Canção introduzida por ela como “Beija-Flor” e também citada online como “Hummingbird” fez sua estreia em apresentação no Circo Voador
Igor Miranda (@igormirandasite) Publicado em 22/11/2024, às 16h29
Antes de realizar dois shows em São Paulo — um deles abrindo para Lenny Kravitz no Allianz Parque —, Lianne La Havas se apresentou no Rio de Janeiro. A performance foi realizada no Circo Voador, tradicional casa de eventos na Lapa, na noite da última quinta-feira (21).
Em meio a um repertório que trouxe uma execução quase integral do álbum mais recente — homônimo, de 2020 — e um cover de “Weird Fishes” (Radiohead), a cantora inglesa tocou uma canção que até então permanecia inédita. A faixa, criada em visita ao país no ano passado, foi apresentada com o título “Beija-Flor”, em português mesmo.
De acordo com o jornalista Pedro Hollanda, em texto para o site IgorMiranda.com.br, La Havas destacou que o nome comum às várias espécies de aves é sua palavra preferida no idioma. A segunda posição fica com “abobrinha”.
Embora tenha dito a palavra em português em alto e bom som, com direito ao comentário complementar sobre o legume, o site Setlist.fm cita a música com o título “Hummingbird”, justamente o nome em inglês do beija-flor. É possível que o termo tenha sido escrito dessa forma no setlist impresso.
Um vídeo da canção pode ser conferido no player abaixo ou clicando aqui.
Não surpreende que Lianne La Havas tenha falado sobre a língua portuguesa durante o show no Rio. Em entrevista à Rolling Stone Brasil, a artista disse estar aprendendo o idioma, no qual cantou ao lado de seu ídolo Milton Nascimento em duas ocasiões.
A primeira se deu em junho de 2022, quando participou de um show do brasileiro no Union Chapel, em Londres, na Inglaterra, interpretando com ele “Encontros e Despedidas”. A segunda aconteceu em estúdio: eles gravaram juntos “Saudade dos aviões da Panair (conversando no bar)”, no álbum Milton + esperanza, colaboração de Bituca com a contrabaixista americana Esperanza Spalding.
Sobre a intimidade com a língua portuguesa e a dificuldade ao gravar “Saudade dos aviões da Panair (conversando no bar)”, Lianne afirma:
“Ouço muita música brasileira e letras em português. Então, para mim, o difícil foi ler a página com a letra e cantar ao mesmo tempo, porque eu sei como soa, mas ler é como realmente entender o significado. Demorou um pouco, mas me senti ainda mais conectada à cultura e ao país fazendo isso. Foi um pouco difícil, mas acho que passar tempo aqui torna as coisas um pouco mais fáceis. Acaba vindo naturalmente depois de um tempo.”
O show de Lenny Kravitz com abertura de Lianne La Havas, Frejat e Liniker acontece neste sábado (23), no Allianz Parque, em São Paulo. Um dia depois, no Cine Joia, também na capital paulista, a artista realiza uma apresentação solo. Ingressos seguem à venda no site Eventim.
+++ LEIA MAIS: A vulnerabilidade empoderada da quase brasileira Lianne La Havas [ENTREVISTA]
Ja Rule é atração principal do Mainstreet Festival 2024, que ocorre neste fim de semana
A história nunca contada de Billy Preston: documentário explora a vida e o legado do músico
Rolling Stone indica: 7 novas músicas de rock que você precisa ouvir agora (22/11)
Lady Gaga: Prefeito do Rio de Janeiro sugere show gratuito em Copacabana em 2025
De surpresa, Kendrick Lamar lança novo álbum; ouça GNX
‘Flowers’ x ‘When I Was Your Man’: Miley Cyrus rebate acusação de plágio