- Kayode (Foto: @roberto.peccioli e @joaobessaa
Grammy Latino

Kayode fala sobre indicação ao Grammy: ‘Estamos lá com qualidade artística e entrega’ [ENTREVISTA]

Rapper concorre na categoria de Melhor Vídeo Musical - Versão Curta, com ‘Podcast/Pedra da Memória’

Pedro Figueiredo (@fedropigueiredo) Publicado em 08/10/2023, às 10h32

No último mês foram anunciados os indicados à 24ª edição do Grammy Latino, uma das premiações mais importantes da indústria fonográfica. Entre os representantes do Brasil, o rapper Kayode é um dos finalistas da categoria de “Melhor Vídeo Musical - Versão Curta”, pelo clipe de "Podcast/Pedra da Memória", faixas que integram o álbum de estreia do artista, Flow da Pele (2022). 

Kayode explica em entrevista à Rolling Stone Brasil que fazer o álbum foi como um processo de descoberta para ele. “Eu passei um ano e meio, dois anos produzindo faixas, procurando um caminho a ser seguido, uma sonoridade, uma musicalidade que fizesse sentido e combinasse com o conceito que queríamos apresentar,” explica.

Eu posso dizer que o ponto inicial dessa percepção foi uma música que saiu em 2021 chamada “Aleluia”. Ali entendemos uma sonoridade que não encontrávamos no mercado e era algo que eu também não tinha feito ainda. Encontramos uma identidade artística.”

+++LEIA MAIS: Kayode lança música empoderadora em parceria com Rincon Sapiência

A partir deste momento Kayode e seu produtor Caio Paiva, a quem ele faz questão de ressaltar a importância para o projeto, encontraram um direcionamento para o que viria a ser o Flow da Pele. “Muito em cima do tema central do álbum, que é essa percepção do ritmo como uma força ancestral capaz de nos mover, acredito que esse processo criativo foi em cima disso, eu me descobrindo artisticamente,” relata o rapper.

Esse é o primeiro álbum de Kayode, mas sua carreira já tem cerca de 10 anos. Para ele esse esforço se reflete na indicação para o Grammy, que ele classifica como algo justo e natural, visto que é fruto de muito trabalho, entrega e dedicação. “Fico muito feliz porque é uma forma de mostrar também que não necessariamente você precisa ter números meteóricos, ou ser muito famoso para sua arte ser boa.” Apesar de ter sido um artista independente por boa parte de sua carreira, hoje o rapper faz parte da Yalla Rec. “Tenho aprendido muito sobre mercado, mas posso dizer que todos esses anos foram uma escola, embora estejamos só começando.”

+++LEIA MAIS: Grammy Latino anuncia indicados; confira

Fazendo jus à indicação, o filme de "Podcast/Pedra da Memória" entrega visuais bem trabalhados e uma narrativa bem definida, tudo com muito bom gosto em termos estéticos, assim como. O rapper entende que o reconhecimento do aspecto de seu visual equivale à parte lírica. 

Tomamos cuidado e tivemos carinho com todas as partes do trabalho: o visual, o áudio, o marketing. Tomamos todos os cuidados. Então, acho que estamos sendo reconhecidos por algo que é impossível ignorar.”

O rapper relata que muitos fãs acabam conhecendo seu trabalho a partir de seus clipes e, a partir disso, conhecem suas letras. “Acabam ficando por conta da mensagem, se identificam, acham que faz parte da história delas.”

+++LEIA MAIS: Grammy Latino: O que explica a ausência de ícones do pop brasileiro?

A ideia de juntar duas faixas em um clipe partiu do time da Paladino, que ficou responsável pela direção do vídeo. “Eles sentiram que uma faixa completaria a outra no que diz respeito ao enredo do curta-metragem,” relembra. Um dos motivos para isso é passar uma mensagem positiva ao final do clipe.

Kayode conta que a notícia da indicação o pegou de surpresa: “Eu tenho mania de deixar o celular no modo avião, na hora que eu fiquei online tinha um monte de gente me ligando e mandando mensagem,” conta. A ideia de ser indicado a uma premiação desta magnitude não havia passado por sua cabeça. “Eu nunca nem pensei nisso, mas ficamos muito felizes. Estamos lá com qualidade artística e entrega.”

+++LEIA MAIS: Emicida declara apoio à greve em SP e rebate críticas online

O rapper conta que já sente um reconhecimento maior por parte da indústria após a indicação e espera colher mais frutos disso. Quando questionado sobre onde quer chegar, Kayode confessa que não consegue dimensionar onde sua música pode chegar. 

Eu não sou a melhor pessoa para dizer o que esperar, sou a pessoa para fazer. Gosto de trabalhar e ir atrás e gostamos de converter as oportunidades e resultados em coisas melhores ainda. Obviamente tenho planos, mas não sou capaz de dizer exatamente o que vai acontecer.”

Essa é a primeira vez que Kayode viaja para fora do país e nada poderia ser mais especial do que a cerimônia do Grammy Latino, que neste ano acontece em Sevilha, na Espanha. Além disso, o rapper prepara o lançamento da versão deluxe de Flow da Pele, com algumas músicas e mais de cinco participações. O artista finaliza dizendo que essa é “uma versão um pouco mais leve, mas com mensagem e a mesma musicalidade.”

+++LEIA MAIS: Gabriel O Pensador equilibra polêmica com positividade em novo álbum: 'focar no antídoto' [ENTREVISTA]

Rap podcast Grammy Latino kayode Flow da Pele Pedra da Memória

Leia também

David Gilmour tenta vender mansão e descobre que imóvel é do Rei Charles


O Teatro Mágico anuncia ingressos da turnê "O Reencontro"; saiba mais


Cher revela que Tina Turner pediu conselho para abandonar marido abusivo


Lollapalooza Brasil anuncia novas atrações; confira line-up


Jason Bonham é dispensado da banda de Sammy Hagar: “chocado”


A ocasião que deve fazer o Titãs se reunir novamente em 2027, segundo jornalista