Let's Start Here é o quinto disco de estúdio de Lil Yachty
Felipe Grutter (@felipegrutter) Publicado em 27/01/2023, às 10h00
Dono do recente sucesso do TikTok "Poland," Lil Yachty tem outros hits, como "NBAYoungBoat," "Yacht Club" e "One Night," mas a sonoridade dos trabalhos dele não costumavam passar do "comum" dentro do rap e vertentes, como trap. Porém, o músico realmente se superou com Let's Start Here, quinto disco de estúdio lançado nesta sexta, 27.
Talvez, já seja seguro dizer como Let's Start Here seja uma das surpresas do ano. Quando comecei a ouvir o álbum, não esperava grandes coisas, mas dei de cara (e queimei a língua, confesso) com uma obra bastante autêntica, com músicas que conversam entre si enquanto conseguem se diferenciar umas das outras.
Na verdade, Lil Yachty já tinha adiantado como esse trabalho seria o mais diferente da carreira dele. Durante entrevista ao Icebox, rapper comentou como o disco "não seria de rap." "É alternativo, é maneiro!" Como o cantor explicou na conversa, ele estava em um processo de criação de um "projeto alternativo psicodélico… [com] toda a instrumentação ao vivo."
Let's Start Here tem 14 faixas ao todo, com algumas com durações que chegam a quatro ou cinco minutos - algo bastante difícil de se ver no mainstream da indústria atualmente. O álbum já começa com a poderosa "the BLACK seminole.," na qual o rapper faz uma reflexão sobre amadurecimento e a forma na qual ele se entende como um homem negro.
Não há tempo para brincadeiras, o garoto agora é um homem
E a tristeza se enche de sons marcantes
Esta parte eu vi em meus sonhos
O amor não é uma mentira, apenas parece uma cena de filme de Tarantino," diz a música.
+++LEIA MAIS: Marcelo D2 anuncia lançamento do disco 'Iboru'
Ao decorrer do álbum, Lil Yachty continua a abordar assuntos mais profundos e sérios, como saúde mental em "the ride-" e "WE SAW THE SUN!," assim como uso de drogas em "IVE OFFICIALLY LOST ViSiON!!!!." Todas as canções são carregadas de instrumentais que acompanham o tom que o cantor traz para o disco, e deixa o trabalho ainda mais único e diferente do que ele fez nos quatro anteriores.
Aos 25 anos, amor (e todas suas potenciais complicações) também é um tema recorrente na vida do artista, e fala justamente sobre isso em "running out of time," "drive ME crazy!" e "sAy sOMETHINg." Algo também muito interessante de destacar é "(failure(:," que é basicamente narrada e traz uma mensagem sobre riqueza, fama e fracasso:
Eu já vi, bem, eu vi o fracasso algumas vezes, mais recentemente do que antes, na verdade, é bem interessante como as coisas ficam muito mais complicadas quando você se torna, citação após citação, rico e famoso.
+++LEIA MAIS: Advogados de Kanye West fazem anúncio em jornal para encerrar contrato com rapper
Let's Start Here definitivamente é um disco que vale a pena ser escutado, seja você fã de rap ou não. Nas músicas, Lil Yachty demonstra grande amadurecimento profissional com letras mais autênticas e reflexivas, com instrumentais que chamam atenção. Uma das gratas surpresas de 2023, que mal começou.
Linkin Park: Popularidade da banda no Brasil aumenta após shows e "From Zero"
David Gilmour tenta vender mansão e descobre que imóvel é do Rei Charles
O Teatro Mágico anuncia ingressos da turnê "O Reencontro"; saiba mais
Cher revela que Tina Turner pediu conselho para abandonar marido abusivo
Lollapalooza Brasil anuncia novas atrações; confira line-up
Jason Bonham é dispensado da banda de Sammy Hagar: “chocado”