd, entre outros. Veja abaixo:
+++LEIA MAIS: Blitz comemorou 40 anos em show no Rio de Janeiro; ingressos, horários e mais
Em 4 de junho de 2022, Blitz foi para Porto Alegre montar o próprio circo pop para celebrar os 40 anos de existência. A apresentação aconteceu no Auditório Araújo Vianna. No palco, estavam os integrantes Evandro Mesquita (vocal), Juba (bateria), Billy Forghieri (teclado), Cláudia Niemeyer (baixo), Rogério Meanda (guitarra) e Nicole Cyrne e Andréa Coutinho nos backing vocals.
Como o Slipknot foi alvo de ódio de outras bandas em sua 1ª grande turnê
SZA promete mais músicas novas logo após lançar o álbum deluxe "Lana"
Beyoncé, Kendrick Lamar e mais: Confira as músicas favoritas de Barack Obama em 2024
Teimosia: MK e Edgar buscam resgatar a essência do rap clássico em EP
Toninho Geraes se emociona durante audiência sobre plágio contra Adele; gravadora encerra reunião sem proposta de acordo
Novo clipe do Viper homenageia Pit Passarell com cenas de seu penúltimo show