Filme dos mais reconhecidos da carreira da atriz, 'Um Lugar Chamado Notting Hill' completa 25 anos; longa quase não teve Julia Roberts no papel principal
Redação
Publicado em 28/05/2024, às 15h21Julia Roberts quase não atuou em Um Lugar Chamado Notting Hill. O filme, que viria a se tornar um dos clássicos da atriz, completou 25 anos do lançamento nos Estados Unidos nesta terça-feira (28) - mas a história poderia ter sido bastante diferente.
O longa conta a história do romance improvável entre Anna Scott (Roberts), uma estrela de Hollywood, e William Thacker (Hugh Grant), dono de uma livraria modesta em Notting Hill, Londres.
+++ LEIA MAIS: Julia Roberts revela que se arrepende por não ter feito faculdade
O sucesso que se estenderia por décadas após o lançamento, no entanto, não foi previsto pela própria Julia Roberts, que revelou em entrevista à British Vogue em janeiro de 2024, que interpretar uma super atriz foi, em suas palavras, "desconfortável".
"Digo, nós falamos sobre isso muitas vezes, mas eu quase não aceitei o papel, porque era... ah bem, parecia estranho, eu nem mesmo sabia como interpretar aquela pessoa."
O roteiro de Notting Hill chegou para Julia Roberts em junho de 1997, mas a proximidade do papel de Anna Scott com a própria atriz a teria incomodado em um primeiro momento:
"Que chato. Que tedioso. Que coisa estúpida para mim", teria dito a atriz a seu agente quando leu o script, como ela relembrou em 1999 à Vanity Fair (via Yahoo! Entertainment).
Entretanto, ela acabou mudando de ideia, parte devido ao fato de o texto ter sido assinado por Richard Curtis, à época conhecido pelo sucesso de Quatro Casamentos e Um Funeral. "Dane-se, vou fazer este filme", concluiu à época.
Convite aceito, Roberts passaria então a estudar a personagem, que acabaria inspirada em estrelas como Grace Kelly e Audrey Hepburn. O esforço renderia reconhecimento, arrecadando 27,7 milhões de dólares no fim de semana de estreia nos Estados Unidos e Canadá, além de uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Atriz em um Filme de Comédia para Julia Roberts.